Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Dicas para quem pretende fazer superior em História em 2023
Vander Roberto

A ideia é bater um papo sobre a Graduação em História que levam 4 anos, envolvendo TCC, estágio e atividades complementares podendo ser Bacharelado ou Licenciatura. Amo História e peço que o(a) leitor(a) entenda caso seja muito passional nas minhas palavras. Atualmente estudo Especialização em História Africana e indígena em nível Pós-Graduação. Tenho alguma base para ajudar futuros(as) estudantes que optem pela área. Vamos lá.

O primeiro problema é saber se realmente você gosta de estudar História. Indico 3 livros obrigatórios que precisam ser lidos antes de matricular-se. É praticamente impossível gostar de História sem contato com tais obras e elas servirão como balança em sua decisão antes de sentar no banco universitário seja presencial ou EAD. O primeiro é "Apologia da História" de Marc Bloch, o segundo é "A Rosa Branca" de Inge Scholl e o terceiro é a "História da riqueza no Brasil" de Jorge Caldeira. Por quê estas indicações?

Marc Bloch fundou a Escola dos Annales precisando ser estudado pelo novo método na época em fazer Historiografia e sua percepção sobre sobre o entendimento da História. A segunda obra é importante para trabalharmos com a liberdade de expressão e sua luta, necessária para entendermos o valor e a construção democrática que viria depois no mundo. A terceira trabalha uma nova visão sobre como obter dados e informações históricas baseados em Econometria, ciência auxiliar da História. Tenha ciência que você lerá muito, terá que investir seu tempo em bons livros, fazer trabalhos, visitar locais históricos e arrumar tempo para o TCC, provas!

Outra forma para verificar seu gosto para um superior em História é verificar seu grau de "carinho" com personagens históricas. Identifica-se com algum(a)? Serve de referência? Quem são? É uma pessoa ou várias? Eu nutro desde jovem o gosto por certas figuras como Dom Pedro II, Joana D'Arc, Maria Sguassábia, Tia Ciata, Noel Rosa, Anita Garibaldi e mais recentemente com a mártir alemã Sophie Scholl ao qual tenho profunda afinidade em gostos! Será por causa dela que tentarei fazer superior em História!

Uma dica é não deixar o curso ficar burocrático. Não fique preso ao material em PDF da faculdade ou limite o aprendizado em leitura. Saia e visite locais históricos, leve livros, confirme as informações! Moro em São Paulo e a cidade ajuda muito neste sentido. Saiba que aquele churrasquinho na laje ou cervejinha com amigos(as) aos finais de semana terão que esperar longos 4 anos! Veja também se você pretende seguir à pesquisa ou docência. Neste último caso, teste se você consegue lidar com crianças e adolescentes. É importante isto.

Tratando de instituições opte pelas públicas. Não tendo esta possibilidade, procure boas instituições particulares. Curso superior em História está sendo ofertado em EAD evitando custos maiores para os dois lados. Em média, um(a) discente investirá uns 25 mil reais em mensalidades. Faça um planejamento tendo bom projeto porque há necessidade de comprar bons livros aumentando os valores investidos no decorrer do curso. Lembre-se de custos como ida ao polo para provas. No caso de universidades públicas o curso é muito puxado requerendo atenção total porque muita pesquisa de campo será feita dificultando a condição de trabalhar e fazer o superior ao mesmo tempo.

Disse que leituras são extremamente importantes. Procure livros ligados as universidades públicas ou Imprensa Oficial do Estado. São livros técnicos, específicos e dotados de linguagem mais profunda necessitando de tempo para leitura. Geralmente durante trabalhos e provas os(as) docentes pedirão aquilo que eles(as) querem que você saiba. Isto não é suficiente. Uma pessoa que pensa em fazer História deve ler 1 bom livro/mês pelo menos! Prepare o bolso e obtenha indicações com os (as) docentes. Leia muito conteúdo antes de adentrar o curso superior ajudando bastante tua empreitada.

Eu comecei a fazer História em 2018 e acabei parando, achando o curso extremamente fraco ofertado pela universidade. Procure a grade curricular, veja se o curso oferta a possibilidade de disciplinas que o(a) discente possa escolher e não uma grade já pronta. Opte por Licenciatura para ter a possibilidade de ministrar aulas e confirme se a instituição tem autorização no MEC para o curso de História em nível superior. Olhe a carga horária. Boas instituições ofertam entre 3800 e 4000 horas de curso.

O curso costuma passar por diversos assuntos ao mesmo tempo necessitando muita organização da parte de quem estuda com tomadas de notas em arquivos no seu computador. Veja a grade de forma detalhada e sua sequência lógica de estudos. Não adianta estudar ao mesmo tempo História Antiga e do Brasil ou Contemporânea. Uma matéria deve estar em ligação com a outra no tempo de estudo. O método "empurra qualquer coisa para estudar" não funciona. Verifique isto antes de matricular-se. Por fim, desejo sucesso em seus estudos e tenha uma carreira rica no cotidiano. Tomara que você não perca noites de sono ou durma babando em cima do livro! Concentração e foco é sinal de vitória. Boa sorte!   

Vander Roberto é Analista de Sistemas, Especialista em Engenharia de Software, faz Especializações em História Africana e Indígena e Segurança Cibernética. Procura emprego honestamente enquanto senadores(as) irão trabalhar somente 9 dias ao mês.   


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52931


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O desatre no RS em Maio/2024 Vander Roberto
Artigos 87 anos da morte de Noel Rosa Vander Roberto
Artigos RH ruins e etaristas Vander Roberto
Artigos Definida a final da A4 em 2024 Vander Roberto
Artigos Votuporanguense vence a A3 2024 Vander Roberto
Artigos Começou o Paulista Sub-23 2024 Vander Roberto
Artigos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant Vander Roberto
Artigos Torneio de Candidatos(as) do Xadrez 2024 - Final Vander Roberto
Artigos Grêmio Prudente sobe para A2 em 2025 Vander Roberto
Artigos Centenário do Juventus da Mooca Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 128.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55110 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54938 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54887 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54813 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54804 Visitas

Páginas: Próxima Última