Como foi o ano dos clubes paulistas no Campeonato Brasileiro?
Série D
Santo André e XV de Piracicaba caíram ainda na fase de grupos após 14 jogos.
Inter de Limeira alcançou a 2ª fase com jogos ida e volta caindo já no primeiro mata-mata.
Ferroviária subiu de divisão e foi até a final ficando com o vice-campeonato da Série D.
Série C
O São Bernardo Futebol Clube terminou o turno único em 8º lugar e passou para a 2ª fase onde haviam dois grupos. Terminou em 3º lugar e não subiu pois marcou menos gols que o segundo colocado.
Série B
Ponte Preta e Ituano lutaram contra o rebaixamento, Botafogo(SP) e Guarani ficaram no meio da tabela e Mirassol e Novorizontino tentaram subir. Foi um pouco decepcionante para o Novorizontino que chegou a figurar entre os 4 boa parte do 1º turno e terminou em 5º. Fica para a próxima.
Série A
São Paulo, Corinthians e Santos lutaram para não cair e o Santos acabou rebaixado. O Bragantino almejou até lutar pela taça e na hora H perdia ou empatava não alcançando os líderes quando precisava e o Palmeiras foi campeão após uma arrancada e queda do Botafogo do Rio de Janeiro na tabela.
Para 2024.
No ano de 2024 teremos 17 paulistas no Campeonato Brasileiro distribuídos nas 4 divisões. O acesso da Ferroviária abre vaga para mais um clube do estado paulista na Série D. Uma das vagas para a Série D é obtida pela Copa Paulista.
Na Série D teremos Água Santa, Internacional de Limeira, Santo André e São José.
Na Série C teremos São Bernardo Futebol Clube e a Ferroviária de Araraquara.
Na Série B teremos Santos, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Botafogo(SP), Ponte Preta e Ituano. É a divisão com maior número de paulistas.
Na Série A teremos Palmeiras, Bragantino, São Paulo e Corinthians.
*A Portuguesa Santista optou por jogar a Copa do Brasil por motivos financeiros mesmo sendo campeã da Copa Paulista 2023.
Lembrando que nas quatro divisões são 124 equipes no total sendo as 3 primeiras com 20 clubes cada e a Série D com 64 equipes em 8 grupos regionais.
|