A resposta dependerá onde a pessoa deseja chegar. Se a necessidade é uma formação para ganhar dinheiro entrando no mercado rapidamente o curso técnico é uma boa ideia. O curso superior é visado para quem deseja tomada de decisão em sua área ou formação para Docência. Penso que o caminho é fazer um técnico e depois superior. Há áreas onde o técnico inexiste como História Africana e Indígena. O que fazer? O ideal é partir para uma análise da grade curricular universitária, ler bastante e ter contato com pessoas do meio para saber como trabalha e depois adentrar o curso superior. Lembre-se que existe o Tecnólogo que mescla a prática com capacidade executiva tendo grau superior como fiz no meu caso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Um curso superior EAD de boa qualidade está girando em torno de 400 a 500 reais uma mensalidade. Colocando um período de 4 anos teremos uns 25 mil reais em investimento só em mensalidades. Um técnico não fica distante e o valor investido é quase similar. Vale lembrar que há os investimentos indiretos como livros, tempo, material técnico, cursos complementares, professores(as) especialistas em caso de dificuldades e etc. Um bom projeto e planejamento ajudarão nesta análise. Oriento desenhar este projeto envolvendo além da formação, afinal, tem que estar sempre atualizado(a)! Preveja isto e entre em detalhes mínimos como mercado de trabalho e como será sua profissão daqui 10 anos. Não fique com medo de perguntar e desenhar. Faça para não arrepender-se depois.
Enxergue oportunidades na escolha. Existem áreas que temos poucos(as) profissionais e pode ser uma forma de ganhar bem mais. Não fique refém das apostas da mídia ou do mercado para os próximos anos. Olhe para ti e escolha aquilo que te faz bem. Associe prazer profissional com o dinheiro. Uma coisa importante é pensar se você pretende trabalhar em formato empreendedor ou para terceiros como funcionário(a). Avalie bem isto antes de tomar a decisão. Um curso técnico seguido de superior levará entre 7 a 8 anos de sua vida. Uma vez formado(a) você estará em outro patamar. Associe teoria com prática e leia livros! Evite resumos ou ficar engessado em PDF do curso! Avalie estar comprando e lendo obras em diversos assuntos da área no decorrer do aprendizado.
Estudar não é só uma exigência obrigatória do mercado como um crescimento pessoal. Os preços são altos? Sem dúvida! Faça uma economia e invista em sua formação! Tire tempo para estudar porque não é fácil! Procure bons estágios e cresça. Nunca é tarde para começar ou reiniciar! Tenho 47 anos indo para 48 e faço duas Especializações em nível superior em áreas distintas. Entenda que você é quem exercerá a profissão e não deixe ser influenciado(a) por parentes ou terceiros. Esta é uma escolha personalíssima. Só não fique sem estudar em 2023. A sociedade evolui e você com ela. Planeje-se e boa sorte!
Vander Roberto é Analista de Sistemas tendo Especialização em Engenharia de Software com MBE. Atualmente faz 2 Especializações em História Africana/Indígena e Segurança Cibernética.
|