Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Jogadores de futebol: respeitem as mulheres!
Vander Roberto

A prisão de Daniel Alves por suposto estupro chamou a atenção ao problema de jogadores e mulheres no futebol. Casos mais recentes que estão sendo veiculados mostram que é preciso tomar alguma atitude que ultrapassa a individualidade dos jogadores chegando a alcançar os clubes na parte jurídica e esportiva como forma de reflexão e tomada de ações reais ao combate da violência contra a mulher.

Minha justificativa para punir o clube baseia-se que tais agremiações não formam somente esportistas e sim cidadãos e cidadãs! Tendo jogadores que supostamente cometam um estupro, o clube ao qual presta serviços esportivos deve ser punido e responder juridicamente. Tentar afastar a responsabilidade da agremiação diante do ocorrido mostra que não estamos nem aí para a integridade feminina. Somente nota de repúdio não basta mais.

Um caso recente é o clube da minha cidade, o Botafogo de Ribeirão Preto. Após jogo ocorrido em Volta Redonda contra a equipe local, jogadores foram supostamente acusados de estupro. A polícia ainda investiga o caso. Neste caso não há provas concretas contra tais jogadores e nem o clube. Chama a atenção a falta de reação em mídias de grande alcance das torcedoras do Botafogo.

No meu entender, perdeu-se a oportunidade das próprias torcedoras darem visibilidade para uma causa tão importante como a violência contra a mulher e mais especificamente em torcidas de futebol, estádios, discriminação e assédio. A impressão que passou, foi: "Não foi comigo, então, dane-se". A imagem do Botafogo de Ribeirão Preto foi manchada e sequer sua torcida feminina mandou forte nos holofotes da mídia repudiando este suposto caso.

Há outros casos que ganharam mídia e tudo indica que torcedoras estão perdendo a chance de manifestarem-se nacionalmente pondo um fim na imagem da "mulher objeto". A passividade nacional parece estar bem escancarada. A reclamação fica somente por conta da vítima que procura a justiça e muitas vezes é julgada por homens de má-fé como "maria chuteira" ou "garota de programa". Isto precisa acabar com urgência.

Chamo as mulheres vítimas de estupro e assédio para manifestações e aparições na mídia em horários nobres, sites com grandes visitas e redes sociais de alcance para dar maior visibilidade pela luta. Torcedoras precisam unir-se, deixando a rivalidade do futebol de lado e tomar atitudes concretas e reais, propondo políticas afirmativas na defesa da integridade e respeito feminino.

O recente jogo do Coritiba tendo só mulheres e crianças na torcida mostra escancaradamente o problema. A equipe paranaense adiantou-se ao problema do assédio e mostra que suas torcedoras e crianças são seu grande capital futuro. O Coritiba sinaliza que deseja torcida/família, gente de paz, não quer trogloditas que assustem mulheres e nem fiquem assediando outras tantas, gerando confusão em seu estádio.

Jogadores de futebol acreditam que pelo poder da mídia que recebem aliado ao ganho salarial pago pelos clubes, podem tudo. Não podem. Há leis, as mulheres devem ser respeitadas e o machismo precisa entrar em extinção não só nos campos de futebol. Outros esportes também vemos casos de assédios e até estupros, seja aqui no Brasil e no exterior. A justiça deve punir jogadores e clubes para dar o exemplo. Reflitam.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59424


Outros títulos do mesmo autor

Artigos 3º debate à Prefeitura de São Paulo - Gazeta Vander Roberto
Artigos O legado da Rio-2016 foi Paris-2024? Vander Roberto
Artigos O 1º debate à Prefeitura de São Paulo em 2024 Vander Roberto
Artigos Linux Mint 22 - Wilma Vander Roberto
Artigos A reeleição de Maduro em 2024 Vander Roberto
Artigos Conclusão sobre a Eurocopa e Copa América 2024 Vander Roberto
Artigos Os conflitos paulistas e reflexões atuais Vander Roberto
Artigos Fechamento do Café Girondino em São Paulo Vander Roberto
Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto
Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Parafraseando Freud - Flora Fernweh 59448 Visitas
Desabafo - 59447 Visitas
Lançamento livro Japão: Memórias da Era Showa - Terezinha Tarcitano 59446 Visitas
eu sei quem sou - 59445 Visitas
Lançamento livro: Eu e Oscar Niemeyer - Terezinha Tarcitano 59445 Visitas
O perigo de ignorar a energia do ambiente de trabalho - Isnar Amaral 59445 Visitas
Eu e Você Estivemos Tão Distantes - Riz de Ferelas 59445 Visitas
🔴 Nem tudo que reluz é ‘Bola de Ouro’ - Rafael da Silva Claro 59445 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59445 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59445 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última