Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O populismo eleitoreiro como afronta à autonomia política
Flora Fernweh

Estamos vivendo um momento que se aproxima das eleições presidenciais, e não é novidade que os ânimos políticos se encontram acirrados e cada vez mais debatidos nas universidades, nas rodas de conversa e no cotidiano dos cidadãos. No entanto, o fenômeno eleitoral não se desvincula do contexto do país nem da política brasileira que guarda em sua ancestralidade os traços nacionalistas que acompanham o período de eleições, juntamente com seus discursos e propagandas que apelam à afetividade do povo. Vale salientar que a manipulação das massas não se restringiu somente à época em que o Brasil atravessou uma ditadura, mas persistiu com o passar do tempo e dos mandatos que se autoafirmaram democráticos.

Na contemporaneidade, percebemos que o jogo político está imbuído de um cuidadoso estudo acerca do funcionamento humano frente às decisões que dizem respeito à representatividade. Desde a psicologia da escolha favorável até o ideal de nação e de projetos sociais que os líderes políticos prometem concretizar. Nesse sentido, o candidato incorpora em si os aspectos marcantes de sua campanha e em muitos casos, transmite à população, uma imagem messiânica que oculta todo o autoritarismo por trás de suas intenções. Nas eleições de 2022, que será uma das mais emblemáticas que o Brasil presenciará, não será uma tarefa árdua identificar o populismo exacerbado em suas falas eloquentes e em seus gestos mais despretensiosos. Sendo assim, é imprescindível retornar às fontes legais para se analisar a problemática a partir de uma perspectiva jurídica, que possa embasar com maior grau de cientificidade o episódio político analisado.

O populismo é um acontecimento recorrente no mundo globalizado e permeado por entendimentos das diferentes classes identitárias. Não se pode afirmar que as eleições no Brasil são e serão realizadas conforme as bases legais que sustentam a atividade eleitoral, visto que sua essência arbitrária já está muito bem introduzida na narrativa e nos simbolismos políticos. Mas é possível e mais que necessária sua identificação e o seu estudo minucioso, a fim de que a solidificação do conhecimento impeça o desmoronamento da democracia em seu âmbito mais indispensável à vida pública e à continuidade da inestimável expressão individual.


Biografia:
Sobre minha pessoa, pouco sei, mas posso dizer que sou aquela que na vida anda só, que faz da escrita sua amante, que desvenda as veredas mais profundas do deserto que nela existe, que transborda suas paixões do modo mais feroz, que nunca está em lugar algum, mas que jamais deixará de ser um mistério a ser desvendado pelas ventanias. 
Número de vezes que este texto foi lido: 53002


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Literatura feminina Flora Fernweh
Sonetos Ah mar (ço) Flora Fernweh
Crônicas Temor à técnica Flora Fernweh
Crônicas Bissextagem Flora Fernweh
Crônicas Textos ruins Flora Fernweh
Contos Um gato na campina Flora Fernweh
Crônicas Crônicas de Moacyr Scliar - impressões pessoais Flora Fernweh
Artigos Exílio, de Lya Luft - impressões pessoais Flora Fernweh
Poesias Confins de janeiro Flora Fernweh
Crônicas Crítica ao fluxo de consciência Flora Fernweh

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 383.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69070 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57970 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57621 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55893 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55206 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55171 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54945 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54927 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54905 Visitas

Páginas: Próxima Última