Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Filosofia e depressão
Rafael Dias

Filosofia e depressão       

       Para ser filósofo não precisa ser depressivo. Vivemos em mundo fabricado onde o indivíduo é forçado, de certa forma, a inserir-se em algum projeto sugestionado pela sociedade. Você deve ter um time do coração, uma religião, uma profissão, participar de determinados grupos, etc.
        A filosofia não traz depressão. O problema é que, quando se é iniciado, entra-se em um caminho sem volta rumo à quebra desses paradigmas. Você passa a entender, por exemplo, que os times de futebol tem como objetivo principal fazer com que algumas empresas lucrem com publicidade. A preocupação com o torcedor não é primordial. Se assim fosse, os times mais queridos não cobrariam pelo ingresso, apenas retribuiriam o carinho. O torcedor, nesse cenário, é apenas um mercado consumidor para determinado produto. Isso ocorre em vários outros âmbitos da vida. Pensamos que estamos fazendo uma coisa muito importante, mas na verdade o que fazemos é abdicar de um projeto próprio para condicionar-se a outros que já estão em andamento. Dessa forma, anulamos a nossa possibilidade de liberdade.
        Quando se é iniciado em filosofia (pelo menos aquele que estuda com um pouquinho mais de seriedade) aprende-se a olhar o mundo de uma forma desconfiada. Através desse olhar, é que se percebe que muita coisa que considerávamos relevantes não passam de superficialidades, de forma sem conteúdo. É como se o encanto fosse quebrado, assim como as mágicas do Mister M. Quando se sabe o truque que está por trás da ilusão, aquilo que era encantador torna-se sem graça. O problema é que quando se descobre o segredo do truque, não há outra coisa para colocar no lugar. É como encarar a vida de cara limpa. É nesse sentido que as vezes a vida do filósofo torna-se menos "emocionante" do que a vida daqueles que estão encantados e embriagados por alguma ideologia.


Rafael Dias.


rapheldiaz_1@yahoo.com.br


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 61411


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas escolhas Rafael Dias
Poesias Escolhas Rafael Dias
Poesias Escolhas Rafael Dias
Poesias Escolhas Rafael Dias
Artigos Política: ano novo, história velha. Rafael Dias
Poesias O Brasil é Cão Sebastião! Rafael Dias
Artigos Amor e Pixão, parceiros ou inimigos? Rafael Dias
Contos Minha morte. Rafael Dias
Artigos JESUS, uma marca de sucesso! Rafael Dias
Crônicas Orkut Rafael Dias

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Ao calor do incenso - Flora Fernweh 61844 Visitas
DIA VINTE DE NOVEMBRO – MAIS UM DIA PARA ESQUECER - Antonio de Jesus Trovão 61786 Visitas
Perseverança ou teimosia - Patrícia 61657 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 61562 Visitas
O pseudodemocrático prêmio literário Portugal Telecom - R.Roldan-Roldan 61560 Visitas
PERIGOS DA NOITE 4 IND 14 ANOS - paulo ricardo azmbuja fogaça 61542 Visitas
Viver! - Machado de Assis 61539 Visitas
Canção - valmir viana 61536 Visitas
A menina e o desenho - 61530 Visitas
Hoje - Waly Salomão (in memorian) 61530 Visitas

Páginas: Próxima Última