Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como será o depois
DIRCEU DETROZ

Fiquei feliz em saber que Yuval Noah Harari recusa de maneira veemente o rótulo de guru. Atualmente quando olhamos para aqueles que se apresentam como gurus levamos alguns sustos ao saber o que pensam. Um exemplo é Olavo de Carvalho, apontado como o guru do presidente Bolsonaro. A carreira do tenista Novak Djokovic desandou quando seu guru passou a sentar-se entre seus técnicos. Foi o guru sumir e Djokovic recuperou o posto de número um do mundo.

Um pensador do século 21, é como devemos chamar o autor de três best-sellers mundiais. Muito requisitado por onde passa, no Brasil foi entrevistado no programa “Roda Viva”. Seus livros “Sapiens — Uma Breve História da Humanidade”, “Homo Deus — Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século 21” foram traduzidos em 45 idiomas. Harari tem leitores ilustres como Barack Obama, Bill Gates e Mark Zucherberg. Um nada ilustre, eu.

Com o Covid-19 sendo o assunto na mídia mundial, Harari escreveu um artigo para o jornal inglês Financial Times. Sempre competente e ao lado da ciência, o artigo descreve as mudanças que ocorrerão no mundo pós-pandemia. Foi preciso um vírus para fazer a humanidade refletir sobre ela própria.

Harari diz que que a raça humana sobreviverá. A maior parte dos humanos ainda estarão aqui quando a pandemia acabar. Entretanto o mundo que habitamos mudará para sempre a forma como organizamos nossos sistemas de saúde. Da mesma maneira, deve moldar mudanças nas estruturas econômica política e cultura das sociedades.

Harari chama a atenção para o isolamento. Hoje já somos vigiados através de câmeras, drones e algoritmos. Com as tecnologias avançando, numa futura pandemia, governos já terão a capacidade de monitorar a saúde de cada pessoa. Controlar a pressão arterial, a temperatura corporal, sobre o pretexto de conter a disseminação de futuras epidemias.

Então se os governos quiserem poderão nos conhecer melhor do que a nós mesmos. E quererão. Não preverão apenas nossos gostos e sentimentos. Também manipularão o que sentimos para nos vender o que quiserem. Seja um produto ou um político. Em menor escala, as redes sociais já conseguem tais proezas.

Harari opina que entre nossos dados e nossa saúde optaremos pela saúde. Com essa escolha o que os líderes políticos devem fazer é munir os cidadãos de informações corretas com embasamento científico. “É o que estamos fazendo neste momento”. Sabemos que nem todos estão fazendo.

Yuval sugere que com sorte, o Covid-19 será a maior crise vista pela nossa geração. Também vivemos numa época na qual políticos irresponsáveis argumentam que não devemos acreditar na ciência. Quando isso acontece é o princípio do autoritarismo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 356


Outros títulos do mesmo autor

Poesias ACASO DIRCEU DETROZ
Crônicas As baleias e o aquecimento global DIRCEU DETROZ
Crônicas As outras pessoas DIRCEU DETROZ
Crônicas O jogo nas sombras DIRCEU DETROZ
Poesias ENREDO DIRCEU DETROZ
Crônicas A tecnologia da seita ao céu DIRCEU DETROZ
Poesias SEM TALVEZ DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossas cabeças-duras DIRCEU DETROZ
Crônicas A vez do ciclone DIRCEU DETROZ
Crônicas Bonecas de porcelana DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1000.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 66851 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 55367 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43860 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 43613 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43482 Visitas
Amor e Perdão - Amilton Maciel Monteiro 41157 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 41036 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 40374 Visitas
TOMO TUDO - sigmar montemor 39517 Visitas
Lamento - FERNANDO 39411 Visitas

Páginas: Próxima Última