Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como será o depois
DIRCEU DETROZ

Fiquei feliz em saber que Yuval Noah Harari recusa de maneira veemente o rótulo de guru. Atualmente quando olhamos para aqueles que se apresentam como gurus levamos alguns sustos ao saber o que pensam. Um exemplo é Olavo de Carvalho, apontado como o guru do presidente Bolsonaro. A carreira do tenista Novak Djokovic desandou quando seu guru passou a sentar-se entre seus técnicos. Foi o guru sumir e Djokovic recuperou o posto de número um do mundo.

Um pensador do século 21, é como devemos chamar o autor de três best-sellers mundiais. Muito requisitado por onde passa, no Brasil foi entrevistado no programa “Roda Viva”. Seus livros “Sapiens — Uma Breve História da Humanidade”, “Homo Deus — Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século 21” foram traduzidos em 45 idiomas. Harari tem leitores ilustres como Barack Obama, Bill Gates e Mark Zucherberg. Um nada ilustre, eu.

Com o Covid-19 sendo o assunto na mídia mundial, Harari escreveu um artigo para o jornal inglês Financial Times. Sempre competente e ao lado da ciência, o artigo descreve as mudanças que ocorrerão no mundo pós-pandemia. Foi preciso um vírus para fazer a humanidade refletir sobre ela própria.

Harari diz que que a raça humana sobreviverá. A maior parte dos humanos ainda estarão aqui quando a pandemia acabar. Entretanto o mundo que habitamos mudará para sempre a forma como organizamos nossos sistemas de saúde. Da mesma maneira, deve moldar mudanças nas estruturas econômica política e cultura das sociedades.

Harari chama a atenção para o isolamento. Hoje já somos vigiados através de câmeras, drones e algoritmos. Com as tecnologias avançando, numa futura pandemia, governos já terão a capacidade de monitorar a saúde de cada pessoa. Controlar a pressão arterial, a temperatura corporal, sobre o pretexto de conter a disseminação de futuras epidemias.

Então se os governos quiserem poderão nos conhecer melhor do que a nós mesmos. E quererão. Não preverão apenas nossos gostos e sentimentos. Também manipularão o que sentimos para nos vender o que quiserem. Seja um produto ou um político. Em menor escala, as redes sociais já conseguem tais proezas.

Harari opina que entre nossos dados e nossa saúde optaremos pela saúde. Com essa escolha o que os líderes políticos devem fazer é munir os cidadãos de informações corretas com embasamento científico. “É o que estamos fazendo neste momento”. Sabemos que nem todos estão fazendo.

Yuval sugere que com sorte, o Covid-19 será a maior crise vista pela nossa geração. Também vivemos numa época na qual políticos irresponsáveis argumentam que não devemos acreditar na ciência. Quando isso acontece é o princípio do autoritarismo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52950


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os donos da nossa privacidade DIRCEU DETROZ
Crônicas Da felicidade ao necroceno DIRCEU DETROZ
Poesias DEVORADOS DIRCEU DETROZ
Poesias DESVIOS DIRCEU DETROZ
Crônicas Humanos demais DIRCEU DETROZ
Poesias BANDEJAS DIRCEU DETROZ
Crônicas As araucárias do sul DIRCEU DETROZ
Crônicas As teorias do charuto DIRCEU DETROZ
Poesias TEUS CABELOS DIRCEU DETROZ
Poesias INSÓLITO DIRCEU DETROZ

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Coisas - Rogério Freitas 54688 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54601 Visitas
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54567 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54395 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54347 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54325 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54293 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54215 Visitas
Amores! - 54133 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 54130 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última