Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A causa da ciência
DIRCEU DETROZ

Fernando Reinach escreveu no “O Estadão”, que as redes sociais têm ajudado a humanidade a desprezar a ciência e a cultura. Creio ser possível ampliar essa constatação de Reinach. Não se trata apenas de simples desprezo pela ciência. Atualmente é assustador como a corrente da negação vem crescendo e ganhando adeptos no planeta.

Nos Estados Unidos, as escolas contratam bons advogados. A causa pela qual esses advogados brigam nos tribunais é para que as escolas possam incluir o ensino do criacionismo como matéria curricular. Com a causa ganha, a ciência no sentido amplo da palavra deixa de existir. Então cria-se o paradoxo. Usam a ciência para ensinar Adão, Eva e o paraíso.

Temos de admitir outra coisa também. A ciência nunca ganhou o espaço merecido nos meios de comunicação mundial. É compreensível. Ciência não atrai audiência. Não atrai leitores. Então não devemos culpar apenas as redes sociais. O rol dos que desprezam a ciência é muito maior do que se imagina.

Penso ter sido Carl Sagan o primeiro homem a levar ciência para uma parte significativa da humanidade. A série “Cosmos” baseado no seu livro com o mesmo nome foi um marco da ciência na época. A série é de 1980. Então me pergunto, será que as TVs abertas exibiriam a série se naquela época já existisse a TV por assinatura? Por exemplo, a série “Cosmos: A Spacetime Odyssey” de 2014, ficou restrita aos canais de documentários da TV fechada.

Não foi a série “Cosmos” quem fez o cúpido da ciência me atingir. Foi com o livro. Quando comprei o livro, a ciência seria a culpada por me chamarem de louco pela primeira vez. Haveria ainda uma segunda vez. Acabei de pesquisar. Hoje o preço está baratinho. Não estava assim na época do lançamento. Foi um bom tanto do meu salário para comprá-lo. Desde a perspectiva com que os homens das cavernas as olhavam, Carl Sagan é o culpado da minha paixão pelas estrelas.

Num dos capítulos do livro, Sagan apresenta uma equação. Supostamente ela calcula o local exato que cada planeta ocupa no Sistema Solar. Pela ciência me chamaram de louco a segunda vez.

Para resolver a equação era necessária uma calculadora científica. Aqui na cidade nem tinha para comprar. Comprei por encomenda. Paguei o equivalente a setecentos reais na época. Assaltei sem o menor pudor a minha poupança. Aprender a calcular a equação foi muito mais complicado do que gastar o dinheiro, mas eureca. Consegui.

Sem que seja necessário pagar advogados, a ciência precisa de mais causas. É bom nunca se esquecer. Só a ciência será capaz de prolongar o fim da humanidade.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 227


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Cenários de 2050 DIRCEU DETROZ
Poesias FEITIÇO DIRCEU DETROZ
Crônicas Estamos aqui porque ela está ali DIRCEU DETROZ
Poesias AQUARELAS DIRCEU DETROZ
Poesias COMPÊNDIO DIRCEU DETROZ
Crônicas Uma estranha China DIRCEU DETROZ
Poesias COBAIAS DIRCEU DETROZ
Artigos A garota de Sugar Beach DIRCEU DETROZ
Crônicas As interrogações sobre os alienígenas DIRCEU DETROZ
Crônicas A descoberta da Terra DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 939.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 55666 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 52864 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39218 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 34166 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 33358 Visitas
Amores! - 32938 Visitas
Desabafo - 32530 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31631 Visitas
Faça alguém feliz - 31383 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 31063 Visitas

Páginas: Próxima Última