Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A causa da ciência
DIRCEU DETROZ

Fernando Reinach escreveu no “O Estadão”, que as redes sociais têm ajudado a humanidade a desprezar a ciência e a cultura. Creio ser possível ampliar essa constatação de Reinach. Não se trata apenas de simples desprezo pela ciência. Atualmente é assustador como a corrente da negação vem crescendo e ganhando adeptos no planeta.

Nos Estados Unidos, as escolas contratam bons advogados. A causa pela qual esses advogados brigam nos tribunais é para que as escolas possam incluir o ensino do criacionismo como matéria curricular. Com a causa ganha, a ciência no sentido amplo da palavra deixa de existir. Então cria-se o paradoxo. Usam a ciência para ensinar Adão, Eva e o paraíso.

Temos de admitir outra coisa também. A ciência nunca ganhou o espaço merecido nos meios de comunicação mundial. É compreensível. Ciência não atrai audiência. Não atrai leitores. Então não devemos culpar apenas as redes sociais. O rol dos que desprezam a ciência é muito maior do que se imagina.

Penso ter sido Carl Sagan o primeiro homem a levar ciência para uma parte significativa da humanidade. A série “Cosmos” baseado no seu livro com o mesmo nome foi um marco da ciência na época. A série é de 1980. Então me pergunto, será que as TVs abertas exibiriam a série se naquela época já existisse a TV por assinatura? Por exemplo, a série “Cosmos: A Spacetime Odyssey” de 2014, ficou restrita aos canais de documentários da TV fechada.

Não foi a série “Cosmos” quem fez o cúpido da ciência me atingir. Foi com o livro. Quando comprei o livro, a ciência seria a culpada por me chamarem de louco pela primeira vez. Haveria ainda uma segunda vez. Acabei de pesquisar. Hoje o preço está baratinho. Não estava assim na época do lançamento. Foi um bom tanto do meu salário para comprá-lo. Desde a perspectiva com que os homens das cavernas as olhavam, Carl Sagan é o culpado da minha paixão pelas estrelas.

Num dos capítulos do livro, Sagan apresenta uma equação. Supostamente ela calcula o local exato que cada planeta ocupa no Sistema Solar. Pela ciência me chamaram de louco a segunda vez.

Para resolver a equação era necessária uma calculadora científica. Aqui na cidade nem tinha para comprar. Comprei por encomenda. Paguei o equivalente a setecentos reais na época. Assaltei sem o menor pudor a minha poupança. Aprender a calcular a equação foi muito mais complicado do que gastar o dinheiro, mas eureca. Consegui.

Sem que seja necessário pagar advogados, a ciência precisa de mais causas. É bom nunca se esquecer. Só a ciência será capaz de prolongar o fim da humanidade.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 405


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A História e a lenda DIRCEU DETROZ
Crônicas Um inimigo desconhecido DIRCEU DETROZ
Poesias BOIADAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa superioridade em xeque DIRCEU DETROZ
Crônicas Ficção, o perigo do realismo DIRCEU DETROZ
Poesias HOLISMO DIRCEU DETROZ
Crônicas Problemas técnicos DIRCEU DETROZ
Crônicas De Sagan ao Hubble DIRCEU DETROZ
Crônicas Nem tudo é pandemia DIRCEU DETROZ
Poesias SINA DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 986.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 65691 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54822 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43498 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 43130 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 42240 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40602 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 38991 Visitas
Amores! - 37259 Visitas
Desabafo - 36641 Visitas
Faça alguém feliz - 34970 Visitas

Páginas: Próxima Última