Conversando com uma psicóloga, amiga nossa aqui de casa, e no meio da conversa propus uma metáfora que agora compartilho com vocês.
Imagine que diante de você agora exista um muro. Isso mesmo, um muro grande, que te impossibilita de enxergar que tem depois dele.
Agora, imagine que sua intuição ou algo parecido com aquela voz que fala aos ouvidos da gente de vez em quando (ou o tempo todo), te diz que existe muita coisa para você depois que o muro apareceu em sua vida.
Logo, podemos imaginar três atitudes diferentes que notamos em relação ao que faremos com esse muro em nossa vida:
Uns, olham para o muro e seguem seu caminho, deixando o muro para trás, não se importando como que fazer com ele. Outros, se apoiam no muro, construindo até uma cabana apoiada nele, e ali permanecem, diante do muro. Existem outros porém, que derrubam o muro e contemplam o que existe depois do muro.
Essa metáfora eu utilizei para ilustrar o que fazemos com os conhecimentos e oportunidades que aparecem diante de nossa vida diariamente.
Existem as pessoas que sonham com uma vida melhor, querem muito ter sucesso e serem amadas e reconhecidas, porém , quando se deparam com o muro de uma oportunidade nova de conhecimento e atuação, seguem adiante , fazendo pouco caso da oportunidades e dizendo que não servem para fazer tal coisa, ou que está tudo bem como está.
Existem também aquelas que tomam conhecimento da situação, e decidem que querem ter sucesso, porém querem manter também a vida como está. Então, se achegam às oportunidades, e constroem suas vidas encostadas nas oportunidades, porém deixam o muro do desconhecimento lá. Demarcando o território de até onde elas podem chegar.
Por fim, existem aquelas que tem a ousadia de querer saber o que existe para além do muro, então, buscam ferramentas e pessoas que as ajudem, derrubam o muro, e contemplam a vastidão do campo que agora têm a sua frente. Essas pessoas percebem que ao tomar posse do terreno, terão um trabalho enorme até chegar ao próximo muro, pois terão que trabalhar a terra, plantar, cuidar do plantio e galgar, passo a passo seu caminho até a nova descoberta. Porém, elas também contemplam a satisfação por cada etapa vencida e já podem também contemplar que existem vários outros muros, com terrenos férteis a sua espera.
Agora reflita comigo de que maneira você tem se comportado diante dos muros que surgem em sua vida... pode ser um conhecimento novo, relações pessoais, um cargo novo, a mudança para outra cidade, enfim...infinitas são as possibilidades, mas note que somente vai realmente além aqueles que ousam olhar para além do muro.
Até a próxima!
|