Segundo o dicionário, ansiedade é um estado mental de preocupação intensa, excessiva e persistente, que traz consigo um terrível medo de situações cotidianas.
Tal situação mental pode provocar elevação da frequência cardíaca, respiração rápida, sudorese excessiva e cansaço.
Por se tratar de uma preocupação exagerada com o futuro, a ansiedade prejudica a percepção acerca das oportunidades e felicidades que poderiam ser vividas no presente.
Trata-se na verdade de um distúrbio que é provocado pela falta de foco nos objetivos que se pretendem alcançar. O subconsciente age fazendo com que as atitudes que temos que tomar para realizar nossos objetivos pareçam monstros, provocando todo tipo de medo e sensação de desconforto, com o objetivo de nos distanciar de nossos objetivos, mantendo-nos em nossa zona de conforto.
Nosso subconsciente é verdadeiramente apaixonado por essas zonas de conforto, logo, quando tencionamos sair delas e viver uma vida fora da caixa, ele age, defendendo seu território, provocando um sentimento de angustia, muitas vezes dando-nos a sensação de que perdemos algo que nem temos ainda.
Algumas atitudes podem ser tomadas com o intuito de vencer a ansiedade.
A primeira delas é ter foco no presente. Viva a vida intensamente no presente, pensando moderadamente no futuro. Vida no presente significa aproveitar as bênçãos de cada momento, sabendo que os pedaços do hoje formarão os alicerces do futuro.
Outra atitude importante é abrir mão do controle. Isso mesmo, a vontade de controlar todos os eventos causa também a ansiedade. O medo de que as coisas não saiam conforme queremos nos deixa ansiosos. Porém a verdadeira felicidade consiste em viver a alegria das surpresas cotidianas, e não somente em conseguirmos aquilo que queremos.
Meditar por fim pode ajudar bastante, pois ao meditarmos, nos conectamos com nosso verdadeiro eu e conseguimos silenciar nosso subconsciente, de forma que enxergamos suas ambições como elas verdadeiramente são, além de aliviarmos os sintomas da ansiedade.
Concluindo, o ontem é passado, não volta mais. O amanhã é futuro, não está ao seu alcance. O hoje, porém é o presente! Abra-o e delicie-se em suas surpresas.
Até a próxima!
|