Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ÁGUIA SOLITÁRIA E OS CURUMINS
Saulo Piva Romero

ERA UMA VEZ UMA ÍNDIA CHAMADA ÁGUIA SOLITÁRIA, A MAIS BELA DENTRE TODAS AS ÍNDIAS DA ALDEIA DOS TUCUMÃS. UMA DIA, ELA QUE ERA FILHA DO CACIQUE DA TRIBO SE CASOU E TEVE DOIS CURUMINS. ÁGUIA SOLITÁRIA ESTAVA MUITO FELIZ COM SEU CASAMENTO. SEU MARIDO ERA UM BRAVO GUERREIRO QUE CUIDAVA COM MUITO AMOR, CARINHO E PROTEÇÃO DELA E DE SEUS CURUMINS QUE GANHARAM OS NOMES DE PORÃ E UPIARA. ESTAVAM CRESCENDO SAUDÁVEIS E FELIZES. ELES CORRIAM, PESCAVAM, DANÇAVAM, BRINCAVAM E ATÉ ESTUDAVAM. MAS, UM DIA UMA COBRA APARECEU LÁ PELAS BANDAS DA ALDEIA E ENQUANTO, OS IRMÃOS CURUMINS BRINCAVAM NA MATA, A MALVADA COBRA OS ENGOLIU E RETORNOU PARA DENTRO DA MATA NOVAMENTE. QUANDO A NOITE CHEGOU, JUNTAMENTE COM A LUA E AS ESTRELAS, ÁGUIA SOLITÁRIA PERCEBEU QUE OS SEUS CURUMINS NÃO HAVIAM RETORNADO PARA A SUA OCA. ENTÃO, ELA PREOCUPADA COM O SUMIÇO DE PORÃ E UPIARA, CHAMOU O SEU MARIDO FALCÃO MALHADO PARA QUE FOSSE PROCURAR OS PEQUENOS CURUMINS. ENTÃO, ELE SAIU A PROCURA DOS FILHOS E NOVAMENTE A MALVADA COBRA SAI DA MATA E NUM BOTE CERTEIRO TAMBÉM ENGOLE FALCÃO MALHADO. E QUANDO ELA ENTRA NA MATA NOVAMENTE LANÇA FALCÃO MALHADO PARA FORA DO SEU ESTÔMAGO E PARA SURPRESA DO BRAVO GUERREIRO, ELE, VÊ OS SEUS CURUMINS PRESOS DENTRO DE UMA GAIOLA. A COBRA MALVADA COMEÇA A FALAR COM O BRAVO GUERREIRO TUCUMÃ.
- ESSA MATA ME PERTENCE. EU CHEGUEI AQUI PRIMEIRO.ENTÃO SE QUISER VER SEUS CURUMINS NOVAMENTE PEQUE A SUA TRIBO E ABANDONE MINHA MATA IMEDIATAMENTE.
FALCÃO MALHADO NÃO TEVE OUTRA ESCOLHA SENÃO A DE ACEITAR A ORDEM DA MALVADA E PODEROSA COBRA.
ENTÃO, A GRANDE SERPENTE TRAIÇOEIRA DEU APENAS TRÊS DIAS PARA QUE O GUERREIRO TUCUMÃ FOSSE EMBORA DAQUELA MATA, PORQUE SENÃO ELE E ÁGUIA SOLITÁRIA NUNCA MAIS IRIAM VER OS SEUS CURUMINS.
ENTÃO, MAIS QUE DEPRESSA, FALCÃO MALHADO PARTIU PARA A SUA ALDEIA E CONTOU O QUE HAVIA DESCOBERTO PARA A SUA ESPOSA ÁGUIA SOLITÁRIA E ELA COMO UMA LEOA QUE DEFENDE SEUS FILHOS COM UNHAS E DENTES FICOU FURIOSA COM A GRANDE COBRA QUE SE ACHAVA A SENHORA DE TODAS AS COISAS. DEPOIS, QUANDO SE ACALMOU OROU A TUPÃ (DEUS) NA LÍNGUA INDÍGENA, PARA QUE ELE COM A SUA FORÇA, PODER, AMOR E MISERICÓRDIA LIBERTASSE OS SEUS PEQUENOS CURUMINS DAS GARRAS DA MALVADA COBRA QUE HAVIA SAÍDO DE DAS PROFUNDEZAS DO RIO DE FOGO PARA JUDIAR DE PORÃ E UPIARA.
- GRANDE TUPÃ, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA NÃO DEIXE QUE A SERPENTE DO MAL FAÇA COISAS HORRÍVEIS COM OS MEUS CURUMINS.
- ENTÃO, TUPÃ, OUVINDO A ORAÇÃO FEITA POR ÁGUIA SOLITÁRIA COM MUITA FÉ CONFIANDO NELE O TEMPO TODO, ELE COM SEU AMOR INFINITO DISSE PARA ELA QUE NADA DE MAL IRIA ACONTECER COM OS SEUS CURUMINS E ASSIM TUPÃ DISSE:
- VOCÊS DEVEM ENVIAR TRÊS DE SEUS MELHORES GUERREIROS PARA QUE ELES TRAGAM A COBRA NA MINHA PRESENÇA, MAS ISSO TEM QUE SER DURANTE O DIA JÁ QUE ELA ROUBOU A NOITE FAZENDO COM QUE TODOS MERGULHASSEM NAS TREVAS.
ENTÃO, ÁGUIA SOLITÁRIA E SEU MARIDO ENVIOU TRÊS DE SEUS MELHORES GUERREIROS PARA QUE TROUXESSEM A COBRA MALVADA ATÉ A ALDEIA PARA QUE TUPÃ PUDESSE CONVERSAR COM A COBRA.
A COBRA TRAIÇOEIRA, SENHORA QUE HAVIA TOMADO A NOITE PARA SI RECEBEU OS MENSAGEIROS DE ÁGUIA SOLITÁRIA COM INDIFERENÇA, MAS ACABOU INDO ATÉ A PRESENÇA DO GRANDE CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.
E QUANDO CHEGOU A ALDEIA NÃO VENDO TUPÃ, FICOU MAIS IRRITADA AINDA COM FALCÃO MALHADO.
-VEJO QUE NÃO CUMPRIU O QUE ME PROMETEU E JÁ SE PASSARAM OS TRÊS DIAS QUE LHE DEI PARA DEIXAREM A MINHA MATA E ONDE ESTÁ TEU DEUS QUE OS SEUS MENSAGEIROS DISSERAM QUE QUERIA CONVERSAR COMIGO?
- FALCÃO MALHADO DISSE QUE ELE ESTAVA DENTRO DE TODOS OS CORAÇÕES DAS PESSOAS DE BEM.
AO OUVIR ESSAS PALAVRAS A COBRA MALVADA FICOU COM SANGUE NOS OLHOS E CRAVOU OS SEUS DENTES NA PERNA DELE, LIBERANDO O SEU VENENO AMARGO FAZENDO COM QUE FALCÃO MALHADO MORRESSE. ENTÃO, ÁGUIA SOLITÁRIA, A BELA ÍNDIA, AGORA SEM O MARIDO E SEM SEUS FILHOS TRANSFORMOU-SE NUMA LEOA E AVANÇOU NA DIREÇÃO DA COBRA E QUANDO O COMBATE ENTRE AS DUAS IRIA COMEÇAR., OUVIU-SE NO CÉU UM GRANDE E BARULHENTO TROVÃO SEGUIDO POR MUITOS RAIOS E O CRIADOR DO CÉU E DA TERRA SE FEZ PRESENTE DIANTE DA SERPENTE TRAIÇOEIRA.
- QUEM PENSAS QUE ÉS SER RASTEJANTE E TRAIÇOEIRO? VOCÊ VAI VOLTAR PARA O RIO DO FOGO DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO, POIS, VOCÊ NÃO TEM NENHUM PODER SOBRE MIM. ENTÃO, DEIXE ÁGUIA SOLITÁRIA EM PAZ E NUNCA MAIS A ABORREÇA.
- A COBRA MALVADA ABAIXOU A CABEÇA E SAIU SERPENTEANDO E RESMUNGANDO COMPLETAMENTE SEM DIREÇÃO DEPOIS DAS SÁBIAS PALAVRAS DO CRIADOR DO CÉU E DA TERRA. ASSIM, A TRIBO DE ÁGUIA SOLITÁRIA VOLTOU A VER O BRILHO DA LUA E DAS ESTRELAS. E ASSIM QUANDO TERMINAVA O DIA SURGIA A NOITE NOVAMENTE.
ÁGUIA SOLITÁRIA SE DOBROU DIANTE DE DEUS COM MUITA FÉ E NOVAMENTE DEUS ATENDEU AO SEU PEDIDO.
ASSIM, APARECERAM DOIS ANJOS DE DEUS TRAZENDO DEBAIXO DE SUAS ASAS OS DOIS IRMÃOS CURUMINS PARA A FELICIDADE DE ÁGUIA SOLITÁRIA E QUANDO OS ANJOS DESCERAM DO CÉU PARA LHE ENTREGAR OS SEUS CURUMINS, O SOL E A LUA RESOLVERAM SE JUNTAR, FORMANDO UM MARAVILHOSO ECLIPSE PARA CELEBRAR O RENCONTRO DE ÁGUIA SOLITÁRIA COM OS SEUS PEQUENOS E AMADOS CURUMINS.



Biografia:
Saulo Piva Romero, professor de Língua Portuguesa e Poeta, 51 anos. Nasceu em São Paulo no dia 9 de março de 1972. Começou a escrever poesias aos 18 anos. É formado em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura.Em 2000 publicou seu primeiro livro Vida, amor e esperança.
Número de vezes que este texto foi lido: 52856


Outros títulos do mesmo autor

Contos O PIANO ENVENENADO Saulo Piva Romero
Contos A LUA É UMA FESTA Saulo Piva Romero
Contos A CARTA QUE EMOCIONOU PAPAI NOEL Saulo Piva Romero
Contos O NATAL DE RAUL Saulo Piva Romero
Contos ZOLDAN Saulo Piva Romero
Contos PAPAI GIRAFA, MAMÃE ZEBRA E SEU FILHOTE OCAPI Saulo Piva Romero
Contos SABIÁ E BEM-TE- VI Saulo Piva Romero
Contos LÍNGUA AZUL Saulo Piva Romero
Contos O OURO DAS FADAS Saulo Piva Romero
Contos O PODEROSO DRAGÃO DE WAWEL Saulo Piva Romero

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 374.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56644 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55699 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54920 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54736 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54732 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54631 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54553 Visitas

Páginas: Próxima Última