"Adoro livrarias assim: posso gastar horas e milhares de dólares nessas masmorras de livros, mal iluminadas e cheias de pó." – Essa é uma das falas de um homem que deixou a polícia e decidiu entrar para o maravilhoso mundo dos livros! Ele achava que trabalhando como livreiro poderia levar uma vida mais tranqüila, mas estava enganado...
Tudo começou com uma doce velhinha de noventa anos que adentrou a livraria do ex-detetive Cliff Janeway, em uma tarde modorrenta, trazendo nas mãos um estranho livro de capa roxa e letras vermelhas.
Josephine Gallant afirmava que seu avô era amigo pessoal do explorador inglês Richard Burton e contava uma história inacreditável, mas cheia de detalhes, sobre uma coleção de valor incalculável de livros raríssimos, incluindo um diário no qual o próprio Burton narrava como havia ajudado a iniciar a Guerra Civil Americana.
"Tão fascinante quanto o mundo dos livros novos, o mundo de obras mais antigas, de valiosas primeiras edições e de tesouros que se esgotaram recentemente encanta cada vez mais [...]" e Janeway nunca resistia a um livro raro! Mas a partir do momento em que decidiu acreditar na senhora Gallant e procurar os volumes, o ex-policial acabou tendo que retornar à sua antiga rotina de investigações para descobrir o paradeiro das outras publicações que a velhinha afirmava com tanta veemência terem sido roubadas da biblioteca de sua família, há muitos anos.
Conforme coisas horríveis começaram a acontecer, a promessa feita para Josephine Gallant foi ficando cada vez mais difícil de ser cumprida, pois Janeway não estava lidando com simples bandidos; aqueles eram profissionais e poderiam machucar muita gente para conseguir a mesma coisa que ele queria...
Uma intriga fascinante, envolvendo "uma outra época, em que Richard Burton encontrou seu maior admirador e então partiu em uma jornada secreta ao interior do agitado Sul dos Estados Unidos"; entrelaçada pelo "atemporal e infinito mundo dos livros".
Assim é a envolvente trama de A Promessa do Livreiro – livro de John Dunning, ganhador do prêmio Nero Wolfe de literatura policial, por seu, também ótimo, Edições Perigosas, no qual aparece pela primeira vez o detetive Cliff Janeway. O segundo livro da série – também protagonizado por Janeway –, Impressões e Provas, foi considerado pelo New York Times um dos melhores livros de 1995.
Texto publicado originalmente em www.leialivro.com.br
|