Que Marcelo Amado é um cara fascinado por coisas esquisitas, não é novidade! Criador de um site chamado “Estronho e Esquésito”, ele se dedica – há vários anos – à Literatura; não só à produção, mas, também, à divulgação da arte de escrever. Com blogs, revistas digitais, livros, e tudo mais que tiver à mão, esse mineiro faz acontecer no mundo literário nacional. E é com seu mais recente trabalho que ele mostra toda sua atração pela única certeza que temos na vida: a Morte!
“Aos olhos da Morte” é uma coletânea de contos cuja temática está expressa no título. A Morte está presente em todas as histórias, das mais diversas formas; de acordo com a fértil imaginação do autor. Às vezes cruel, às vezes sutil... Mordaz, sexy, misteriosa, nostálgica... nem sempre uma figura palpável. Quase sempre uma presença, um sentimento, uma impressão fugaz.
Seria esta a visão de Marcelo sobre a morte? Ou talvez uma leitura da realidade pelos olhos daquela que acompanha o mundo dos vivos... Como ele mesmo afirma: “A morte é algo fascinante em vários sentidos”. Ainda que se aproprie de um corpo humano para viver um amor gay, ou mesmo quando, curiosamente, coloque uma calcinha lilás para ir à balada!
Um livro cheio de histórias sensíveis e divertidas sobre um assunto que poderia ser pesado para muitos. Mas M.D.Amado sabe envolver o leitor de forma que ele não largue o livro enquanto não virar a última página. Parte esta em que, aliás, se resume a mensagem mais importante: “A única coisa que Ela não pode roubar, não pode evitar, não pode ceifar são as nossas lembranças”. O desabafo de Marcelo sobre a morte de um amigo me fez pensar em todas as pessoas queridas que foram levadas por Ela e lembrei-me de tantos bons momentos... talvez isso nos faça viver mais intensamente os bons momentos; afinal, isso é tudo que os resta ao final!
AOS OLHOS DA MORTE - de M D Amado - é uma publicação da Editora Literata, pelo selo Estronho.
|