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O Caniço Ferido 4
Richard Sibbes

OS BONS EFEITOS DE DEUS FERIR O CANIÇO

Esse ato de ferir é exigido antes da conversão
para que assim o Espírito possa abrir caminho
para si mesmo dentro do coração ao arrasar
todo orgulho, pensamentos altivos, e para que
possamos entender a nós mesmos como sendo o
que de fato somos por natureza. Amamos nos
apartar por nós próprios e a ser estranho em
casa, até Deus nos ferir por uma ou outra cruz, e
então caímos em nós mesmos, e voltamo-nos ao
lar como o pródigo (Lucas 15.17). É duríssima
coisa trazer um coração estúpido e
intencionalmente ambíguo a clamar de modo
sentido por misericórdia.
Nossos corações, como criminosos, até que
sejam derrotados em todos os seus subterfúgios,
nunca bradam pela misericórdia do juiz.
Outra vez, esse ferir nos leva a dar um alto preço
a Cristo. Então o evangelho se torna de fato o
evangelho; então as folhas de figo da moralidade
não nos farão bem algum. E ele nos torna mais
gratos, e, da gratidão, passamos a ser mais
frutíferos em nossas vidas; pois o que torna
muitos tão frios e estéreis, senão por aquele
ferimento pelo pecado, que nunca fazia com que
eles estimassem a graça de Deus?
Semelhantemente, esse lidar de Deus
estabelece-nos o mais possível em seus
caminhos, tendo tido pancadas e ferimentos em
nossos próprios caminhos. Esse é, amiúde, a
causa de relaxamentos e apostasia, porque os
homens nunca sentem a dor pelo pecado de
início; eles não estiveram tempo bastante sob o
açoite da lei. Aqui, essa obra interior do Espírito
em abater os pensamentos altivos (2 Co 10.5) é
necessária antes da conversão.
E, no mais das vezes, o Espírito Santo, para
promover a obra de convicção ,junta a ela
alguma aflição, a qual, quando santificada, tem
um poder de curar e purgar.
Depois da conversão, precisamos ser feridos de
modo que os caniços possam saber por si
próprios que são caniços, não carvalhos. Mesmo
caniços precisam ser feridos, devido ao resto de
orgulho em nossa natureza, e nos levar a ver que
vivemos por misericórdia.
Extraído de O Caniço Ferido, de Richard Sibbes.

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Este texto é administrado por: Silvio Dutra
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