Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Consciência Descobrirá Tudo
Richard Sibbes

Por Richard Sibbes

A Consciência controla o Tribunal.

Richard Sibbes imagina a consciência como um tribunal no conselho do coração humano. Na sua imaginação, a consciência assume o papel de cada integrante do drama do tribunal. É o ARQUIVO que grava com detalhes exatos tudo o que foi feito (Jr 17.1). É o ACUSADOR que apresenta uma denúncia contra o culpado, e o DEFENSOR que apóia o inocente (Rm 2.15). Ela também atua como uma TESTEMUNHA contra ou a favor (2Co 2.12). É o JUIZ, que condena ou absolve (1Jo 3.20). É o CARRASCO que castiga o culpado com tristeza quando a culpa é descoberta (1Sm 24.5). Sibbes compara a punição de uma consciência ofendida a um “lampejo do inferno”.

A consciência conhece todos os nossos motivos e pensamentos secretos. É o testemunho mais preciso e mais temível no julgamento da alma do que qualquer observador externo. Aqueles que evitam falar sobre uma consciência acusadora, preferindo confiam em um conselheiro, entraram num jogo perigoso. Pensamentos e motivos ruins podem se esconder dos olhos do conselheiro, mas não se esconderão dos olhos da consciência. Muito menos escaparão dos olhos do Deus onisciente. Quando tais pessoas forem convocadas para o julgamento final, a própria consciência delas estará ciente de cada transgressão e se apresentará como testemunha eterna de tortura contra elas.

Isso, Sibbes escreveu, deveria nos desencorajar de cometer pecados secretos.:

“Não deveríamos pecar na esperança de ocultar os pecados. Se os ocultarmos das pessoas, poderemos ocultá-los da nossa própria consciência? Como alguém já disse muito bem: O que vale para ti que ninguém saiba o que foi feito, quando tu és o que te conheces? Que proveito terá isso para quem tem uma consciência que o acusa, que nenhum homem o fará, mas sim ele mesmo? Ele é como milhares de testemunhas contra ele mesmo. A consciência não é uma testemunha secreta. Ela é como milhares dela. Portanto, nunca peque esperando ocultar o seu pecado. Seria melhor que todos os homens soubessem do seu pecado do que você mesmo. Um dia tudo será estampado na sua testa. A CONSCIÊNCIA IRÁ TRAÍ-LO. Se ela não puder falar a verdade agora, embora possa ser subornada nesta vida, terá poder e eficácia na vida por vir... Temos a testemunha dentro de nós; e Isaías disse: “Nossos pecados testemunham contra nós”. Tentar manter segredo será em vão.

A consciência descobrirá tudo.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 64992


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Caniço Ferido 4 Richard Sibbes
Poesias O Caniço Ferido 3 Richard Sibbes
Artigos O Caniço Ferido 2 Richard Sibbes
Artigos O Caniço Ferido I Richard Sibbes
Artigos Oração Richard Sibbes
Artigos Oração Richard Sibbes
Artigos O Padrão de Pureza Richard Sibbes
Artigos Abusando da Misericórdia de Cristo Richard Sibbes
Artigos Conflitos da Alma e Sua Vitória Richard Sibbes
Artigos A Consciência Descobrirá Tudo Richard Sibbes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 18.


escrita@komedi.com.br © 2026
 
  Textos mais lidos
MEU DENTE CAIU - ELÁDIA CRISTINA TEIXEIRA DOS SANTOS 67532 Visitas
Vivo com.. - 66633 Visitas
MENINA - 66467 Visitas
UM DIA QUE VAI LONGE! - Bete Bissoli 66008 Visitas
SOMOS TODOS YANOMÂMIS! - Maria Padilha 65998 Visitas
Mil e uma Noites - Andre Junior Silva Santos 65793 Visitas
A Abelhinha Jurema - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 65765 Visitas
RESENHAS JORNAL 6 - paulo ricardo azmbuja fogaça 65698 Visitas
FELICIDADE É... - Orlando Batista dos Santos 65626 Visitas
Literatura Hebraica - valmir viana 65623 Visitas

Páginas: Próxima Última