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Trabalho do Coração
Hetty Bowman

Título original: Work of the Heart

Extraído de: Life — its Duties and Discipline

Por: Hetty Bowman (1838 - 1872)

Traduzido, Adaptado e Editado por Silvio Dutra

"Aquele que deseja fazer alguma coisa grande nesta curta vida", diz Foster, "deve aplicar-se à obra com tanta concentração de suas forças, que, para os espectadores ociosos, que vivem apenas para se divertir; parece insanidade". Quanto mais, quando o trabalho em que estamos engajados diz respeito ao bem-estar de nossas almas para a eternidade! Então, certamente, não devemos contar nenhum tempo como perdido, nenhum esforço como desnecessário, por ser gasto em obedecer à solene determinação de, "conhecer a Deus e estar em paz".
Embora estas páginas sejam dirigidas principalmente aos que já escolheram o Senhor para sua porção, e estão andando com Jesus em "novidade de vida"; é possível que elas possam encontrar o olho de alguns, cujos corações ainda estão no mundo, e nas coisas do mundo. E firmes são as malhas nas quais enreda o passo despreocupado! Potente é o feitiço que ele tece em torno dos imprudentes e incautos! O mundo, tão belo, tão fascinante! Como será desistido? Como os dedos devem ser tirados daquele cálice brilhante que parece tão cheio de felicidade?
Diz o mundano: "Certamente o sacrifício não precisa ser feito ainda! O mundo e seus prazeres não precisam ainda ser trocados pela cruz da abnegação e do sacrifício ... Ainda não!"
Mas ouçam, queridos leitores, e se as palavras parecerem duras, lembrem-se de que são aquelas daquele cujo coração anseia com ternura, piedade e compaixão pelos perdidos e mortais.
"Ninguém pode servir a dois senhores".
"Se alguém ama o mundo; o amor do Pai não está nele".
"A amizade com o mundo é inimizade com Deus".
Que diremos a estas coisas? Devemos falar "Paz; quando não há paz?" Devemos lisonjeá-lo com a esperança de que tudo ainda esteja bem? Devemos apontar para você uma coroa de glória imarcescível; enquanto o seu coração ainda se rebela contra o jugo leve e suave do Crucificado? Não!
Em vez disso, lembramos a solene advertência de que "o fim dessas coisas é a morte!" Chegará um dia em que o seu olho se tornará tênue, e a chuva úmida se acumulará na sua testa, e os seus pés entrarão no vale escuro. Onde, então, estará sua esperança? Onde, então, será o seu refúgio? E quando esse dia se tiver passado, e outro; ainda mais terrível, amanhecer; quando o trono eterno for posto, e os livros abertos, e os mortos, pequenos e grandes, se levantarem diante de Deus; então onde você se esconderá, para que não possa ouvir a terrível sentença: "Afastai-vos de mim, vós que sois amaldiçoados, para o fogo eterno!"
É porque nós pretendemos salvá-lo de tal desgraça terrível; uma condenação que, tão seguramente como a Palavra de Deus é verdadeira, alcançará todos, embora naturalmente amáveis ​​e cordiais; que rejeitam a misericórdia oferecida pelo Salvador; que nós lhe rogamos sinceramente em nome de Cristo: "Reconciliai-vos com Deus". Ceda a Jesus aquele coração pelo qual Ele morreu para ganhar, aquela alma que Ele veio resgatar da destruição eterna. Ouça a "voz ainda pequena", que suavemente sussurra: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". Vá, como uma criancinha, ao pé da cruz do Salvador, e peça para ser ensinado por Ele. Oh! Acredite, não há paz como a paz que Jesus dá! Não há alegria como a alegria de aceitação e reconciliação no Amado.
Há aqueles que diriam que a religião é uma coisa sombria; mas não acredite neles. É sombria somente para aqueles que têm apenas o suficiente para amargurar os prazeres do mundo, mas não suficiente para introduzi-los na plena bem-aventurança da união com Cristo. Eles têm luz suficiente para mostrar-lhes o seu perigo; mas eles se desviam da que indicaria o caminho da segurança. Sim, para os tais, para o vacilante, o indeciso; a religião deve ser uma coisa sombria.
Eles esforçam-se, embora infrutiferamente, para "servir a dois senhores", e não podem agradar a nenhum deles. Suas inclinações estão em um lado, e suas convicções em outro; e o resultado é miséria. Então, por causa da infelicidade que é causada por sua própria falta da decisão de entregar totalmente o coração, falam mal da religião, e assim o "caminho da verdade é infamado."
Não seja você do seu número. Que não seja mais com vocês uma questão não resolvida, quer sejam dele ou não. Descanse até que você possa dizer, se for chamado esta noite para deixar este tabernáculo terreno, como alguém que agora dorme em Jesus, "O Mestre chama, e eu estou pronto!"
Veja se o sangue expiatório é aspergido em sua consciência, e se o Espírito santificador começou sua obra em seu coração. Não demorem. "Não fiquem em toda a planície", porque o crepúsculo está caindo rapidamente, e a noite escura da morte rapidamente os alcançará. Não haverá escape então; nenhuma esperança; nenhum Salvador.
Então apressem-se a entrar naquela porta de misericórdia, que está aberta ainda. Apressem-se a cumprir o convite que lhes é dirigido em tom de misericórdia e reprovação: "Volte, volte; por que você vai morrer?" Apresse-se a agarrar a mão estendida para lhe salvar! Apresse-se a aproximar-se de Deus pela única "via nova e viva". Há misericórdia com Ele para todos os que a procuram. Há misericórdia para você.
Lembre-se, não basta apenas ser objeto de impressões sérias. Não é suficiente ter a parte emocional de sua natureza excitada, como, domingo após domingo, você ouve os apelos fiéis de algum mensageiro de Deus. Pode haver tudo isso; pode haver apreciação da beleza da religião; pode haver atenção aos seus deveres externos – e a diligência mais louvável em ajudar a avançar todos os esforços para promover a sua extensão. Todavia, Aquele, que é "discernidor dos pensamentos e intenções do coração", ainda pode escrever a seu respeito em Seu livro de lembrança, "Morto em transgressões e pecados!"
Acreditamos que muitos são enganados por estas coisas; que uma disposição naturalmente amável, ou uma atmosfera circundante de piedade que impede que sua própria corrupção interior se manifeste plenamente; ou afeição por algum ministro em particular, em cujo santuário, quase como no de um ídolo, eles oferecem dias e horas de esforço incansável, que eles supostamente estão fazendo para Cristo; os acalma em um sono fatal, de que, se não forem, pela misericórdia de Deus, despertados anteriormente; eles devem um dia ter um despertar terrível!
Um trabalho superficial não será eficaz. Ele deixa as profundezas interiores do coração intocadas. Elas não são sulcadas pelo arado da dor pelo pecado; nem fertilizadas pelas chuvas suaves da influência do Espírito Santo. E, se isso é tudo o que aconteceu em você, meu leitor, então você é apenas um dos "ouvintes de terra pedregosa", que "recebeu a palavra com alegria", mas cuja promessa murcha sob o sol da perseguição ou oposição.
Tirado das circunstâncias favoráveis ​​em que você está agora, e colocado entre aqueles que não conhecem Deus; o que seria de sua religião? Poderia suportar o teste? Permitiria que você suportasse mansamente a cruz do desprezo, por amor de Cristo? Ou não prefere estar firmemente enredado nos labirintos do prazer? Não seria achado no número daqueles de quem se pode dizer: "Demas me abandonou, tendo amado este mundo presente!" "Você corria bem; quem o impediu?"
Leve essas perguntas para casa para seu próprio coração. Responda-as de joelhos diante de Deus. "Examine-se, se você está na fé; provando a si mesmo." Veja que sua religião não brote apenas de ser agida de fora, mas da vida celestial interior. Certifique-se de trabalhar neste assunto. Cuidado com o autoengano. Que nada lhe satisfaça senão um verdadeiro "passar da morte para a vida", e tornar-se uma "nova criatura em Cristo Jesus". Então, somente, você será "confirmado na fé"; e, no dia da aparição do Senhor, será "achado para louvor, honra e glória!"
Mas nos voltamos para um tema mais agradável, lembrando que, se o andarilho deve ser guiado no caminho da paz; os fiéis também precisam ser construídos em sua santíssima fé. O que, então, diremos a vocês, queridos amigos e companheiros de trabalho, que anseiam ser empregados nos negócios de seu Pai, e estão dispostos a tirar de Sua mão a sua porção diária de sofrimento ou de serviço?
Lembramos que não há um trabalho na vinha em que o Mestre olhe com um olho tão satisfeito, como o trabalho do coração. Pode não estar em seu poder realizar grandes atos, ou fazer sacrifícios dispendiosos. Você nada pode fazer além da oração muda ou dar o copo de água fria; ainda, se o seu próprio coração está bem cuidado, o seu Senhor vai contá-lo entre os seus "servos bons e fiéis". É a sua casa no Céu? Você é chamado com um chamado santo? Então "ande de modo digno" dele. Não descanse satisfeito com uma medida baixa de realização espiritual; mas procure alto, caminhando em comunhão viva com um Senhor vivo, constantemente buscando a Sua presença e mantendo uma comunhão estreita e santa com Ele.
Lembre-se de que é seu privilégio "conhecer as coisas que lhe são dadas gratuitamente por Deus"; não se demore no limiar, mas aproxime-se do santuário interior com um "verdadeiro coração e plena certeza de fé". Pode ser que você sinta tristemente como está longe de ter alcançado essa segurança. É raro, talvez, que os cálidos e vivificantes raios do Sol da Justiça brilhem sobre você. Mais frequentemente você está debaixo de uma nuvem; de luto por um Senhor ausente. Você sente que não está firmemente ancorado na Rocha, mas que é sempre lançado de um lado para outro nas ondas da tentação e da dúvida; com a luz da esperança extinguida, e o testemunho do Espírito perdido.
Estas coisas não deveriam ser assim. A herança de Deus não deve perder de vista a "esperança de seu chamado". Longe de nós dizer que uma segurança da certeza da salvação é indispensavelmente necessária para a obtenção dela. Há muitos dos melhores amados de Deus que literalmente "passam o tempo de sua peregrinação aqui embaixo com medo". Há muitos seguidores do Salvador que nunca poderão, com confiança e alegria, dizer que são tais; até que a escuridão dos tempos seja trocada pela luz da eternidade.
A melancolia constitucional, a fraqueza física, ou visões defeituosas da verdade divina; podem combinar para matizar a vida interior com uma coloração sombria.
No entanto, o crente fraco que se apega a Cristo no vale da humilhação; não é menos caro para Ele do que o forte que o segue no monte da glória. Mas, tememos que muitos descansem indolentemente nisto e não se esforcem nem orem para serem libertados da escravidão da servidão e entrar na plena liberdade dos filhos de Deus. Em algum momento futuro, dizem eles, quando alcançarem um grau mais elevado de santidade, quando refletirem mais perfeitamente a imagem de seu Senhor ressuscitado; então, talvez, eles possam se alegrar, mas não agora. O sol pode ser para os outros; mas não é para eles. O que eles têm a ver com a paz? Eles não sentem uma "lei em seus membros, combatendo contra a lei de sua mente, e trazendo-os em cativeiro para a lei do pecado?" Eles não tropeçam e caem continuamente ao longo do caminho; ou vagando fora dele completamente?
Caro amigo, essas coisas podem ser verdadeiras. Todos os que conhecem seus próprios corações sentem que devem ser verdadeiros; e, no entanto, não precisa haver barreira para a sua confiança de júbilo. Bem, o melhor e o mais santo de todos nós pode ir lamentando todos os nossos dias, se olhássemos dentro de nós mesmos para ter qualquer fundamento de esperança. Não é a vontade de Deus que qualquer de Seus filhos esteja em tristeza e dúvida. Pelo contrário, Ele ordena-lhes que se "regozijem sempre", e "com alegria indizível e cheia de glória". "Que a sua alegria seja completa"; ainda é Seu desejo a seu respeito. Por que, então, a Sua vontade e a sua podem estar em desacordo? Por que você deve se recusar a aceitar o que Ele oferece tão livremente?
Acreditamos que a explicação pode ser encontrada nesse espírito de autorretidão, que é tão propenso a persistir, mesmo no coração renovado, comendo como um verme a própria vida de todo prazer espiritual. Você não está disposto a "cessar de suas próprias obras"; e ser salvo de outra maneira que a de sua própria concepção. Você não pode acreditar que mesmo você, com toda sua vileza e culpa, sua frieza e ingratidão, ainda esteja puro e imaculado aos olhos de seu Pai, porque está vestido na justiça de Seu Filho. Você não pode perceber que o desamparado mais desamparado que se aproxima do trono da graça, pedindo misericórdia em nome do Salvador, não está mais "longe, mas trazido pelo sangue de Cristo". Certamente, se você acreditasse nisso, não poderia deixar de se alegrar. "Pois" (citamos a correspondência do falecido Dr. Chalmers), "não haja senão crença no Evangelho; e o obstáculo à paz, à alegria, à confiança, à boa vontade de um Pai reconciliado; é removido ao mesmo tempo.“
Por que adiar tudo isso? Por que não confiar nas boas novas de grande alegria, e se alegrar, por isso? Até quando vamos deixar de confiar em Deus para a redenção que é através do sangue de Jesus, para o perdão do pecado? Pode assustá-lo ser dito que esta última pergunta é equivalente a outra - quanto tempo vamos persistir em fazer de Deus um mentiroso? Ele distintamente elimina esta alternativa. Ele fala do testemunho que nos deu de Seu Filho, e se queixa de ter sido feito mentiroso por todos os que não creram nele (João 5:10, 11). Isto, pode-se pensar, está trazendo a salvação muito perto de nós. Nessa base, e é a verdadeira; haveria um transporte instantâneo da morte para a vida, das trevas para a maravilhosa luz do Evangelho. Não pensemos que a maneira de ser lavado de nossos pecados seja algo mais complexo ou indireto do que isso; senão caímos no erro de Naamã, o sírio, quando lhe foi dito que se lavasse da sua lepra nas águas do Jordão. Nós somos lavados de nossos pecados no sangue de Cristo. Creiamos, e assim nos será feito.
Não olhe para o seu interior; para os recessos sombrios do seu coração escuro e perturbado, mas para cima e para fora, para o sangue purificador e perfeita expiação daquele que é feito de Deus para nós "sabedoria e justiça, santificação e redenção." Lembre-se que, nele, você está sem mancha e irrepreensível; que nEle "não há condenação"; que nEle, você pode assumir o desafio triunfante: "Quem intentará alguma acusação contra os eleitos de Deus, é Deus quem os justifica, quem é aquele que os condenará, é Cristo que morreu; sim, e ressuscitou."
Olhe para Ele, até que você sinta suas dúvidas desaparecerem, seus medos se afastarem e seu coração se abrir ao calor e à luz do amor. Não analise seus próprios sentimentos. Não fique perplexo com cálculos intrincados quanto à força de sua própria fé. Não discuta, não raciocine; mas mantenha seus olhos fixos firmemente nesta grande verdade, que "Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores". Por que você deve se excluir do número? Por que você deve se recusar a tomar o pleno conforto desta "esperança abençoada?" Não foram os perdidos, a quem Jesus veio buscar e salvar? Não é o perdido desamparado, que Ele guiará em segurança até o redil? Não tema, pois, mas creia somente, e tudo estará bem.
Vá a Deus pela fé que você não tem em si mesmo. Ore, com um dos antigos, "Senhor, eu creio, ajude na minha incredulidade!" Traga o seu pecado ao Portador do Pecado. Traga sua doença da alma para o bom Médico. Não duvide que a sua mão será estendida para curar. Assim, e somente assim, sua paz fluirá como um rio. Assim, e somente assim, simplesmente "olhando para Jesus"; não para si mesmo, você será gradualmente "transformado na mesma imagem, de glória em glória".
Guardem-se, para que não desonrem a Deus, vendo-se resolutamente em nuvens e escuridão, quando Ele lhes ordenou que andassem na luz, como Ele está na luz. Cuidado, também, para que não confundam as coisas que diferem, e coloquem a sua confiança mais na obra do Espírito dentro de vocês; do que na obra de salvação do Redentor. A primeira é incompleta, e será sempre marcada aqui embaixo pela fraqueza, até que este corpo de pecado e a morte sejam postos de lado; a outra foi completada há mais de mil e novecentos anos, quando Jesus clamou e disse: "Está consumado!"
Aqui, então, está o descanso; o repouso em que "nós os que cremos entramos"; descanso para você, cansado e fraco. Não tenha medo de reivindicá-lo como sua herança para sempre. Não tenha medo de se lançar na plenitude do oceano do amor de seu Pai! Não tema dizer, com a alegria triunfante: "Eu sei em quem tenho crido, e estou persuadido de que Ele pode guardar o que eu lhe confiei".
Assim, também, você mais eficazmente promove a glória de seu Salvador. Uma vida de louvor e ação de graças será a melhor recomendação da religião que você professa. Se pudermos "cantar a canção do Senhor nesta terra estranha" de tristeza e exílio; então quem pode dizer, senão que os outros podem nos ouvir e, talvez, serem ganhos para se unirem a nós no nosso caminho? Mostre-lhes que o cristão não é sombrio, como é muitas vezes falsamente representado; mas que suas simpatias são mais voltadas para as coisas brilhantes da vida. Seu coração é livre para desfrutar a felicidade desta vida, porque está em repouso sobre o mérito de Outro. Se, como o homem no quadro de Bunyan, "ele tem o mundo atrás das costas", ele também tem uma "coroa de glória pendurada sobre sua cabeça!"
Que isto se manifeste em nossa vida diária, e então nossa luz "brilhe", para que o nome do Redentor seja exaltado. O mundo pode ver que somos portadores da cruz; que veja também em nós o cumprimento da promessa: "Em Mim tereis paz". Em todas as circunstâncias, sentiremos igualmente que a "alegria do Senhor é a nossa força".
Nada nos apoiará para suportar os "sofrimentos deste tempo presente", como a perspectiva da "glória futura a ser revelada em nós". Nada vai fortalecer tanto o nosso braço para o combate, como a presença do grande Capitão de nossa salvação. Vamos, então, orar sinceramente para que o "Deus da esperança nos encha de toda alegria e paz em crer, para que possamos abundar em esperança, pelo poder do Espírito Santo".
Nós nos demoramos nesta parte de nosso assunto, mas podemos ser justificados por sua indescritível importância, tanto para o indivíduo cristão quanto para a Igreja em geral. Cremos que nunca a Igreja de Cristo cumprirá a elevada e santa missão a que foi chamada, na evangelização do mundo; até que os seus membros aprendam mais plenamente a realizar os privilégios de sua adoção e se regozijarem na posse daquele "amor perfeito, que elimina o medo".
Mais uma vez, pedir-lhes-ia que se guardassem, queridos leitores, contra a religião do sentimento e da beleza estética, tão infelizmente prevalecente nestes nossos dias, e que possui tantos atrativos para os jovens. É difícil evitar a armadilha! É difícil acreditar que qualquer coisa prejudicial possa se esconder sob tudo que é adorável, a ponto de parecer ser uma verdadeira devoção.
Você já soube o que é adorar em uma igreja com seus vitrais, onde os silenciosos raios de sol atravessam a janela manchada, inundam o arco e o corredor com sua luz rica, mas suave, ou lançam uma glória radiante sobre o "sacerdote" ajoelhado que, em suas vestes brancas como a neve, ministra no "altar"? Você já ouviu as notas de algum velho canto ou hino, que, com sua longa e baixa intensidade de doçura quase sobrenatural, emociona até mesmo a sua própria alma? E quando os últimos ecos fracos desapareceram, e as santas palavras de oração e bênção quebraram o silêncio sagrado; você não sentiu que tal adoração estava correta; perto do ajuste para os "espíritos de homens justos aperfeiçoados"?
No entanto, cuidado! Pode parecer pouco caritativo remover o véu; pode parecer duro dizer que há veneno misturado no copo! No entanto, assim é. Veneno, não naquilo que encontra o olho; não em vitrais, nem em música, nem em sacerdote suplicando; mas no erro oculto de que essas coisas não são senão apenas externas. Tudo o que substitui o sinal pela coisa significada; a cruz por Aquele que foi oferecido sobre ela como um sacrifício pelo pecado; ou que leve o adorador a descansar em qualquer forma, mesmo a mais pura; em vez de subir para o Espírito e Vida; é e deve ser perigoso em sua tendência.
E, sem se aventurar nas águas turbulentas da controvérsia, apelamos apenas para a experiência, quando dizemos; não é isto, em muitos casos, o resultado do sistema ao qual aludimos? Cuidado, então, querido leitor, para que não sofra nada que possa se interpor entre a sua alma e Deus. Não deixe nenhum raciocínio, por mais enganoso que seja, nenhuma beleza de adoração externa, por mais atraente que seja; tentá-lo a abandonar seu firme controle sobre as Escrituras da verdade, ou seduzi-lo a deixar a "simplicidade que está em Cristo". "À lei e ao testemunho, se eles não falam segundo esta palavra, é porque não há luz neles."
Ore para que você possa ser mantido em humildade aos pés do Salvador; e possa "aprender dele". Ore para que, por Sua graça poderosa, Ele mantenha seus pés fora dos caminhos do erro e proteja você do mal que está no mundo. Acima de tudo, ore para que em seu próprio coração possa experimentar o poder de Seu Espírito para salvar e santificar. Assim, "mantendo-se no amor de Deus", terá a melhor salvaguarda contra as seduções do mero ensinamento humano.
Mas, sobre este assunto, mais uma palavra de cautela é necessária. Tome cuidado para que você não caia no perigo oposto de dureza e falta de caridade para com aqueles que diferem de você em pontos menores. Numa época em que a controvérsia religiosa corre infelizmente tão alta, é difícil evitar beber um pouco de sua amargura de espírito. Talvez a oração de nossa Igreja nunca tenha sido tão necessária como agora: "De toda falta de amor, Senhor, livra-nos!"
Não condene o bem juntamente com o mal; e, acima de tudo, não se deixe trair em preconceitos pessoais, que um conhecimento mais próximo com aqueles contra quem você os atribui, tão frequentemente mostram serem totalmente infundados. Lembre-se de que a piedade verdadeira e fervorosa pode consistir em ampla diferença de opinião em muitos pontos menores; e enquanto a natureza humana continuar como está, é impossível que todos os homens vejam as mesmas verdades através do mesmo meio.
Diferenças de temperamento e constituição natural, com os preconceitos da educação precoce; se combinam para lançar uma diferença de cor sobre aqueles que são essencialmente os mesmos. De modo que, até que você possa tomar o lugar de seu irmão, e ver com seus olhos; você não pode ser justificado em fazer um julgamento sobre ele. Uma mente não pode compreender ou sentir a força de muitas coisas, que pesam mais fortemente em outra. O frio e o fleumático, por exemplo, têm maravilhosamente pouca simpatia com o impressionável e otimista, cujas naturezas são mais prontamente exteriorizadas.
Há um, e um só, que pode olhar para as profundezas de cada coração humano, e julgar com conhecimento perfeito cada circunstância que teve uma parte no que está escrito lá. Mas, quanto a você; você deve pronunciar um veredicto contra um pecador companheiro, que, por qualquer coisa que você possa dizer; pode ser encontrado nas mansões celestiais, se, pela misericórdia de Deus, alcança-las você mesmo?
Se, no entanto, você tiver sido realmente ensinado "como um bebê recém-nascido a desejar o leite sincero da Palavra", você deixará com prazer o nutrimento mais questionável da disputa religiosa para aqueles cuja vocação e inclinação pode levá-los a ela. Quando você olhar para o seu próprio coração, encontrará trabalho suficiente para fazer, sem entrar desnecessariamente na discussão de assuntos de debate; e também verá o suficiente de sua pecaminosidade e poluição para ensiná-lo a suportar muito pacientemente as fraquezas dos outros.
Lembre-se que o zelo pela doutrina religiosa, nem sempre é zelo pelo próprio Cristo. Muitos que não manifestam a falta do primeiro, dão provas, pela sua condenação forte e zangada daqueles que não pensam como eles, que eles sabem pouco do verdadeiro espírito do segundo. Eles estão longe, muito longe, de exibir a "mansidão e humildade de Cristo".
Nada tem tanta tendência para amortecer a vida espiritual, e para promover sentimentos de autorretidão e orgulho, como disputa raivosa, mesmo que seja pela "fé, uma vez entregue aos santos".
Seja grato, então, que você não é colocado no front da batalha, onde o dever obrigaria você a cingir sua espada e lutar. Seja grato por ter o privilégio de tomar, diretamente da mão do verdadeiro "Pastor de sua alma", o alimento que lhe convém. "Alimente-a em seu coração pela fé com ações de graças". Somente assim, vocês "crescerão na graça e no conhecimento de seu Senhor e Salvador Jesus Cristo".
Mas, faltou um pouco da nossa intenção original, que era antes falar da vida interior, quieta e escondida do olho do homem, do que das disputas que tão desgraçadamente perturbam a paz da Igreja visível de Cristo. No entanto, em reflexão, uma conexão mais próxima pode ser discernida entre os dois do que se poderia imaginar à primeira vista.
Se o que é interior é para ser preservado em saúde e vigor; então ele deve ser zelosamente protegido de qualquer influência perniciosa de fora. Estes são tempos de provação e perigo, exigindo vigilância proporcional contra o erro em qualquer uma das suas muitas e sedutoras formas. A única segurança deve ser encontrada em um espírito de dependência infantil do ensino celestial, e na oração, oferecida com sinceridade sem reservas, "Salva-me; e eu serei salvo!"
Mantenha firme as grandes verdades fundamentais do evangelho; as que afetam as almas que estão diante de Deus; e em assuntos menores você pode se dar ao luxo de suspender seu julgamento. Deixe-o para outras cabeças mais sábias, mas "continue nas coisas que aprendestes e recebestes"; agarrando-se àquela Palavra inspirada, que contém todas as coisas necessárias para nos tornar "sábios para a salvação".
Sobre isso, não precisamos ampliar mais, mas preferimos lembrar aos nossos leitores que há apenas uma maneira de desvendar essas perplexidades no dever e, com elas, muitos dos problemas mais difíceis da experiência interior.
É em busca desse olho único e indivisível objetivo para a glória do Salvador, que se pode suavizar as muitas pequenas rudezas e aborrecimentos que encontramos no nosso caminho diário. Quando o amor constrangedor de Jesus reina em nossos corações; aprendemos a deleitar-nos com qualquer trabalho e a gloriar-nos em qualquer sacrifício pelo qual esse amor possa ser mais claramente manifestado. Estamos prontos a cortar a mão direita, a arrancar o olho direito, a lutar com o pecado que nos acomete e a crucificar o ídolo do coração; segundo a vontade daquele cuja vida foi voluntariamente entregue por nós!
E é somente então que nossos esforços na causa de Cristo podem ser bem sucedidos. As palavras que falamos para Deus devem chegar quentes e frescas das profundezas de nossa própria experiência viva e pessoal; ou elas cairão frias e mortas sobre os corações dos outros. Nosso discurso pode ser sobre as coisas do reino; mas pode não ministrar graça aos ouvintes, a menos que seja "temperado com sal". É quando "falamos o que conhecemos e testificamos o que vimos"; quando nosso coração está manifestamente no Céu para que todos possam tomar "conhecimento de que nós estamos com Jesus"; que o poder real de nossa religião é mostrado e sentido. Então o mundo é convencido, mesmo pelo que não pode amar; e o próprio povo de Deus é edificado e fortalecido.
Se, então, você deve ter sua lâmpada para brilhar como uma luz neste mundo escuro, lembre-se que ela deve ser alimentada diariamente com o óleo fresco do Espírito. Vigie o seu próprio coração. Veja a sua própria vinha. Ore sem cessar; esteja atento; acima de tudo, seja sincero. Não fique satisfeito com ter um "nome para viver enquanto está morto"; mas procure ter sua vida verdadeiramente "escondida com Cristo em Deus". Oh, orem por uma grande medida de graça, para que seu vaso de barro possa ser "cheio de toda a plenitude de Deus". Caminhe perto dele em comunhão santa, esforçando-se sempre para perceber a presença de Seu Espírito, que, como um templo do Espírito Santo, você possa se abster da aparência do mal.
É uma coisa abominável viver longe de Deus; ser numerado entre os filhos; e ainda ser incapaz de olhar para Ele com confiança e dizer: "Meu Pai, que está no Céu". Não podemos aguentar a Colina da Dificuldade com a carga sobre nossas costas. Deve ser deixado primeiro na Cruz, e depois, libertado do peso do pecado, e podemos ir de "força em força", até que finalmente "apareçamos em Sião diante de Deus".
Novamente nós dizemos: não permita que a mancha do pecado não perdoado repouse sobre a sua consciência, mas mantenham-na sempre sensível por abordagens constantes à "fonte aberta para o pecado e impureza". Lá você pode ser lavado diariamente da impureza que você deve necessariamente ter em sua passagem através do mundo. Sem isso, seu cristianismo será sempre anão e atrofiado em seu crescimento. Você "aprenderá sempre; mas nunca poderá chegar ao conhecimento da verdade". Você gastará toda a sua fé em lançar os alicerces da esperança; e terá pouco tempo para aqueles exercícios celestiais da fé adulta, que se encaixam na alma para morar entre as glórias prospectivas e as purezas da salvação aperfeiçoada.
Nós não desejaríamos vê-lo assim, caro leitor. Preferiríamos que você se regozijasse na esperança, habitando sempre no lugar secreto de comunhão com Deus, e permanecendo em paz sob a sombra de Suas asas.
Acreditamos que os filhos de Deus necessitam neste momento de ser especialmente e solenemente lembrados daquele "outro Consolador" que o Salvador enviou para fornecer a Seu povo o lugar de Sua presença pessoal entre eles. Nós vivemos sob a dispensação do Espírito; mas somos inconscientes do nosso privilégio ao fazê-lo? De quantas pessoas poderia esta pergunta ser feita, "Você recebeu o Espírito Santo desde que você acreditou?" E quantos, infelizmente! Poderiam responder sinceramente que, embora tenham realmente ouvido dizer que "há um Espírito Santo", contudo eles pouco pensaram em Seu trabalho e ofício, e raramente buscaram Sua graça vivificante!
Podemos, então, nos perguntar se nossa fé é fraca e nosso amor é frio? Podemos nos maravilhar se o nosso trabalho por Cristo é tão frequentemente mal sucedido? Pois nunca pode haver um padrão elevado de santidade pessoal, ou utilidade real em nossos dias e gerações; até que esta comunhão do Espírito Santo seja buscada e desfrutada. Nunca as epístolas vivas se destacam em toda a sua clareza diante dos olhos de um mundo incrédulo; até que sejam vistas como sendo escritas pelo "Espírito do Deus vivo".
Nos primeiros dias da igreja, os Apóstolos eram "dotados de poder do alto", para a obra a que foram chamados. Aqui reside o segredo de sua santa influência em todas as épocas desde então. E esse poder já não existe? Não pode ser dado também aos cristãos britânicos do século XIX ser "cheios do Espírito"; para "andar no Espírito"? Sim, verdadeiramente, porque o tesouro da bênção ainda está cheio, até transbordar. Mas "eles não têm, porque não pedem". Que eles "peçam para que eles possam receber", e assim "sua alegria será plena". Assim serão fortalecidos com toda a força para a guerra interior, e levarão vida, luz e cura a um mundo que "está nas trevas e na sombra da morte".
O tempo se aproxima quando a guerra será concluída, e a vitória ganha; quando o deserto será trocado pela casa do Pai e a "leve aflição" pela "plenitude da alegria". Sejam pacientes, então, meus amigos, para a vinda do Senhor. Somente ore, esforce-se, viva somente; para que, quando Ele vier, você possa ser "achado por Ele em paz, sem mácula e irrepreensível".
Viva, para deixar uma marca atrás de você. Viva, para que outros possam ser o melhor e o mais feliz para a sua vida. Viva, para que a morte seja para você, senão um "incidente na mortalidade"; não morrendo, mas indo para casa aos braços de seu Pai, para receber a acolhida do amado filho que esteve há muito ausente em um país distante, mas que agora volta a ficar em repouso para sempre!


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
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