Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O tempo e a amizade verdadeira
Sobre amigos
Renata Curi

O tempo e a amizade verdadeira


Em um dia de calor intenso, a conversa com uma prima muito querida, descontraidamente dentro da piscina, foi a respeito de amigos que , de repente, se afastaram. Ou, talvez, sejamos nós mesmas que perdermos o interesse quando percebemos no outro as mudanças que não nos agradam.

Algumas raras pessoas permanecem inalteradas, mas a verdade é que a vida traz mudanças necessárias e o amadurecimento não vem ao mesmo tempo e tampouco as reações são as mesmas para todos.

Assim, basta uma frase expressando impaciência com problemas que antes eram debatidos por horas ao telefone - hoje, whatsapp - , para que o receptor perca também a vontade de continuar a conversa. Exemplo; o solteiro sem filhos não se interessa tanto pelos problemas de casamento ou de creche...

Pode ser um afastamento temporário - bem definido, pela minha prima, como CICLO - ou definitivo. E, na minha opinião, quando a amizade é verdadeira, eis o que se torna mais provável:

1 - O verdadeiro amigo pode estar temporariamente impaciente com os seus problemas, por não estar conseguindo lidar com os seus próprios obstáculos. Assim que conseguir respirar, vocês voltarão a ter contato, e a intensidade da amizade será a mesma.

2 - O verdadeiro amigo pode estar definitivamente mudado, e então cabe a voce verificar se consegue readaptar essa nova realidade aos seus conceitos. Isso também pode levar um periodo temporário.

3 - O verdadeiro amigo pode estar sem condições financeiras para manter o contato - sem carro, sem subsídios para encontros em bares ou festas, etc.

Em qualquer das três hipóteses, penso que é fundamental evitar os famosos comentários, julgando as mudanças.

Por outro lado, existe uma probabilidade de uma amizade, mesmo de longa data, não ser verdadeira, quando:

1 - O seu suposto amigo de longa data nunca é verdadeiro com você. É frequente a mentira como desculpa para evitar encontros, ou os encontros serem sempre do estilo 'não posso demorar, estou já com o pé para voltar'. E você finge acreditar em qualquer motivo.

2 - O seu suposto amigo de longa data nunca te atualiza de fatos felizes ou mesmo importantes acontecimentos da vida dele, enquanto você deseja sempre compartilhar os seus momentos.

3 - O seu suposto amigo não consegue lidar com as suas fraquezas, criticando-as diante de outros amigos, agindo como se ele fosse infalível e superior.

4 - Em uma sociedade,quando diante de clientes, o seu suposto amigo está preocupado em falar no singular ao invés de em nome da equipe, demonstrando a terceiros que não existe sintonia. A verdadeira amizade buscaria a resolução dos problemas em particular.

Enfim, que as amizades verdadeiras possam ser preservadas!



Biografia:
Advogada e roteirista, tem a intenção de conseguir através de artigos jurídicos, poemas, poesias, letras de música, roteiros ou contos, transmitir um pouco das experiências que teve , que presenciou, que estudou ou que ouviu dizer...ao mundo.
Número de vezes que este texto foi lido: 52839


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Narcisista apaixonado Renata Curi
Discursos Sobre decepções Renata Curi
Artigos GRITOS Renata Curi
Poesias Jeito incauto Renata Curi
Poesias Julho Renata Curi
Poesias Mania Renata Curi
Poesias Risada Renata Curi
Poesias Broto de Paixão Renata Curi
Jurídicos Alienação Parental Renata Curi
Artigos O tempo e a amizade verdadeira Renata Curi

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56725 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54750 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última