Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O tempo e a amizade verdadeira
Sobre amigos
Renata Curi

O tempo e a amizade verdadeira


Em um dia de calor intenso, a conversa com uma prima muito querida, descontraidamente dentro da piscina, foi a respeito de amigos que , de repente, se afastaram. Ou, talvez, sejamos nós mesmas que perdermos o interesse quando percebemos no outro as mudanças que não nos agradam.

Algumas raras pessoas permanecem inalteradas, mas a verdade é que a vida traz mudanças necessárias e o amadurecimento não vem ao mesmo tempo e tampouco as reações são as mesmas para todos.

Assim, basta uma frase expressando impaciência com problemas que antes eram debatidos por horas ao telefone - hoje, whatsapp - , para que o receptor perca também a vontade de continuar a conversa. Exemplo; o solteiro sem filhos não se interessa tanto pelos problemas de casamento ou de creche...

Pode ser um afastamento temporário - bem definido, pela minha prima, como CICLO - ou definitivo. E, na minha opinião, quando a amizade é verdadeira, eis o que se torna mais provável:

1 - O verdadeiro amigo pode estar temporariamente impaciente com os seus problemas, por não estar conseguindo lidar com os seus próprios obstáculos. Assim que conseguir respirar, vocês voltarão a ter contato, e a intensidade da amizade será a mesma.

2 - O verdadeiro amigo pode estar definitivamente mudado, e então cabe a voce verificar se consegue readaptar essa nova realidade aos seus conceitos. Isso também pode levar um periodo temporário.

3 - O verdadeiro amigo pode estar sem condições financeiras para manter o contato - sem carro, sem subsídios para encontros em bares ou festas, etc.

Em qualquer das três hipóteses, penso que é fundamental evitar os famosos comentários, julgando as mudanças.

Por outro lado, existe uma probabilidade de uma amizade, mesmo de longa data, não ser verdadeira, quando:

1 - O seu suposto amigo de longa data nunca é verdadeiro com você. É frequente a mentira como desculpa para evitar encontros, ou os encontros serem sempre do estilo 'não posso demorar, estou já com o pé para voltar'. E você finge acreditar em qualquer motivo.

2 - O seu suposto amigo de longa data nunca te atualiza de fatos felizes ou mesmo importantes acontecimentos da vida dele, enquanto você deseja sempre compartilhar os seus momentos.

3 - O seu suposto amigo não consegue lidar com as suas fraquezas, criticando-as diante de outros amigos, agindo como se ele fosse infalível e superior.

4 - Em uma sociedade,quando diante de clientes, o seu suposto amigo está preocupado em falar no singular ao invés de em nome da equipe, demonstrando a terceiros que não existe sintonia. A verdadeira amizade buscaria a resolução dos problemas em particular.

Enfim, que as amizades verdadeiras possam ser preservadas!



Biografia:
Advogada e roteirista, tem a intenção de conseguir através de artigos jurídicos, poemas, poesias, letras de música, roteiros ou contos, transmitir um pouco das experiências que teve , que presenciou, que estudou ou que ouviu dizer...ao mundo.
Número de vezes que este texto foi lido: 52846


Outros títulos do mesmo autor

Músicas Sanidade Renata Curi
Contos Casamento moderno Renata Curi
Crônicas O não e a virgula Renata Curi
Poesias Sussurros dos Manipuladores Renata Curi

Páginas: Primeira Anterior

Publicações de número 11 até 14 de um total de 14.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
🔴 Atila, o rei dos energúmenos - Rafael da Silva Claro 26 Visitas
87 anos da morte de Noel Rosa - Vander Roberto 21 Visitas
RH ruins e etaristas - Vander Roberto 20 Visitas
O desatre no RS em Maio/2024 - Vander Roberto 17 Visitas
🔴 Os esquerdistas invadem a América - Rafael da Silva Claro 17 Visitas

Páginas: Primeira Anterior