O primeiro indício de maturidade se chama "descomplicação". Isso mesmo... e, caso você seja um apreciador desta palavra, seja bem-vindo ao universo das pessoas com mais de 30!!!
Antigamente, gastávamos nosso tempo pensando em coisas mais complicadas, em raciocínios extensos e amontoados de frases intermináveis. Hoje, porém, preferimos a vida ao acaso, os amores mais fáceis (não no sentido pejorativo da palavra), as viagens de última hora e os sonhos ao extremo.
Descomplicamos a vida por um simples motivo: atingimos a maturidade suficiente para entender que, na verdade, não é ela a grande vilã, mas a utopia incessante de nossos pensamentos imaturos. Quem dera se, na adolescência, pensássemos da mesma maneira, não é mesmo?
Hoje, não desejamos mais ter e nem nos envolver com pessoas e coisas não resolvidas e isso se mede a partir do momento que o não resolvido torna-se prioridade na vida do outro. Neste caso, "pule fora" na primeira oportunidade.
Pessoas descomplicadas se amam demais, se envolvem demais, oferecem flores, são generosas e não se metem em desculpas desmedidas. Afinal, foi-se o tempo em que era necessário dar um golpe no destino para atingir quaisquer objetivos.
Pessoas descomplicadas não têm tempo para "dar um tempo", são sinceras ao extremo, dizem sim ou não com toda sua objetividade e não escrevem nas entrelinhas, para que nada fique subentendido. Aliás, esta é uma palavra complicada demais, já que leva em consideração a opinião alheia e, neste caso, pode ser qualquer coisa, exceto o necessário.
Pessoas descomplicadas não acreditam mais em príncipes encantados ou amores eternos, apenas vivem e, caso eles apareçam, "eureka"!! E não é que existiam de verdade!!!
O grande barato da vida consiste na liberdade de expressão e sentimento e, neste caso, por que ter que submeter-se à imensidão de subjetividade pela qual estivemos inseridos por tanto tempo? As coisas teriam sido bem mais fáceis se, desde o início, costumássemos descomplicar, mas insistimos nas "entrelinhas"...
Sendo assim, não nos tornamos mais fáceis ao sermos simples e objetivos, apenas encurtamos caminhos que, por vias do destino, poderiam durar mais uma centena de anos para se realizar e, neste caso, seria uma grande complicação.
A maturidade nos faz enxergar a vida com mais pressa e, complicá-la com desculpas ou um amontoado de subjetividade, fará com que ela seja apenas mais uma fase que, ao invés de proporcionar bem-estar e felicidade, permanecerá nos mesmos preceitos da perturbadora adolescência. Portanto, descomplique-se dos moldes antigos e envolva-se com sua nova fase. Afinal, será ela a sua grande companheira pelos próximos anos!!
|