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O Poder e a Forma
J. C. Philpot

Título original: The Power and the Form


Por J. C. Philpot (1802-1869)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


"Tendo a forma de piedade, mas negando o poder dela. Destes afasta-te." (2 Timóteo 3: 5)

Escrevendo a seu filho amado, Timóteo, Paulo nesta Epístola lhe diz que "nos últimos dias virão tempos perigosos". Mas por que os "últimos dias" seriam particularmente "perigosos"? Ele diz: "Porque os homens serão amantes de si mesmos, avarentos, fanfarrões, orgulhosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios", e assim por diante. Mas, os homens não foram sempre assim? Houve alguma vez um tempo conhecido quando os homens não foram "amantes de si mesmos, cobiçosos, fanfarrões, orgulhosos, blasfemos?" A raiz desses males está tão profundamente assentada no homem caído, que esses frutos devem aparecer continuamente.
Por que, então, o apóstolo deve apontar os "últimos dias" como particularmente "perigosos", quando os homens foram sempre como ele os descreve aqui? A razão é, "tendo uma forma de piedade, mas negando o poder dela". Foi o que tornou os últimos dias "perigosos"; porque os homens já não seriam como ele os descreve neste catálogo tenebroso aberta e profanamente como antes, mas seria coberto pela máscara da profissão. Foi isso que os tornou perigosos, isto é, perigosos para o povo de Deus, para que não fossem enredados e enganados por isso.
Com a bênção de Deus, com a intenção de comunicar meus pensamentos e sentimentos nessas palavras com mais clareza e inteligibilidade, adotarei cinco divisões principais do assunto.
Só Deus, eu bem sei, pode dar a bênção. Tentarei mostrar-
I. O que é a piedade.
II. Qual é o poder da piedade.
III. Qual é a forma.
IV. O que é negar o poder.
V. A exortação, " Destes afasta-te."

I. O que é a piedade.
A piedade nas Escrituras do Novo Testamento parece ter dois significados distintos. Às vezes, significa toda a obra da graça sobre o coração; tudo o que faz um homem manifestar ser um filho de Deus; em uma palavra, o que chamamos de "religião experimental", com todos os frutos que a acompanham. Por exemplo, "a piedade com contentamento é grande ganho" (1Tm 6: 6). "A piedade é proveitosa para todas as coisas, tendo a promessa da vida que agora é e da que há de vir" (1 Tm 4: 8). "Exercita-te na piedade" (1 Tm 4: 7). "De acordo com o seu divino poder nos deu todas as coisas que pertencem à vida e à piedade" (2 Pe 1: 3). "Sim, e todos os que viverem piedosamente em Cristo Jesus, sofrerão perseguição" (2 Tm 3:12).
Mas, há outras passagens nas quais a palavra piedade parece ter um significado mais limitado. Por exemplo, quando o apóstolo exorta Timóteo a perseguir certas graças cristãs - "Segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão" (1Tm 6:11); a piedade não significa a totalidade da religião experimental, mas um ramo particular dela, ou seja, a devoção de coração ao Senhor. Assim também encontramos o apóstolo Pedro dizendo: "Com toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, o conhecimento, e ao conhecimento, a temperança, à temperança, a paciência, à paciência, a piedade, à piedade, bondade" (2 Pe 1: 5-7). A piedade é aqui mencionada como um fruto distinto da obra do Espírito sobre o coração. Usada neste sentido, eu entendo isso como significando, essa devoção de coração ao Senhor que é o efeito do ensino divino na alma.
Pode-se perguntar, então: "Em que sentido você entende o termo piedade no texto?" Respondo-lhe que entendo toda a obra do Espírito sobre a alma, os ensinamentos de Deus no coração, tudo o que é geralmente transmitido pela expressão, religião experimental, com todos os frutos e consequências que brotam daquele divino trabalho. Assim, a piedade neste sentido tem uma significação muito abrangente. Abrange toda a religião experimental; inclui toda a obra da graça do primeiro ao último, desde os primeiros ensinamentos do Espírito no coração do novo convertido, até os últimos aleluias do santo expirante. E não só isso, mas compreende todos os frutos e manifestações externas da obra da graça sobre a alma. Assim, neste sentido, a piedade tem uma significação muito extensa; e, portanto, muitos ramos espirituais serão encontrados crescendo a partir deste profundo e amplo caule.
1. "Piedade", portanto, compreende, em primeiro lugar, aquela obra divina, que é chamada nas Escrituras de arrependimento. Quais eram as principais características do ministério de Paulo? Ele nos diz, que ele pregou "arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo" (Atos 20:21). Estes foram os dois pontos principais que ele pregou. Onde quer que haja piedade no coração de um homem, em outras palavras, onde quer que haja uma obra de graça na alma, deve haver arrependimento.
O que é arrependimento? A convicção do pecado produzida pela operação do Espírito sobre a consciência, penetrando a alma com a culpa da transgressão, e criando autoaversão e autoaborrecimento por causa dos males manifestados de nossos corações, lábios e vidas. Honestas confissões de nossos pecados no escabelo da misericórdia; um coração quebrantado e um espírito contrito; uma alma verdadeiramente penitente, derretida, dissolvida e depositada em lágrimas de tristeza piedosa aos pés de Cristo, acompanhará sempre esse arrependimento para a vida, que é o dom de Jesus.
2. Ainda - se a "piedade" compreende toda a obra da graça sobre o coração, ela também deve incluir a fé em Cristo. De onde brota a fé em Cristo? É o dom de Deus; como lemos: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2: 8,9).
Mas, quando começamos a crer em Cristo? Quando há primeiro alguma fé real em nosso coração em direção ao seu precioso nome. Quando há alguma revelação espiritual dele para a alma; quando há alguma descoberta divina de sua Pessoa, seu sangue, sua justiça, seu amor, sua graça, sua glória - quando estes são trazidos com um divino testemunho pela unção celestial do Espírito no coração, então a fé brota. Logo que Jesus mostra seu rosto adorável e se manifesta na alma, a fé brota para recebê-lo, abraçá-lo e trazê-lo ao coração em seu sangue expiatório, amor moribundo e graça justificadora.
3. O amor aos irmãos é também outra característica da "piedade". Pois por isto "sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos" (1 Jo 3:14). Se há fé em Cristo, deve haver amor a Cristo; um não pode existir sem o outro. E se houver amor para aquele que gerou, deve haver amor para aqueles que são gerados por ele. Se, pois, vimos Cristo pelos olhos da fé, e essa visão tem atraído para si as afeições do nosso coração, devemos amar a sua imagem onde quer que a vejamos; e o amor, o amor puro, precisa fluir do nosso coração para essa imagem, embora as circunstâncias externas possam diferir, ou o que quer que possa ser desagradável para o olho natural. Amamos a Cristo, embora o vejamos debaixo dos trapos de um mendigo. As características de Cristo são sempre adoráveis ​​para aqueles que conhecem Cristo, por mais desfigurados e degradados que possam ser aos olhos do mundo; e não podemos deixar de amá-las, onde quer que as vejamos, visivelmente manifestadas no coração e na vida daqueles que são dele.
4. Se a "piedade" significa a obra do Espírito sobre a alma, também deve compreender o espírito de oração, que é o ramo principal do ensino divino. Adorar, portanto, a Deus "em espírito e em verdade", aquele fluir de desejo no coração, pleiteando com ele no escabelo da misericórdia, implorando a ele que seja gracioso, com a fome, a sede, a respiração da alma, procurando sua abençoada presença e poder manifestado, que brotam das operações secretas do Espírito sobre o coração – tudo isto faz parte dessa "piedade" que é "proveitosa para todas as coisas".
5. Também deve compreender, o significado da piedade, o temor do Senhor, que é "o princípio da sabedoria". Pois, se "piedade" significa toda a obra do Espírito sobre o coração, abraçará o princípio, assim como o fim; incluirá em seus braços espaçosos toda a família vivificada de Deus; e, portanto, precisa compreender os primeiros ensinamentos do Espírito ao suscitar o temor divino, ao tornar a consciência viva e terna, ao imprimir à alma uma piedosa reverência ao santo nome de Jeová e a imprimir sobre o coração um sentimento de suas temíveis perfeições e temível Majestade.
6. Também compreenderá tudo o que brota da obra do Espírito sobre a alma; abnegação, mortificação do pecado, crucificação da carne, separação do mundo, morte para as coisas do tempo e do sentido, vida de devoção ao Filho de Deus. Ela compreenderá ainda os frutos da obra do Espírito sobre o coração, tais como bondade, liberalidade aos irmãos, coração aberto e mão aberta; andando consistente e devotadamente com nossa profissão, evitando a própria aparência do mal; não dando lugar aos adversários de Cristo para que não tragamos um opróbrio sobre a causa, mas vivendo como na presença do Senhor e com um sentido do seu olhar continuamente sobre nós.
Em uma palavra, como a "piedade" abrange toda a obra do Espírito sobre o coração, desde seus primeiros ensinamentos e vivificantes até que a alma finalmente sai em paz, com todos os frutos e graças que fluem dela, ela deve ser uma expressão mais abrangente.
II. Qual é o PODER da piedade. Mas, você vai observar, que o texto fala do poder da piedade. A divindade, e o poder dela, então, são duas coisas distintas. Por exemplo, o Senhor tem em misericórdia vivificado sua alma, e fez Cristo precioso para o seu coração; ele tem em misericórdia feito isso para você, que o salvará com uma salvação eterna. Mas, você está sempre sob o "poder" desta piedade? Não devemos confessar, se falarmos honestamente, que as épocas e ocasiões em que o poder é sentido em nossos corações são comparativamente muito raras? Se Deus realmente implantou o Espírito abençoado em seus corações; se seus corpos são os templos do Espírito Santo; se Jesus habita em vocês, e é em vocês "a esperança da glória", nunca estão destituídos de piedade. Mas, muitas vezes você está destituído do "poder da piedade". Por exemplo -
1. Você não está muitas vezes destituído do poder de se arrepender e confessar seu pecado diante de Deus? A consciência não leva muitas vezes à vista uma retrospectiva melancólica dos pensamentos carnais, dos desejos maus, das imaginações vãs, das palavras tolas, dos discursos frívolos e de todo esse catálogo de males, aquela conta enorme que o temor piedoso arquiva às vezes no nosso interior, e que é visto em todos os nossos afastamentos da vida de Deus? Mas, você é capaz de se arrepender? Você consegue se sentir cortado até o coração? Você é capaz de chorar e suspirar porque a consciência traz contra você essa longa acusação? Você pode sempre sentir sua alma derretida com tristeza por causa disso? Vocês são sempre capazes de sentir contrição porque são orgulhosos, mundanos, cobiçosos, por tudo o que é mau, tudo o que é odioso aos olhos de Deus?
Mas, então, há momentos e épocas em que o Senhor se agrada de trabalhar sobre a consciência, mover e mexer a alma, tocar o coração com seu dedo gracioso - então o arrependimento e a tristeza divina fluem. É conosco como com a rocha que Moisés atingiu. Havia água na rocha; mas precisava ser batida com a vara antes que as águas fluíssem para fora. Assim, possamos ter a graça do arrependimento em nossas almas; mas exige que a mão divina golpeie a rocha, para fazer brotar as águas da tristeza divina.
2. Assim, com relação à fé em Jesus. Se o Senhor sempre nos abençoou com fé no Senhor Jesus Cristo, nunca deixamos de crer nele. Mas, muitas vezes há uma aparente suspensão dessa fé. E precisa do mesmo poder todo-poderoso que primeiro o criou para extraí-lo em ação e exercício vivos. Aquele que possui fé possui "piedade"; mas é somente quando a fé é atraída para olhar e viver do Senhor Jesus Cristo, que temos o "poder da piedade".
3. Ainda, se alguma vez amou a Jesus com um afeto puro; se alguma vez o sentiu próximo, querido e precioso para sua alma, esse amor nunca pode ser perdido de seu coração. Ele pode permanecer adormecido; pode não ser doce no exercício; mas lá está. "Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema" (1 Cor 16:22). Você estaria sob esta maldição se o amor do Senhor Jesus Cristo morresse em seu coração.
Mas, este amor está muitas vezes dormindo. Quando a mãe, às vezes, vigia o berço e olha para seu bebê dormindo com indizível afeição, a criança não sabe que a mãe está observando seu sono; mas quando acorda, é capaz de sentir e devolver as carícias de sua mãe. É assim com a alma, às vezes, quando o amor no coração é como um bebê dormindo no berço. Mas, o bebê abre os olhos, e vê a mãe sorrindo sobre ele, ele retorna os sorrisos, ela estende seus braços para abraçá-lo. Assim, quando vemos o rosto de Jesus se inclinar para imprimir um beijo de amor, ou deixar cair alguma doce palavra no coração - há um fluxo para ele de amor e afeto - este é o poder do amor a Cristo.
4. Não é assim com o amor aos irmãos? Não somos muitas vezes frios e mortos para com eles, senão muito pior, mesmo para sentir inimizade contra eles? Talvez quando os vimos descendo uma rua, fomos para o outro lado, para evitar encontrá-los. Tal é a aversão da nossa mente carnal, às vezes até mesmo para com o mais altamente favorecido do povo de Deus. Mas, sejamos trazidos à sua companhia; deixe a conversa girar sobre as coisas espirituais; que falem dos sentimentos de sua alma; digam um pouco do que sabem e sentem das coisas divinas; e temos experimentado uma medida do mesmo, de uma só vez toda a frieza, reserva, suspeita e inimizade fogem como as montanhas diante da presença do Senhor – e o amor, a união, a bondade, a ternura e a simpatia cristã são doce e abençoadamente experimentadas. Este é o poder do amor cristão.
5. Assim é com a oração. Eu não sei como é com você; mas sei que a verdadeira oração não está sob o meu comando. Não posso, Deus me livre, deixar de dobrar os joelhos diante do trono da divina Majestade. Mas, posso ordenar desejos espirituais e celestiais? Posso criar sentimentos de anseios e suspiros pela sua presença manifestada? Posso produzir uma mente fixada em coisas eternas? Posso despertar fome e sede pelo seu amor manifestado? Posso comandar essa fé em Jesus, com a qual somente posso me aproximar dele? Posso me dar acesso à presença do Rei dos reis e ter uma doce manifestação na minha alma que ele está me ouvindo e me respondendo? Posso abrir uma porta para expressar meus desejos, ou levantar uma confiança segura de que o Senhor os cumprirá? Eu não posso.
Mas, há épocas e ocasiões em que o Senhor, o Espírito, tem prazer em respirar sobre o coração do crente. A graça da oração não está mais morta em sua alma do que a graça do arrependimento, ou a graça da fé, ou a graça do amor. Porém, as coisas vivas, os atos espirituais e os derramamentos da alma, muitas vezes ficam dormentes no seio do santo. Mas, quando o Senhor se agrada de nos dar um espírito de oração; quando ele tem o prazer de nos ofuscar em alguma medida com sua presença sentida e atrair os desejos de nossas almas para si mesmo, então orar é de fato um doce prazer para a alma. E oramos, não porque seja nosso dever, nem porque seja nosso privilégio; mas porque flui livremente no seio de uma oração em que temos um Deus que ouve e que responde à oração. Este é o poder da oração.
6. Assim, no que diz respeito aos diferentes frutos pelos quais a "piedade" é sempre acompanhada. Eu posso sair do mundo; eu posso me separar de todo mal exterior; eu não posso ser enredado com os prazeres e divertimentos com os quais os filhos dos homens agradam suas mentes vãs, Não mais posso fazer muitas coisas que parecem ser o resultado e o fruto da obra do Espírito sobre o meu coração; e, no entanto, nenhum poder divino, de onde somente eles brotam corretamente, pode ter sido comunicado ao meu coração.
Mas, quando, por outro lado, pelo poder de Deus descansando sobre mim, aplicando uma parte de sua palavra, como "separa-me e serei separado", posso sair do mundo; quando eu sou capaz de odiar cada pecado pelo funcionamento de uma consciência terna; quando eu sou capaz de vencer as tentações pelo temor de Deus como uma fonte de vida para afastar-me das armadilhas da morte; quando eu sou habilitado assim pela graça de Deus e ensino, e sob a operação especial do Espírito de Deus sobre o meu coração e consciência para andar como convém ao cristão, então eu tenho o poder da piedade.
Assim, há uma distinção sempre a ter em mente entre a "piedade" e o "poder da piedade". Vocês que nascem de Deus, que têm os ensinamentos de Deus em sua alma, nunca são destituídos de "piedade". Se você fosse, você seria um povo ímpio. Mas, muitas vezes você está destituído do "poder da piedade", e das doces manifestações, abençoadas vivificações e preciosas descobertas do Espírito.
III. Qual é a FORMA. Mas, há também uma coisa como a forma. Aqui chegamos à distinção entre o povo de Deus e meros professantes vazios, que não têm nada da vida e ensinamentos de Deus em suas almas. Vocês que são o povo de Deus muitas vezes podem escrever coisas amargas contra si mesmos porque não sentem o poder da piedade; mas, isso não prova que vocês não sejam pessoas piedosas. Se alguma vez você teve arrependimento para a vida; se alguma vez creu no Senhor Jesus Cristo; se alguma vez o sentiu precioso para a sua alma; se alguma vez amou os irmãos com coração puro fervorosamente; se alguma vez orou com um coração sincero e espiritualmente ensinado, você é um do povo piedoso, embora não sinta frequentemente o poder das abençoadas operações e comunicações celestiais do Espírito vital e divino no seu interior.
Mas, então, há aqueles que não têm "piedade", nem "o poder" dela. Eles têm apenas a "forma". E qual é a forma? Ora, uma forma é uma aparência exterior, apenas a pretensão da coisa sem a realidade. E é isso que torna os últimos dias tão "perigosos" - porque deve haver uma profissão tão ampla; que haverá muitos que se aproximam da verdade, e que ainda não sejam participantes da verdade; que se aproximam tão perto dos limites da piedade, que nunca foram trazidos sobre a linha da piedade vital. É porque há tantos que têm a forma sem o poder, que torna os últimos dias tempos perigosos para o povo de Deus, para que não sejam enredados no mesmo laço e enganados por falsas pretensões.
Se este for o caso, então, esta forma de piedade deve chegar muito perto da genuína. Não é perigoso para o filho de Deus ver uma pessoa adorando ídolos. Não é perigoso para o filho de Deus ver milhares se aglomerando em uma casa de reunião de mera adoração mística; nem perigoso ver centenas aprovando uma mistura heterogênea de livre arbítrio e graça livre; nem perigoso ouvir um homem pregando as doutrinas da graça, e zombando da experiência sentida delas. Estes vários graus de erro e ilusão não são perigosos para o povo de Deus, porque geralmente eles não são enganados por eles.
Mas, quando duas coisas quase se assemelham, há o perigo; para que o veneno não seja confundido com o remédio. Assim, o perigo reside na profissão amplamente difundida da verdade experimental, pois é a única que merece o nome de "piedade", para que na ampla profissão de verdade experimental não nos enganemos, ou outros nos enganem, pela forma sem o poder.
Parece-me que, neste dia, temos uma ampla disseminação da verdade experimental. Esse livro muito lido que vejo sobre a mesa, e sua ampla extensão em todas as direções, quero dizer o "Padrão do Evangelho", traz consigo um grau de perigo, por causa de sua ampla difusão, pode suscitar uma variedade de professantes que têm toda a forma e pretensão da piedade experimental, mas nada sabem do poder interior, dos ensinamentos e das operações do Espírito sobre o coração. Assim, observei, nos últimos anos, o surgimento de pequenas causas da verdade experimental e a abertura de púlpitos em muitas partes. Acredito que, quando chegar em casa, ocuparei vinte e sete púlpitos dentro dessas treze semanas. E isto é perigoso para o povo de Deus, para que eles não sejam enredados pela ampla profissão da verdade experimental e o mero exterior da piedade vital, sem a possessão sentida pelo coração de conhecimento espiritual e gozo dele.
Não que eu esteja falando, Deus me livre, contra a extensão de obras experimentais; não que eu esteja falando, Deus me livre, contra a abertura de novos lugares onde a verdade é pregada. Não, eu me regozijo com isso, e diria com Moisés: "O Senhor Deus ... faça-os mil vezes mais do que são, e abençoe-os como prometeu" (Deu 1:11). Deus trabalha por esses meios. Mas, há um perigo que atende a eles, para que Satanás não entre por esta porta para enganar muitos para sua própria queda, e até mesmo enredar o povo de Deus em uma profissão além do que eles conhecem do poder vital e experimental.
Mas, qual é a "forma"? Uma forma é algo que chega muito perto, e contudo não é a coisa propriamente dita. É algo como o que os pintores chamam de "figura leiga"; que eles usam quando não têm um sujeito vivo para copiar. A figura leiga representa um homem com todos os membros, tendões e músculos; mas a vida, a respiração e o movimento estão faltando. Por exemplo:
1. Existe a forma de arrependimento. Uma pessoa pode professar ser muito pesarosa, e ter grande convicção do pecado, sentir culpa por causa de suas transgressões; e ainda não ter aquele poder vivificante do Espírito sobre a sua alma produzindo verdadeira contrição e verdadeiro arrependimento. Pode ser apenas o funcionamento da consciência natural, e não esse ensinamento peculiar de Deus, o Espírito no coração de um pecador, pelo qual ele é quebrantado em dor piedosa e profunda penitência de coração perante o Senhor.
2. Assim, com respeito à fé no Senhor Jesus Cristo. Há uma fé natural em Cristo, bem como uma fé espiritual. Um homem pode ter ouvido falar tanto de Jesus Cristo sob ministros que o exaltam muito, falar de sua Pessoa, proclamar seu sangue, e sobre sua justiça justificadora, que ela pensa que tem fé em Cristo, porque ouviu tanto sobre Ele; e ainda estar todo o tempo sem fé viva, genuína. Este dom especial e obra de Deus sobre a alma pode ainda estar faltando fatalmente.
3. Assim, no que diz respeito ao amor ao Senhor Jesus Cristo. Pode haver um amor natural por ele. Um homem pode ter ouvido e lido tanto de sua bondade aos pecadores, e tais descrições brilhantes da beleza de sua Pessoa, que ele pode ter se apaixonado por ele. Assim como muitos têm seus crucifixos e imagens de Cristo, e os adorando sentem o amor natural porque supõem que ele está representado neles; assim o homem pode ter ouvido tanto sobre o amor de Cristo, para que ele possa ter seus afetos carnais despertados, e confundi-los com o amor puro que é derramado no coração pelo Espírito Santo.
4. Portanto, podemos ter algo que nos atrai para o povo do Senhor. Podemos sentir que há uma amabilidade em relação a eles; podemos acreditar que eles são a família viva do Senhor, e desejamos ser como eles; para falar como falam; e isto podemos confundir por amor aos irmãos; enquanto todo o tempo o nosso coração pode estar completamente destituído daquele verdadeiro amor aos irmãos, o fruto e o efeito da obra do Espírito sobre a alma.
5. Assim, com relação ao dom da oração. Podemos parecer a nós mesmos, e àqueles que nos ouvem, tão simples, tão fervorosos, tão sérios, tão humildes, que certamente deve ser uma oração espiritual. E, no entanto, muitas vezes podemos confundir um mero dom natural com a graça especial de Deus, através da qual somos capazes de derramar nosso coração diante dele.
6. Portanto, podemos ser capazes, pelo que sentimos sob as convicções da consciência natural, de viver uma vida de separação do mundo, de vencer o pecado quando não for muito forte, de andar em conformidade com os mandamentos e as ordenanças de Deus; e ainda estar destituídos do poder vital dos ensinamentos e operações do Espírito, sem o qual todas essas coisas não passam de convulsões de um cadáver sob a ação de uma bateria elétrica. Como Herodes, um homem pode fazer muitas coisas, e ainda estar absolutamente desprovido do poder vital da piedade trazido ao coração pelo Espírito de Deus.
IV. O que é negar o Poder. "Bem", alguns podem dizer, "se for esse o caso, como posso saber que não estou completamente enganado?" "Se um homem pode ir tão perto, e ainda não ser um caráter real, que provas tenho eu", diz algum pobre tentado filho de Deus, "que eu não estou enganado?” Agora o que é dito dessas pessoas? Eles negam o poder. Você fez isso?
Mas, o que é "negar o poder?" O poder pode ser negado de várias maneiras.
1. É negado por alguns publicamente e abertamente. Há alguns pregadores que professam as doutrinas da verdade, que reduzem toda a experiência, e dizem: "não são senão sentimentos". Isso é negar o poder da piedade. Se não temos sentimentos, estou muito certo de que o Espírito de Deus não fez de nossos corpos seu templo. Se nunca tivemos uma meditação doce, uma fé viva, um amor divino, uma espiritualidade, e afeições celestiais, tenho certeza de que o Espírito de Deus nunca abençoou nossa alma. E ainda, se eu estiver sem sentimentos - um sentimento de tristeza pelo pecado, um sentimento de fé em relação a Jesus, um sentimento de amor pelo seu nome, um sentimento de amor para com os irmãos; se estamos sem esses sentimentos graciosos, estamos mortos como pedras sem qualquer possessão da vida de Deus. De modo que, reduzir a experiência e dizer, "não é nada além de uma parcela de sentimentos", isto é negar o "poder da piedade".
Vocês observarão que esses homens não negam a piedade; eles não ousam fazer isso; mas eles negam o poder dela no coração de um santo, sob a operação do Espírito. Cada zombaria e sarcasmo, cada discurso provocante lançado contra devoções e sentimentos apenas manifesta o que é o coração de um homem; ele está abrindo uma porta através da qual você pode olhar de fato para os segredos de seu peito, e lá vê a serpente enrolada e sibilando inimizade contra a verdade de Deus e contra seu povo vivo.
2. Outros o negam por sua vida e conversação. Se um homem anda nos desejos da carne; se ele se envolver em imundícia ou embriaguez; se ele é totalmente entregue ao poder do orgulho e da cobiça, nega o poder da piedade por suas ações, tanto quanto o anterior o nega por suas palavras.
Ambos negam o poder da piedade, um exteriormente em palavra, o outro em ação.
3. Outros, tendo mais respeito à consciência, não podem ir tão longe de inimizade externa; contudo eles também o negam internamente. Por exemplo, não há aqueles que secretamente pensam que não há necessidade absoluta de que a alma seja esvaziada e despojada e de ter uma revelação de Cristo; e que eles podem ser salvos sem tal experiência do amargo e do doce, das tristezas e das alegrias das quais o povo do Senhor fala? E esses pensamentos secretos não são muito fortalecidos e fomentados por aqueles ministros que professam pregar a Cristo como distintos e muito superiores à experiência? O que é mais comum do que uma linguagem como esta do púlpito - "Não posso suportar ouvir as pessoas falarem do seu cair e levantar, eles olham para si mesmos; por que não saem de si mesmos e olham para um Jesus precioso?”
Eu quero saber se isso não está negando interiormente o poder? Eles não ousam dizer que não existe tal coisa; mas falam de olhar para fora de si para Cristo, como se não houvesse experiência interior de Cristo, nenhuma visitação de sua presença e amor; e como se toda religião consistisse em um conhecimento seco e especulativo, sem um grão interior de vida e sentimento. Sua conversa de olhar para Cristo é muito plausível e sutil; mas seu objetivo real é negar o poder da piedade vital no coração de um santo.
(Nota do tradutor: Há muito disto ocorrendo em nossos dias, porque, como profetizado nas Escrituras são os dias difíceis sobre os quais o autor discorre. Então, é comum de ser visto por toda parte a pregação deste evangelho que aponta somente para a mística de se olhar para Cristo para se obter coisas e posições mundanas, e pouco ou nada daquela vida santificada que é mediante a prática da Palavra de Deus).
4. Mas, há outros que negam virtualmente e na verdade pela não-posse da piedade. Por exemplo, há muitos que dizem que aprovam, e que não há nada como a pregação experimental; eles se aglomeram e lotam uma capela para ouvir a experiência do povo de Deus; e ainda assim eles praticamente e na verdade negam o poder da piedade pela não-posse dela em seus corações. Eles têm se imbuído de tal conhecimento do plano de experiência de constantemente ouvir isso pregado, e eles estão tão certos de que é a verdade, que eles não ouvirão nada mais, e ainda assim o poder vital nunca chegou à sua consciência.
V. A exortação, "destes afasta-te." Mas, como nos afastamos deles? Nós nos afastamos deles quando não sentimos nenhuma união com eles. Pensei, às vezes, que poderíamos dividir a família vivificada de Deus em três classes. Há aqueles cuja religião é recomendada ao nosso julgamento; há aqueles cuja religião é recomendada à nossa consciência; e há aqueles cuja religião é recomendada ao nosso julgamento, consciência e afeições. Você não consentiu em conversar com pessoas que professam piedade e que há alguns cuja religião você recebe em seu julgamento? Vocês não ousam dizer que não têm temor de Deus - nem que o que eles lhes disseram sobre as transigências de Deus sobre sua alma não é genuíno. Mas, ainda o que dizem não entra muito em sua consciência.
Mais uma vez; há outros que falam dos negócios de Deus em sua alma tão claramente, tão distintamente e inegavelmente, que o que eles dizem é ao mesmo tempo recomendado à nossa consciência; mas ainda há algo faltando; não acende uma chama secreta de amor interior, nem se apodera de nossas afeições. E depois há outros cuja religião não é meramente recomendada ao nosso juízo e consciência, mas ao nosso próprio coração e alma. Estes imediatamente saltam em nossas afeições; nós os amamos, e nos unimos a eles, e sentimos uma união vital da alma com eles.
Agora, se conseguimos apoderar-nos das pessoas desta forma tríplice, ou em qualquer delas, não devemos nos "desviar" delas. Nenhum deles nega o poder da piedade. Se podemos recebê-los em nosso julgamento, não é tão bom como recebê-los em nossa consciência; e recebê-los em nossa consciência, não é tão bom como recebê-los em nossas afeições. Mas, se podemos levá-los ao nosso julgamento, não devemos "nos afastar deles”. Mas há aqueles que não podemos nem mesmo entrar em nosso julgamento; sua religião parece ser nada além de engano e ilusão. Não podemos observar a mão de Deus neles; não podemos ver quaisquer marcas distintas do Espírito sobre eles. Destes, somos chamados a "desviar-nos".
Mas, "nos desviamos" daqueles que negam o poder da piedade de várias maneiras.
1. Primeiro, "nos desviamos" deles em relação à conversa com eles. Se as pessoas nos falam sobre religião, e falamos em tom de aprovação para elas, enquanto há algo em nosso coração que não acredita que elas são vitalmente participantes da graça, nós somos apenas hipócritas; estamos sancionando o que sabemos em nossa consciência que não aprovamos. Se, por isso, qualquer pessoa falar com você sobre as coisas divinas, e você não pode recebê-lo em seu julgamento - se você deixar cair qualquer palavra que pareça sancionar a religião do homem, você está rebocando com argamassa não temperada. A palavra da verdade nos ordena "afasta-te"; isto é, não tenha tal conversa com ele; não lhe dê falsa esperança; não reforce suas expectativas vãs.
2. Em segundo lugar, o preceito implica que você deve "se afastar" de recebê-lo como um membro da igreja. Se um homem ou uma mulher vier diante de você e desejar ser recebido em sua igreja - e você não pode em sua consciência acreditar que a obra de Deus com toda a sua profissão é iniciada sobre ele, você deve "se afastar" de recebê-lo como membro.
3. Mas você também é ordenado a se "desviar" daqueles que negam o poder da piedade em relação à sua companhia. A menos que você esteja persuadido em seu julgamento, ou em sua consciência, ou em suas afeições, de que eles são pessoas vivas de Deus, você deve "afastar-se" deles para não andar com eles em aparente comunhão e união. Você não pode, de fato, como o apóstolo diz 1 Cor 5:10 sair completamente do mundo; nem desejamos ser de outra maneira do que corteses para com aqueles que se dirigem a nós em termos de civilidade e cortesia. Mas, é outra coisa endossar sua religião, e selá-la com nossa aprovação, por livre ou frequente associação com eles. Para mim, se eu disser uma palavra por meio da qual exprimo a união àqueles que não recebo no meu coração, sinto que estou dizendo a Deus e ao homem uma mentira deliberada, indo contra a convicção da minha consciência, e fazendo o que eu espero que Deus possa sempre me impedir de fazer.
Mas, então, por outro lado, cortesia, bondade e civilidade são devidas a todos. E se nos "afastamos" de qualquer um porque não somos capazes de tomá-los em nosso seio e não podemos, consistentemente com uma boa consciência, fomentar suas esperanças vãs e reforçar suas expectativas ilusórias, isto não é razão para que devamos tratá-los com desprezo. A palavra da verdade nos ordena a "honrar a todos os homens", e ao povo de Deus "a revestir-se de afeições de misericórdia, bondade, humildade de espírito, mansidão e paciência".
Agora, que testemunho temos nós que desejamos temer o nome de Deus, e que temos algo mais do que uma "forma de piedade"? Temos uma forma; isso é muito claro. Mas, temos algum testemunho vivo na nossa consciência de que temos algo mais do que a forma? Alguma vez sentimos o poder? Não temos testemunho de que somos possuidores de piedade, a menos que tenhamos sentido o seu poder.
Mas, há filhos de Deus, pode haver alguns aqui presentes este dia que estão agora, e têm estado por semanas, ou mesmo meses, sem o poder de sentimento; e talvez eles estejam escrevendo coisas amargas contra si mesmos, porque não estão sob os sentimentos vivos que antes desfrutavam. Mas, desde que você o sentiu uma vez, você negou sempre o poder, ou com toda sua escuridão, você o nega agora? Não é isso o sentimento de sua alma? "Como eu era como nos meses passados, como nos dias em que Deus me preservou, quando a sua vela brilhou sobre a minha cabeça, e quando pela sua luz eu andava pelas trevas" (Jó 29: 2,3). Não é esta a linguagem do seu coração? “Que o Senhor me abençoasse! Revivesse seu trabalho em meu coração, e me desse vida e poder, para me permitir acreditar em seu nome! Que ele visitasse minha alma com alguma descoberta de seu amor e me tirasse desse estado sombrio em que estou tão tristemente afundado!”
Estes são os sentimentos de uma alma viva. Mas, aqueles que têm apenas a "forma de piedade", negam todos esses exercícios. Eles não querem avivamentos; eles não estão procurando qualquer manifestação; eles nunca imploram ao Senhor para olhar para baixo sobre eles e abençoá-los; eles estão satisfeitos com uma religião externa; eles estão satisfeitos com a mera forma. Se eles podem enganar a si mesmos e uns aos outros, é suficiente. Mas, a alma vivente, que tem o temor do Deus vivo em seu coração, não está tão satisfeita; ele quer manifestações vivas da presença de Deus, comunicações doces da misericórdia de Deus e as abençoadoras operações do Espírito sobre o seu coração. Se não os tem, sente que nada tem.
Assim, enquanto este texto corta em mil pedaços aqueles que têm apenas a forma, não fere o pobre filho enlutado de Deus que está suspirando e chorando pelo poder. Cada suspiro, grito e gemido que ele tem por causa de seu estado sombrio e morto são as muitas evidências vivas desse poder. De onde surgiram seus suspiros? O que faz você chorar em sua cama? De onde brotam aqueles sopros em sua alma enquanto você se senta ao lado da lareira esperando pela presença do Senhor – para que ele fale à sua alma e se manifeste a você? Porque, eles brotam desta convicção profundamente forjada em seu coração, que nada, senão o poder de Deus pode alcançar sua alma.
Agora estas são as pessoas que devemos receber no nosso seio, aqueles que têm piedade, e aqueles que têm o poder da piedade. Mas, aqueles que o negam, seja em palavra, seja em ação; seja virtualmente por sua vida e conversa, ou interiormente e secretamente - dos tais nós devemos nos "desviar". Isso pode nos trazer um mau nome; isso pode nos carregar com ódio e opróbrio; isso muitas vezes pode ser muito prejudicial para os nossos sentimentos; mas nós, no final, colheremos o benefício disso, tendo o testemunho secreto de uma consciência honesta e os sorrisos de um Deus que a aprova.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
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