Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Civilização e Meio Ambiente
-
Sérgio Murilo Santos de Araújo

Resumo:
Trata do uso dos recursos naturais pela sociedade e da degradação desses recursos, além de abordar a necessidade de planejar o desenvolvimento - em bases sustentáveis.

Na história da humanidade não faltam exemplos de desenvolvimento, ascensão e queda de civilizações. O desenvolvimento dessas civilizações se deu pela capacidade de utilização de técnicas produtivas e de organização social. Mas, o uso de tecnologias também causou grandes problemas de degradação dos recursos, gerando consequentemente o declínio das civilizações.
Na Mesopotâmia há cerca de 5.000 anos, entre o Tigre e o Eufrates, desenvolveu-se a civilização Persa que dominou técnicas de irrigação e cultivo de alimentos. Sabe-se que a utilização mal planejada da água trouxe grandes problemas ambientais, como salinização e erosão dos solos. Hoje aquela região tornada árida está ocupada pelo Iraque, país que enfrenta grande crise - também por causa da invasão realizada pelos EUA.
Se tomarmos um exemplo mais recente como o mar de Aral, na Rússia, observaremos que lá não foi muito diferente. Naquele lugar se implantou um sistema de exploração agrícola com irrigação que utilizou as águas do Aral. Com o tempo grande parte do mar secou, pois se trata de um lago de regime fluvial, ou seja, abastecido por poucos rios, e o uso excessivo de irrigação trouxe não só a redução do recurso hídrico como também a degradação das terras irrigadas. Estes exemplos demonstram, de forma sumária, somente algumas das conseqüências do uso inadequado dos recursos naturais. No entanto, devemos enfatizar que o homem em sociedade não pode prescindir do uso dos recursos para sua sobrevivência.
A utilização dos recursos naturais é, antes de tudo, uma necessidade não só da espécie humana, mas também dos seres vivos. É fato que a nossa pegada ecológica, consumo dos recursos, nos ecossistemas é maior do que qualquer espécie e talvez maior do que todos os outros seres vivos juntos, pois nossa população já alcança cerca de 6,5 bilhões de pessoas. Não podemos negar que cada ser humano exige um consumo em recursos naturais que gera pressão sobre os ecossistemas e sobre o meio ambiente. Ao contrário das civilizações mais antigas, temos hoje uma civilização global, que está num ponto em que se pergunta qual o caminho a seguir diante da problemática ambiental?
Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, uso de combustíveis fósseis, erosão dos solos, desertificação, extinção das espécies... E cresce a lista de manchetes de jornais, que ora estão na primeira página ou em colunas dedicadas ao meio ambiente. Assim também está nas manchetes televisivas e nas rádios, de forma que a pauta diária desses meios de comunicação dedica boa parte de noticiários à questão ambiental.
Resta-nos sempre uma pergunta: o que temos feito para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida no planeta? Se cada um fizer sua parte talvez tenhamos um futuro para a humanidade, uma vez que esse futuro representará a perpetuação de nossa espécie, de nossas famílias (filhos, netos, bisnetos) e de gente que nem sequer teremos passado nossa carga genética, mas que, certamente, terão uma herança: um planeta chamado Terra – lugar da vida.


Biografia:
Professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Doutor em Ciências pela Unicamp (2004).
Número de vezes que este texto foi lido: 52816


Outros títulos do mesmo autor

Artigos FLORESTAS, BIODIVERSIDADE GLOBAL E PERIGO PLANETÁRIO Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos BIODIVERSIDADE E SOCIEDADE Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos O MEIO AMBIENTE E A “MÃO PESADA DO ESTADO” Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos JESUS: O MAIOR PEDAGOGO Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos Meio Ambiente, Ecologia e Controle de Espécies Exóticas Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos SUCESSO = PREPARAÇÃO + OPORTUNIDADE Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos Nordeste, crescimento e desenvolvimento econômico. Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos QUEIMADAS: UM MAL NECESSÁRIO? Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos A GEOMORFOLOGIA E SUA APLICAÇÃO Sérgio Murilo Santos de Araújo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 15.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57901 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56729 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54981 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54755 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última