Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Andar no Espírito
J. C. Philpot



Título original: Walking in the Spirit



Por J. C. Philpot (1802-1869)

Traduzido, Adaptado e
Editado por Silvio Dutra


Introdução

"...que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito." (Romanos 8: 4)
Esta descrição consiste em dois pontos, que terei que abrir.
Primeiro, que o santo de Deus não anda segundo a carne.
Em segundo lugar, que ele anda segundo o Espírito.

A. Andar Segundo a CARNE.
"Ele não caminha de acordo com a carne". Duas coisas aqui exigem nossa inquirição séria.
1. O que se entende por carne.
2. O que significa andar segundo a carne.
1. O que devemos entender pela expressão "A CARNE?" Esta palavra retoma toda aquela natureza caída, tanto no corpo como na alma, que herdamos de nosso primeiro pai. Não significa, portanto, apenas aquelas paixões grosseiras e sensuais, que são uma parte tão triste de nossa herança original, mas abrange todas as faculdades de corpo e mente que possuímos como filhos de Adão.
2. Caminhar segundo a carne, carrega consigo a ideia da carne que nos precede, como nosso líder, guia e exemplo, e o nosso seguimento próximo nos seus passos, de modo que onde quer que nos arraste, sempre nos movemos, A agulha segue o ímã. Caminhar, então, segundo a carne, é mover-se passo a passo, em obediência implícita aos comandos da carne, aos pendores da carne, às inclinações da carne e aos desejos da carne, qualquer que seja a forma que assumam, seja qual for vestuário que eles usem, qualquer que seja o nome que eles possam ter.
Vejam quão ampla é a significação destas palavras; como a colheita espessa, como a largura da varredura, quão afiada é a borda desta foice!
Pode algum dos filhos caídos de Adão escapar de ser tomado por esta rede?
Quem ficará a par deste camponês, e que não deva cair diante desta foice afiada?
Todos admitirão que aqueles que seguem os desejos da carne, e que estão abandonados aos pecados grosseiros de nossa natureza, não têm nenhuma marca manifesta de estar em Cristo Jesus.
O sentido moral comum dos homens, a voz da consciência natural, o veredicto sincero da sociedade em geral, proclamam, como a uma só voz, que o pecado e a religião não podem ser companheiros de jugo.
Mas, são os pecadores mais grosseiros e mais manifestos as únicas pessoas das quais se pode dizer que andam segundo a carne?
Nem que toda a religião humana, em todas as suas variadas formas, está sob a varredura desta espada devoradora? Sim; todo aquele que é enredado e conduzido por uma religião carnal, caminha tanto de acordo com a carne tanto quanto aqueles que são abandonados às suas indulgências mais grosseiras.
Triste é, mas não mais triste do que verdade, que a falsa religião matou seus milhares, se o pecado aberto matou seus dez milhares.
Isto, talvez, todos vocês concordariam aqui se eu me limitasse à parte inferior daquela religião comum que nem sequer se veste com um vestido do evangelho; que não aprendeu tanto com a voz de Jacó, mas usa as vestes e fala nos tons de Esaú.
Mas, o que você dirá, se eu lhe trouxer em um lugar mais elevado, e levá-lo sob o som do evangelho?
Há uma fé carnal, uma esperança carnal e um amor carnal entre os professantes de um credo, mas são de uma linguagem mais pura do que a dos religiosos comuns da época; e um homem que caminha atrás desta fé carnal e esperança e amor nos próprios pátios da casa do Senhor, está tanto andando segundo a carne como se ele vivesse e morresse com um bêbado.
Nossa Sião terrestre é invadida por uma confiança carnal que não passa de presunção; um conhecimento carnal que é apenas ignorância; e uma conversa de carne que é apenas jactância. Mas, andar segundo a carne, seja no sentido mais grosseiro ou mais refinado do termo, é o mesmo aos olhos de Deus.

B. Andar no ESPÍRITO.
Já mostrei que andar por uma coisa, na linguagem da Escritura, significa buscá-la com desejo e fazê-lo habitualmente. Assim, lemos sobre "os escarnecedores andando segundo suas concupiscências ímpias" (Judas 18), como uma marca dos ímpios, e um "andar segundo os mandamentos" do Senhor (2 João 6) como uma marca dos justos.
Caminhar, então, segundo o Espírito é andar com a direção e instrução do Espírito Santo.
A carne é a força motriz para aqueles que estão na carne; o Espírito é a influência motora para aqueles que estão em Cristo Jesus.
Mas, deixe-me abrir este ponto um pouco mais completamente.
1. Caminhar, então, segundo o Espírito é andar segundo um Cristo revelado - não um Cristo na letra, mas um Cristo no Espírito; não um Cristo na palavra somente, mas um Cristo no coração, formado lá, e sendo a esperança da glória. A obra do Espírito é revelar Cristo, glorificá-lo e torná-lo precioso para os corações crentes; e aplicar seu sangue à consciência, descobrir sua justiça e derramar seu amor. Caminhar, então, segundo o Espírito deve seguir as suas graciosas descobertas do Senhor Jesus ao coração, e operá-las por uma experiência viva de sua doçura e bem-aventurança.
2. Mas, ainda, o Espírito conduz a toda a verdade. Essa foi a promessa dada por Cristo aos seus discípulos:
"Mas, quando vier o Espírito da verdade, vos guiará a toda a verdade". (João 16:13).
É impossível para nós conhecermos a verdade de modo salvífico e experimental, a não ser que o Espírito abençoado nos guie, por assim dizer, para o seu próprio seio. Até então, sua beleza e bem-aventurança, sua influência libertadora e santificadora estão escondidas de nossa vista. Mas, se eu for guiado pelo Espírito em toda a verdade, se ele próprio condescender em conduzir-me na verdade como está em Jesus, e me capacitar a andar na verdade como ele me leva a ela, então eu posso andar segundo o Espírito.
3. Mas ainda, do Espírito é dito na Palavra da verdade como sendo um Intercessor, ensinando-nos como orar e para o que orar; e mais, ele mesmo é representado como "intercedendo por nós com gemidos que não podem ser proferidos". Se, então, eu oro no Espírito, ando segundo o Espírito, naquele caminho de oração e súplica em que ele tem prazer em me conduzir, Ele prometeu ajudar em minhas fraquezas; e, portanto, se eu achar minhas muitas fraquezas sendo ajudadas por sua graça e superadas por seu poder, também eu posso dizer que ando segundo o Espírito.
4. Mas, o Espírito é também o autor da fé, da esperança e do amor, pois estes são frutos e graças que brotam da sua obra sobre o coração. Se, então, eu acredito em Jesus com uma fé espiritual, se eu espero nele com uma esperança espiritual e o amo com um amor espiritual, ando segundo o Espírito; porque o Espírito move tanto a minha vontade como para fazer essas coisas; e como ele conduz eu sigo.
5. Mas, o Espírito é também um Espírito de contrição, de quebrantamento, de humildade, de tristeza divina pelo pecado e de confissão honesta dele. Se, então, sou sempre abençoado com humildade, arrependimento e piedade pelo pecado, eu ando segundo o Espírito.
6. Mas, o Espírito é também Consolador do povo de Deus, pois esse é o nome que o nosso bendito Senhor lhe deu. De modo que, se alguma vez consolar o seu coração com as suas consolações escolhidas, e você andar segundo o seu consolo, desejando beber nele e seguindo tudo o que pode promovê-lo, você segue os passos pelos quais o Consolador lhe conduz.
7. Mas, se andarmos segundo o Espírito, também teremos espírito espiritual, que é vida e paz; nossas afeições serão fixadas nas realidades celestiais onde Jesus se senta à destra de Deus; pois tudo isso é sua obra especial, e nada menos do que seu poder e influência pode produzi-lo. Se então somos favorecidos a qualquer momento com esta espiritualidade da mente e essas afeições celestiais, é uma prova de que estamos andando segundo o Espírito.
8. Mas, ainda, por meio da fraqueza da carne e do poder da tentação, muitas vezes caímos em um estado de frieza, escuridão, dureza e até mesmo desprezo miserável das coisas de Deus. Então, o Espírito tem que reviver as nossas inclinações, nos tirar deste miserável estado de carnalidade e morte, para nos levar à fonte, uma vez aberta para todo pecado e impureza no sangue do Cordeiro, renovar a nossa esperança, fortalecer a nossa fé, e isto nos transmite uma nova confiança. À medida que andamos na luz, vida e poder destes graciosos avivamentos, andamos segundo o Espírito.
9. Mas o Espírito traz também os filhos de Deus do mundo, os separa das suas seduções, prazeres e perseguições, chama seu coração para a união com o Filho de Deus, pisa a terra debaixo dos seus pés e dá-lhes a graça de mortificar o corpo inteiro do pecado e da morte. Como eles são então capacitados pelo seu poder para fazer estas coisas, eles andam segundo o Espírito.
Nesta caminhada segundo o Espírito reside muito, senão todo o poder da piedade. Nem realmente há qualquer felicidade ou conforto real sem isto. Pois, imediatamente que deixamos de seguir o Espírito, andamos segundo a carne, perdemos nossas evidências, não podemos mais ver nossos sinais, e todas as doces promessas do evangelho e nosso interesse nelas ficam ocultos.
Assim, descobrimos pela experiência da alma que, se andarmos segundo a carne, morreremos, não na verdade eternamente, mas em qualquer prazer das bênçãos celestiais; mas se pelo Espírito mortificarmos as obras do corpo, viveremos.
Agora, vejam a necessidade disso, como posso chamá-lo, de advertência graciosa, esta ressalva sagrada.
Um homem pode ser tão iludido pelo pecado e Satanás como para dizer, estou sem qualquer ordem divina, "eu estou em Cristo Jesus, não há condenação para mim."
Meu amigo, deixe-me colocá-lo sob a advertência do Espírito, deixe-me olhar para a sua caminhada, pois esse deve ser o teste dominante.
Como você está andando? Você anda segundo a carne? É a sua influência governante que o orienta e guia? Você está enterrado no mundo; você está afundado na cobiça; é o seu coração erguido pelo orgulho; você está fazendo, diariamente, as coisas que são contrárias à piedade? Meu amigo, a sua religião é vã, uma confiança vazia que pode provar sua eterna destruição. Você pode falar de estar em Cristo e ser um com Cristo; mas o seu caminho contradiz isso. Você ainda está na carne e, portanto, não pode agradar a Deus.
Ou tome até mesmo um santo de Deus enredado por um tempo num laço quase semelhante - mesmo ele pode ficar por um tempo tão cego e endurecido por um laço de Satanás como para dizer: "bem, embora eu escorregue e tropece, e me incline muito para os movimentos e influências da minha mente carnal, isto não diminui a minha confiança em Cristo. Uma vez em Cristo, sempre em Cristo, este é o meu lema." Oh, meu amigo, você tem uma confiança vã. Se sua consciência estivesse sensível, você veria que você estava em um terreno muito perigoso. O Senhor envia um flagelo de castigo para trazê-lo de volta, pois no momento você está tristemente fora do caminho. Você pode desprezar as dúvidas e medos daqueles a quem você chama de fracos; mas as próprias dúvidas e medos e receios dos santos de Deus são muitas vezes empregados como chicotes graciosos na mão de Deus, para trazer de volta os errantes ao caminho da verdade e da justiça; porque o Espírito Santo nos deu esta descrição de uma caminhada cristã, não apenas para confortar os santos de Deus, mas como uma marca para mostrar o caminho em que todos os verdadeiros crentes devem pisar para manter suas evidências vivas e aquecidas em seu peito.
Mas, o tempo me adverte a chegar ao fim. Bem-aventurados os que estão em Cristo Jesus, e ainda mais abençoados são aqueles que têm a doce confiança disso. Mas, dependamos disto, se quisermos desfrutar desta doce confiança, devemos andar segundo o Espírito.
Diretamente, podemos perder de vista as orientações e os ensinamentos daquele bendito Guia e Consolador, e entramos em nós mesmos e começamos a andar segundo a carne, perdemos nossa confiança, e nossa esperança afunda e nossa fé é tristemente destruída.
Vejam, pois, a misericórdia e a bênção de poderem andar segundo o Espírito, para que possam desfrutar da presença de Deus, ter claras as suas evidências de salvação e do seu andar bem-aventurado, e serem favorecidos com a santa certeza da qual o apóstolo João fala "Se nosso coração não nos condena, temos confiança em Deus" (I João 3:21). Mas eu acrescentarei uma palavra para aqueles que não têm essa confiança, e ainda têm uma fé viva no Filho de Deus. "Se o nosso coração nos condena, Deus é maior do que o nosso coração, e sabe todas as coisas".


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Artigos As Coisas Melhores que Acompanham a Salvação J. C. Philpot
Artigos Bálsamo de Gileade J. C. Philpot
Artigos Miséria do Homem e Misericórdia de Deus J. C. Philpot
Artigos A Provação pelo Fogo do Trabalho de cada Homem J. C. Philpot
Artigos O Poço e o Muro J. C. Philpot
Artigos A Unção do Santo J. C. Philpot
Artigos A Perda de Todas as Coisas por Causa de Cristo J. C. Philpot
Artigos A Palavra da Graça e Deus J. C. Philpot
Artigos Crucificado com Cristo J. C. Philpot
Artigos O Exercício e o Lucro da Piedade J. C. Philpot

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 40.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68968 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57889 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56707 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55783 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55022 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54902 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54828 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54798 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54707 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54698 Visitas

Páginas: Próxima Última