Alguém já disse que é melhor um governo imperfeito do que nenhum governo.
No que tange à Igreja pode ser dito que é melhor que se tenha um dogma imperfeito, com eventuais falhas, do que nenhum dogma.
A imperfeição decorre sempre da condição da própria humanidade representada nos teólogos e ministros que formulam o dogma, mas não é uma causa para tirar o valor de se ter o conjunto das verdades da Palavra de Deus que devem ser aceitas, ensinadas e praticadas sem qualquer disputa ou objeção, definidas na forma de dogma.
No afã de se libertar de dogmas formulados pela imaginação humana sem o respaldo das Escrituras, a cristandade atual, em grande parte, correu para o erro extremo de não respeitar ou seguir qualquer dogma relativo à fé que professamos como cristãos, e isto tem influenciado enormemente na qualidade da vida devocional moderna que pouco reflete o cumprimento dos mandamentos de Cristo.
Muito do sucesso da Igreja Primitiva, dos Reformadores, dos Puritanos, dos Pietistas, repousa sobretudo na definição bastante clara do dogma que deveria ser a norma de fé e de conduta do corpo de crentes, conforme extraído das Escrituras.
Esta liberdade que é proclamada aos quatro ventos, em que cada um segue a norma de seu próprio pensamento nos assuntos relacionados ao interesse da Igreja, é, portanto, falsa e nada tem a ver com aquela liberdade que é obtida pelo conhecimento e prática da verdade, conforme nosso Senhor Jesus Cristo a ela se referiu.
|
Biografia: Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro.
Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras.
Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones.
Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo.
Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Comentário dos livros do Velho Testamento
https://www.legadopuritano.com/
https://spurgeonepuritanos.net/
https://jenyffercarrandier.wixsite.com
|