Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LAGO sem MARGENS
Tânia Du Bois



     Os dias passam ao lado, como reflexos na água. A vida é espécie de retratação, onde possibilidades são postas em ordem no mundo das palavras. Por exemplo, a poesia quebra o discurso ao dar sentido à expectativa entre dois lagos: com margem e sem margem. É fator de continuidade, encontro mágico onde recolocamos o divino - a palavra e o humano – gesto; no rumo tomado há trocas que nos sensibilizam em sentido e significado. Encontro no livro Lago, Montanha, de Francisco Alvim, que “... vi sua vida fluir / como se tudo nele convergisse / para um lago do olhar - / um lago sem margens”.
     O poeta navega em busca da unidade quando escreve sobre o amor e o simboliza em chuvas, como lago sem margens. O leitor, ao vivenciar a realidade do autor, de alguma forma, aposta na poesia para se valer das “verdades” produzidas e não alcançadas. Não faltam lágrimas ou abraços nas palavras que conferem diferenças nos momentos de leitura, o que também abre as comportas e os cantos obscuros da nossa alma.
     O poeta chega de mansinho em nossa vida e desenha dentro da palavra o lago sem margens. Usa da artimanha das palavras para revelar a ideia que corre como água no desejo de querer, como n’O Código das Águas, de Lindolf Bell, “... Ah! Não fosse este rio chamado amor / de peso feito, medida e saudade infinita / Não teria o homem medida / de sua própria medida finita”.
     Lago sem margens é sonho que converte a palavra e seus significados em respostas ao espanto do pranto, da emoção em ver a correnteza das águas, como em Bruno Gaudêncio, “há uma margem de homem em cada rio, há uma margem de rio em cada homem”.
     Dias chuvosos deixam lembranças que ligam e separam as águas nos lagos sem margens; o homem em sua memória do existir na fragilidade faz dessa fonte a sua inspiração, onde a imaginação não tem limites. Entre o contexto e o texto no rio da vida o poeta vive no lago sem margens e carrega entre águas as brumas da existência. José Eduardo Degrazia retrata, “Lago // Lágrima de deus / no meio do mundo / perdida: pranto / no cristal da terra”.
     Na chuva escutamos o som da água regando o lago sem margens, navegado por escritores que embarcam nossos destinos através das águas; são transgressões literárias que nos permitem vivermos para deslizar na imaginação, como expressa Carmen Presotto, “... rios do amanhã / resenhas entre mãos / bailaremos / a um Cer(a)vante”, e Benedito C. Silva, “O rio tem mudado as pedras / Em seu percurso, / Levando-as adiante, / Visto que, na vida, é para a frente que se anda!”
     


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 59440


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62441 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61896 Visitas
PRA LÁ DE CAIPIRA - Orlando Batista dos Santos 61666 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61574 Visitas
LIBERDADE! - MARIA APARECIDA RUFINO 61538 Visitas
Humanizar o ser humano - jecer de souza brito 61027 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 60396 Visitas
Mulheres - Ana Maria de Souza Mello 60355 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 60284 Visitas
É TEMPO DE NATAL! - Saulo Piva Romero 60220 Visitas

Páginas: Próxima Última