Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Quando a informacao passa a ser desinformacao
Rejane Boeira

Você já parou para pensar quantas notícias, fatos novos, frases feitas, textos você tem acesso diariamente? É tanta, mas tanta informação lançada à internet a todo o momento que o processo informativo virou uma festa. Ou confusão geral.

Você já se deu conta que de repente tudo virou muito, quando se trata da veiculação da informação? Que a cada hora que você acessa seu Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp ou email você é inundado com centenas de novas informações?

E agora? Como processar tudo isso? Como verificar a veracidade de tanto fato novo exposto e pronto para consumir? Mas, a pergunta que não pode e não deve calar-se: você se dá ao trabalho de checar os fatos que lhe estão sendo empurrado goela abaixo?

Ficou tão fácil apertar os botões para “curtir”, “copiar” e “compartilhar” uma informação que está à sua frente. Ainda mais, se for escrita com aspecto de “oficial”, com palavras bonitinhas, letras garrafais e aspecto inquestionável de idoneidade. Ai não tem jeito mesmo. Deve ser real.

O excesso extrapolou tanto nas redes sociais que a informação passou a ser propriedade de quem a compartilha, sendo verdadeira ou não. Se está ali, só pode ser verdade, se copiada e colada na linha de tempo, então automaticamente assume o estatus irrefutável de verdade.

E ai é que mora o perigo. Quando finalmente a palavra escrita assume seu papel de verdade inquestionável e instala-se no inconsciente coletivo fica quase impossível desvencilhar-se do conceito pre-estabelecido e pre-formado. Ao invés de libertar, o excesso passa a bitolar, desviar e comprometer o processo informativo como um todo.

Com tanta coisa a processar, a polarização da informação criou um monstro gigantesco e grotesco, aonde ninguém vai querer abrir mão de sua tão arraigada opinião pré-formada. E, se a verdade está comigo, não é possível que a sua possa competir com a minha.

No salve-se quem puder, quanto maior for a notícia, mais fácil será a manipulação da verdade e, consequentemente a desconstrução dos fatos. Com o aval da grande mídia corporativa, o efeito cascata toma proporções gigantescas e quanto mais, melhor. Mais fácil para desinformar.





Biografia:
Jornalista/tradutora, que gosta de escrever sobre coisas que chamam a atencao, como vida e seus aspectos filosoficos, educacionais, emocionais e tudo o que diz respeito ao ser humano.
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Viver Rejane Boeira
Artigos Quando a informacao passa a ser desinformacao Rejane Boeira
Poesias Nem Colombina nem Pierro Rejane Boeira
Poesias A Casa Rejane Boeira
Contos O novo dia Rejane Boeira
Artigos Somos diferentes, e dai? Rejane Boeira
Crônicas O que você precisa para ser feliz? Rejane Boeira


Publicações de número 1 até 7 de um total de 7.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68999 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55079 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54786 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última