Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PT E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE PUDICA ( Rev 2)
Samuel Lisboa

O PT
E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE PUDICA

Assim como meu professor de história do segundo grau dizia que no século XV até uma criança de cinco anos sabia o caminho das Indias, podemos afirmar que hoje em dia até uma criança de cinco anos sabe que o objetivo das organizações de esquerda da década de setenta que corajosamente lutaram contra a ditadura era a implantação no país de um regime socialista marxista. Isto é um fato. Sei disso porque estive presente nestes movimentos no fim da década de 70 até os anos oitentas quando teve inicio o processo de globalização econômica, que foi chamado pela esquerda de vaga neo liberal, e a queda do muro de Berlim que oportunisticamente foi amplamente divulgado pela mídia ocidental. Mas o fato mais importante da época foi o fim do socialismo na União Soviética. Este golpe deixou parte da esquerda brasileira tão tonta e perdida, que era como se tivesse sido engolida por um tornado. Surgia então a idéia do socialismo tupiniquim. A velha celeuma dos movimentos socialistas onde algumas correntes queriam a consolidação do socialismo no Brasil e outras pregavam a exportação das idéias socialistas ao melhor estilo Che, passou a ser uma piada de mau gosto pois nem na União Soviética com todo aquele tamanho e formada por tantas nações, prosperara.
Com a chegada ao poder em 2002 o presidente Lula representava uma possibilidade real de mudanças. Mas mudanças para quem cara pálida? Segundo fontes petistas Lula não queria ser candidato novamente, mas como era a única alternativa para manter o partido unido, pela terceira vez as correntes do partido dos trabalhadores o conduziram a candidatura. Então Lula declarou: Eu vou, mas desta vez é pra vencer.
Esta frase pode parecer uma simples frase de efeito mas vindo de Lula com certeza teria desdobramentos muito mais sérios. Um dos primeiros caciques que Lula procurou pedindo apoio era o falecido Antonio Carlos Magalhães. Mas por que um líder sindical, porta voz dos trabalhadores e da esquerda brasileira foi procurar ícones da direita brasileira para tentar novamente se eleger? A resposta é muito simples. Além de suas promessas e como foi demonstrado no filme “Lula o filho do Brasil”, de socialista Lula nunca teve nada e hoje mais do que nunca sabemos disso. Simplesmente ele sempre foi usado pela esquerda como um instrumento para chegada ao poder porém, depois de chegar ao poder os partidos comunistas e socialistas saíram do PT causando estrago em suas bases. O estrago só não foi maior porque Lula e José Dirceu já tinham se alinhavado com os setores mais a direita como o PP o PR o PTB entre outros, para aprovarem projetos de cunho social democrata, assistencialista e desenvolvimentista o que diga-se de passagem, não tem nada a ver com socialismo.
Mas o presidente Lula lançou em seu primeiro mandato o programa social mais famoso do mundo premiado por diversas organizações mundiais como o maior programa distribuidor de renda de todos os tempos, o Bolsa Família. Além disso Lula incentivou o mercado interno e levou 30 milhões de pessoas para a classe média. A má notícia é que isso nunca foi prioridade para o País. A prioridade segundo o mais básico preceito socialista era de tirar as pessoas da mais absoluta miséria e fome. Ou seja, a mobilidade social da classe D para a classe C é com certeza menos importante do que alimentar pessoas que se encontram sem ter o que comer nas periferias das cidades e vivendo na rua ou seja, a classe E e F. Isto era o que pretendia o programa fome Zero que infelizmente não deu certo. Aproveito a oportunidade deste texto para convidar os grandes líderes políticos deste país para fazer um passeio comigo na periferia de São Paulo e do Rio de Janeiro. Vamos até parelheiros bairro de São Paulo. Lá nós vamos encontrar a Bia. A Bia tem oito filhos e mora em um quarto e cozinha. Todo mês ela vai a um posto de saúde para tentar fazer uma laqueadura mas não pode, sabe por que? Porque ela ainda não tem 30 anos. Vamos encontrar o meu primo Elizeu que mora na mais absoluta condição de miséria com seus dois filhos o Alan e a Aline. Sobre seu velho fogão uma frigideira vazia mas graças a Deus sua avó deu um saco de arroz para ele e sua mulher. Seus filhos não estão na escola por isso ele não tem direito ao bolsa Família, mas mesmo que tivesse direito a este benefício Elizeu necessita de um assessoramento de alguma assistente social pois como analfabeto Elizeu não sabe nem como ir atrás. E podem ter certeza ele não é o único.
Não quero que o leitor chore, apesar desta situação merecer, mas já está na hora das pessoas entenderem que este grupo que se encontra no poder está mais perdido do que cego em tiroteio. Não sabem em que pensar por isso, ficam inventando leis que ferem frontalmente valores democráticos como a liberdade de expressão e o direito constitucional de ir e vir, e que perseguem o cidadão comum e organizações. E são muitas. Leis de transito abusivas com multas totalmente inconstitucionais, Lei de Assédio moral, Homofobia, Racismo, Lei Maria da Penha, Lei de imprensa que só está engavetada porque o governo não tem maioria no congresso, e mais recentemente a lei do direito de resposta que mais uma vez coloca uma mordaça no cidadão. Algumas delas sob o pretexto de defenderem grupos acabam os excluíndo ainda mais pois a população se revela contra elas. A Lei da homofobia por exemplo que já foi enviada pelo governo ao congresso: Acho que o crime de lesão corporal tem que ter penas muito severas. Mas não posso evitar de me lembrar da década de 70 quando íamos de carro na Avenida Sena Madureira chingar os travestis: VAI SEU VIADO!!! FALA TONHÃO NÃO ESQUECE A CHUTEIRA QUE AMANHÃ TEM JOGO!!! O travesti levantava a saia e mostrava seu equipamento. Era nossa diversão de sábado a noite. Quer dizer que não vamos poder fazer mais isso? A lei do feminicídio não se trata de conquista alguma das mulheres pois os assassinatos a mulheres acontecem hoje e sempre vai acontecer de negras e brancas, nas periferias das grandes cidades. Um astronomo pensador disse: “ O universo não é tão grande quanto pensamos é muito maior do que podemos imaginar. Por que eu estou dizendo isso? Porque as periferias das grandes cidades brasileiras são muito maiores do que podemos imaginar e é lá que tudo acontece. Ontem hoje e sempre. E posso dizer com conhecimento de causa que este tipo de lei não chega até lá.
No caso do racismo que é uma lei e como foi aprovada pelo congresso deve ser respeitada, lembro-me daquele goleiro do santos que em um jogo no sul ao ser chamado de macaco pela arquibancada correu para o meio de campo pedindo ao árbrito que fizesse alguma coisa a respeito, pois a lei o amparava. Mas o que poderia fazer o árbitro? Mandar prender todo mundo que chamava o goleiro de macaco? Já pensou na confusão? A polícia prendendo mil pessoas. Fico imaginando a triagem das pessoas antes de serem presas: Você falou? Eu não. Então vai pra lá. Voce falou? Eu falei. Então vem pra cá. O sistema carcerário que já é tão deficitário com certeza não ia dar conta. Qual então foi a saída? Prenderam uma menina que no embalo da torcida apareceu em frente as câmeras em uma cena sórdida com direito a Close e slow motion chamado o goleiro de MA-CA-CO. Não sei qual foi o final desta história mas com certeza boa não foi. É claro que não estou defendendo atitudes racistas. É crime. Mas a mudança de comportamento passa por campanhas de conscientização, inclusão social dos negros, matérias específicas na educação básica, atividades no dia da consciência negra com participação maciça da população e muitas outras ações muito mais produtivas do que ficar prendendo pessoas ou criando leis. Atitudes racistas fazem parte dos EUA ao longo de toda sua história e apesar de tais atitudes já terem rendido processos milionários por difamação e diga-se de passagem deveria ocorrer o mesmo aqui no Brasil, o partido democrata está no poder há um bom tempo e nunca tentaram aprovar nenhuma lei neste sentido. Por que será? A resposta é que os EUA é a maior democracia do mundo. Na Espanha o cara que jogou a banana para o nosso jogador da seleção pelo que me consta está livre como um pássaro. Ah! Me lembrei é Espanha não é o Brasil. O repúdio ao racismo deve ser uma constante das pessoas esclarecidas e vão ajudar-nos a mudar esta cultura mas isto nunca vai ser mudado através de decreto.
Por que o governo petista não pune os bancos e as administradoras de cartão de crédito?   Seria uma atitude bem socialista e bem mais produtiva. Todo mundo iria agradecer, as mulheres os homossexuais, os negros os travestis até os kilombólas. Além logicamente dos dez por cento restantes da população. Acho sinceramente que o governo petista não sabe muito bem o que fazer. Se este for o socialismo tupiniquim logo logo as pessoas deverão andar de cabeça baixa na rua e assim finalmente chegaremos ao comunismo brasileiro onde ninguém abre a boca antes das dez da noite.




Biografia:
Escritor,formado em teatro no teatro Célia Helena, estudou no colégio Equipe em 1982. Trabalha como repórter free lance
Número de vezes que este texto foi lido: 61625


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O poder econômico e os dois viadutos Faraônicos Samuel Lisboa
Artigos Desemprego e Desabafo Samuel Lisboa
Artigos "LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM RISCO NO BRASIL" Samuel Lisboa
Artigos Um Ego de Faraó Samuel Lisboa
Artigos O Ataque é a Melhor Defesa?(atualização) Samuel Lisboa
Frases Olá amigos do escrita! Samuel Lisboa
Artigos As Manifestações serão o Termômetro do Impeachment Samuel Lisboa
Artigos A Última Flor do Lácio Samuel Lisboa
Artigos EXCELÊNCIAS CUIDADO!!! Samuel Lisboa
Artigos O CONGRESSO NACIONAL E OS PROFETAS DO APOCALYPSE Samuel Lisboa

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 22.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63157 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63103 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63018 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 62943 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62941 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62903 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62896 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62841 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62832 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62762 Visitas

Páginas: Próxima Última