Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Tornando-se Modelos de Fé
Calvino

Por João Calvino

“1Ts 2:1 Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera;
1Ts 2:2 mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.”

Paulo, agora, deixando de lado o testemunho de outras igrejas, ele lembra os tessalonicenses do que eles mesmos haviam experimentado, e explica com maiores detalhes de que modo ele, e do mesmo modo os dois outros companheiros seus, haviam se conduzido entre eles, porquanto isto era da maior importância para confirmar sua fé. Pois é com este intento que ele declara a sua integridade – para que os tessalonicenses pudessem perceber que haviam sido chamados à fé, não tanto por um homem mortal, quanto pelo próprio Deus. Portanto, ele diz que a sua entrada entre eles não havia sido vã, como a de pessoas ambiciosas que manifestam muita aparência, embora não tenham nada de sólido; pois ele emprega aqui a palavra vã em contraste com eficaz.
Ele prova isto por meio de dois argumentos. O primeiro, que ele tinha sofrido perseguição e ignomínia em Filipos; o segundo, que havia um grande conflito preparado em Tessalônica. Sabemos que as mentes dos homens são enfraquecidas – mais ainda, são totalmente abatidas – pela ignomínia e pelas perseguições. Portanto, era uma evidência da obra divina que Paulo, após ter se sujeitado a males de diversos tipos e à ignomínia, como que em um estado perfeitamente são, não mostrasse nenhuma hesitação em fazer uma investida sobre uma cidade grande e opulenta, com vista a submeter seus habitantes a Cristo. Nesta entrada, não se vê nada que caracterize uma vã ostentação. Na segunda seção, contempla-se o mesmo poder divino, pois ele não cumpre o seu dever com aplauso e favor, mas precisou manter pungente combate. Ao mesmo tempo, permaneceu firme e destemido, pelo que se mostra que ele foi sustentado pela mão de Deus; pois é isto que quer dizer quando afirma que tornou-se ousado. E, sem dúvida, se todas estas circunstâncias forem cuidadosamente consideradas, não se pode negar que Deus demonstrou ali magnificamente o seu poder. Quanto à história, ela se encontra nos capítulos dezesseis e dezessete dos Atos dos Apóstolos (Atos 16:12-17:15).

(Nota do Pr Silvio Dutra: Tomemos por assentado, que nesta dispensação da graça, que tem durado desde a morte e ressurreição de Jesus, que a nenhuma pessoa, e a nenhuma instituição tem sido dado por Deus, que em nome da religião, se faça acepção, ou injúria, maldição ou condenação de quem quer que seja, e muito menos que se use de violência seja ela moral ou física em nome de se defender a santidade e justiça de Deus. Ao contrário é ordenado aos que amam e conhecem a Deus em espírito, que amem a todos, inclusive a seus inimigos, e que perdoem e bendigam os que lhes amaldiçoam, injuriam ou perseguem.
Quando encontramos em comentários bíblicos o terrível destino que está reservado àqueles que se opuserem a Deus até o final de suas vidas, como vemos por exemplo não apenas nos comentários de Calvino, mas nos de todos aqueles que são fiéis à pregação e ensino da verdade revelada nas Escrituras, o que se tem em foco não é uma ameaça ou um aborrecimento declarado da parte de homens, senão um alerta misericordioso da parte do próprio Deus, que é quem o afirma, pela boca dos seus ministros o que há de suceder no dia do juízo final, de modo que pelo arrependimento, possam se converter e serem livrados da condenação.)

----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.

http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.

http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.

http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.

http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.    

http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52888


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Amor Fraternal Calvino
Artigos A Bíblia é a Palavra de Deus Calvino
Artigos Chamados para a Santificação Calvino
Artigos Crescendo no Amor Mútuo Calvino
Artigos Orando Muito Dia e Noite Calvino
Artigos O Sentido da Vida Calvino
Artigos Testemunho da Fé e do Amor Calvino
Artigos Ordenados para Vencer as Tribulações Calvino
Artigos O Cuidado Pastoral de Paulo Calvino
Artigos A Preocupação de Paulo com as Igrejas Calvino

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 215.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69079 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57977 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57630 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55903 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55222 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55198 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 55078 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54961 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54945 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54934 Visitas

Páginas: Próxima Última