Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Chamados para a Santificação
Calvino

Chamados para a Santificação e Não para a Imundíicia -Comentário de I Tessalonicenses 4.6,7
Por João Calvino

“6. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
7. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.”

“Ninguém oprima”. Aqui temos outra exortação, que flui, como uma torrente, da doutrina da santificação. “Deus”, diz Paulo, “tem em vista santificar-nos, para que ninguém prejudique a seu irmão”. Quanto à relação que Crisóstomo estabelece entre esta declaração e a precedente, e a explicação de “huperbainein kai pleonektein” como significando: “relinchando à mulher do seu próximo” (Jer 5:8), e desejando-a avidamente, é uma exposição forçada demais. Paulo, portanto, tendo exemplificado um caso de impureza com respeito à lascívia e paixão, ensina que esta também é uma área da santidade – que nos conduzamos reta e inocentemente para com o nosso próximo. O verbo anterior se refere a opressões violentas – onde o homem que tem mais força indulge a si mesmo para infligir injúria. O último inclui todos os desejos imoderados e injustos. Porém, como os homens, na sua maioria, são indulgentes com a paixão e a avareza, ele os faz lembrar do que havia ensinado antes – que Deus seria vingador de todas estas coisas. Contudo, devemos observar o que ele diz: solenemente testificamos; pois tal é a morosidade dos homens que, a menos que sejam golpeados até a medula, não são tocados por nenhuma apreensão do juízo de Deus.
“Porque não nos chamou Deus”. Isto parece ser do mesmo sentimento que o precedente “a vontade de Deus é a nossa santificação”. Contudo, há uma pequena diferença entre ambos. Após ter discursado quanto à correção dos vícios da carne, ele prova, a partir da finalidade do nosso chamado, que Deus deseja isto. Pois ele nos separa para si como sua possessão peculiar. Ainda, que Deus ao nos chamar à santidade, ele nos resgata, e nos chama de volta para sai, a partir da impureza. A partir disto, ele conclui que todos os que rejeitam esta doutrina rejeitam não os homens, mas a Deus, o Autor deste chamado, que é totalmente rejeitado tão logo este princípio quanto à novidade de vida seja subvertido. Ora, a razão pela qual ele se levanta tão veementemente é porque sempre existem pessoas libertinas que, embora destemidamente desprezem a Deus, tratam com ridículo todas as ameaças do seu juízo, e ao mesmo tempo têm em menosprezo todas as injunções quanto a uma vida santa e piedosa. Tais pessoas não devem ser ensinadas, mas devem ser golpeadas com duras repreensões, como pelo golpe de um martelo.

(Nota do Pr Silvio Dutra: Tomemos por assentado, que nesta dispensação da graça, que tem durado desde a morte e ressurreição de Jesus, que a nenhuma pessoa, e a nenhuma instituição tem sido dado por Deus, que em nome da religião, se faça acepção, ou injúria, maldição ou condenação de quem quer que seja, e muito menos que se use de violência seja ela moral ou física em nome de se defender a santidade e justiça de Deus. Ao contrário é ordenado aos que amam e conhecem a Deus em espírito, que amem a todos, inclusive a seus inimigos, e que perdoem e bendigam os que lhes amaldiçoam, injuriam ou perseguem.
Quando encontramos em comentários bíblicos o terrível destino que está reservado àqueles que se opuserem a Deus até o final de suas vidas, como vemos por exemplo não apenas nos comentários de Calvino, mas nos de todos aqueles que são fiéis à pregação e ensino da verdade revelada nas Escrituras, o que se tem em foco não é uma ameaça ou um aborrecimento declarado da parte de homens, senão um alerta misericordioso da parte do próprio Deus, que é quem o afirma, pela boca dos seus ministros o que há de suceder no dia do juízo final, de modo que pelo arrependimento, possam se converter e serem livrados da condenação.)

----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.

http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.

http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.

http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.

http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.    

http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52957


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Amor Fraternal Calvino
Artigos A Bíblia é a Palavra de Deus Calvino
Artigos Chamados para a Santificação Calvino
Artigos Crescendo no Amor Mútuo Calvino
Artigos Orando Muito Dia e Noite Calvino
Artigos O Sentido da Vida Calvino
Artigos Testemunho da Fé e do Amor Calvino
Artigos Ordenados para Vencer as Tribulações Calvino
Artigos O Cuidado Pastoral de Paulo Calvino
Artigos A Preocupação de Paulo com as Igrejas Calvino

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 215.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54928 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54718 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última