Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Cuidado Pastoral de Paulo
Calvino


Por João Calvino

“2 E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé;”
“3. Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados,”

“Nosso irmão”. Paulo designa a Timóteo esses sinais de recomendação, a fim de mostrar com a maior clareza o quanto estava inclinado a considerar o bem-estar deles; pois, se lhes houvesse enviado uma pessoa comum, isto não poderia ter lhes fornecido tanta assistência; e, porquanto Paulo teria feito isto sem inconveniência para si, ele não teria dado nenhuma prova distintiva do seu cuidado paternal por eles. Por outro lado, é algo notável que ele se prive de um irmão e cooperador, e alguém que, conforme declara em Fp 2:20, não encontrara igual – porquanto todos visavam à promoção dos seus próprios interesses. Ao mesmo tempo, ele assegura autoridade para a doutrina que eles haviam recebido de Timóteo, a fim de que permanecesse mais profundamente gravada na memória deles.
Contudo, é com um bom motivo que ele diz que havia enviado Timóteo com este objetivo – para que recebessem uma confirmação da sua fé através do seu exemplo. Eles poderiam ser intimidados por relatos desagradáveis quanto a perseguições; mas a constância destemida de Paulo era tanto mais adequada para animá-los, impedindo-os de recuarem. E, certamente, a comunhão que deveria subsistir entre os santos e membros de Cristo se estende até aqui – que a fé de um é a consolação de outros. Assim, quando os tessalonicenses ouviram que Paulo seguia com zelo infatigável, e pela força da fé superava todos os perigos e todas as dificuldades, e que a sua fé continuava vitoriosa em toda a parte contra Satanás e o mundo, isto lhes trouxe não pequena consolação. Ainda mais especialmente nós devemos, ou ao menos deveríamos, ser estimulados pelos exemplos daqueles por quem somos instruídos na fé, conforme é dito no final da Epístola aos Hebreus (Hb 13:7). Paulo, portanto, quer dizer que eles deveriam ser fortalecidos pelo seu exemplo, não recuando sob as aflições. Já que, de qualquer forma, eles poderiam ter ficado ofendidos, se Paulo tivesse nutrido um temor a fim de que nem todos recuassem sob perseguições (porquanto isto teria sido uma evidência de excessiva desconfiança), ele suaviza esta aspereza dizendo: para que ninguém, ou, para que nenhum (verso 3). Havia, contudo, um bom motivo para temer isto, uma vez que em toda a sociedade sempre existem pessoas fracas.

----------------------------------------------------------------------
http://www.verdadeevida.org/
Textos, áudios e vídeos sobre a interpretação da Bíblia e a vida cristã.

http://livrosbiblia.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Velho Testamento.

http://livrono.blogspot.com.br/
Textos sobre a interpretação dos livros do Novo Testamento.

http://retornoevangelho.blogspot.com.br/
Textos sobre a vida cristã.

http://poesiasdoevangelho.blogspot.com.br/
Textos em forma de poesia sobre a vida cristã.

http://rtnovideoevangelho.blogspot.com.br/
Vídeos sobre a interpretação da Bíblia, a vida cristã e louvores.    

http://aguardandovj.blogspot.com.br/
Textos e vídeos sobre o tempo do fim e a volta de Jesus.


Este texto é administrado por: Silvio Dutra
Número de vezes que este texto foi lido: 52903


Outros títulos do mesmo autor

Artigos O Amor Fraternal Calvino
Artigos A Bíblia é a Palavra de Deus Calvino
Artigos Chamados para a Santificação Calvino
Artigos Crescendo no Amor Mútuo Calvino
Artigos Orando Muito Dia e Noite Calvino
Artigos O Sentido da Vida Calvino
Artigos Testemunho da Fé e do Amor Calvino
Artigos Ordenados para Vencer as Tribulações Calvino
Artigos O Cuidado Pastoral de Paulo Calvino
Artigos A Preocupação de Paulo com as Igrejas Calvino

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 215.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68976 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56718 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55051 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54972 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54850 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54843 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54746 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última