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Esperando contra a Esperança
Calvino

Por João Calvino

“Abraão, na esperança, creu contra a esperança, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência.” (Rom 4.18)

Abraão, na esperança, creu contra a esperança. Se adotarmos esta tradução, o sentido será que, quando não havia razão alguma - de fato, quando toda a razão era contra ele -, todavia ele continuou crendo. Não há nada mais prejudicial à fé do que fechar os olhos do entendimento, de modo a buscarmos a substância de nossa esperança nas coisas que vemos. É possível também a leitura: "acima de toda esperança", o que talvez é mais apropriado, como se dissesse que, por meio de sua fé, Abraão excedera muitíssimo a qualquer concepção que pudesse ter ele imaginado. Se nossa fé não voar com asas celestiais, de modo a vermos para muito além de todas as sensações da carne, apodreceremos nos lamaçais deste mundo.

Paulo usa o termo esperança duas vezes na mesma sentença. No primeiro caso, significa a esperança que pode originar-se da natureza e da razão carnal; no segundo, refere-se à fé que é dom de Deus. O significado é o seguinte: quando se viu destituído de qualquer base para esperar, Abraão ainda assim ousou confiar na promessa de Deus. Ele considerou que o fato de o Senhor ter prometido era base suficiente para esperar, por incrível que o fato pudesse ser em si mesmo.

Segundo lhe fora dito. Preferi esta tradução a fim de referir ao tempo de Abraão. O que o apóstolo tinha em mente é que quando inúmeras tentações lhe vinham em direção com o fim de tirar-lhe a esperança e precipitá-lo em desespero e fracasso, Abraão volvia sua mente para a promessa que lhe fora dada por Deus: "Tua descendência será como as estrelas do céu e como a areia do mar." O apóstolo, deliberadamente, usou apenas parte da citação, a fim de estimular-nos a ler as Escrituras. Em todas as suas citações da Escritura, o apóstolo tomou escrupuloso cuidado de despertar-nos para que cultivemos o hábito de examiná-la com o maior cuidado.

Nota do Pr Silvio Dutra: A consideração feita por Calvino no último parágrafo é a que melhor se ajusta à interpretação autêntica do texto, uma vez que não cremos em Deus, sem que Ele não nos tenha dado antes um firme fundamento para crermos, e este se encontra na Sua Palavra e nas promessas que nos tem feito, e que se tornam realidade para nós, à medida que as esperamos e nelas cremos; de modo que fica patenteado que Aquele no qual temos crido é inteiramente fiel, e Sua Palavra é por conseguinte, completamente digna de aceitação. E foi nisto que o judaísmo, e presentemente o cristianismo se mostram totalmente diferentes de todas as demais religiões, porque se fundamentam no único e verdadeiro Deus vivo que se manifestou aos que nele creem por meio de promessas e revelação do Seu próprio caráter, através dos quais tem operado na nossa história.

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Este texto é administrado por: Silvio Dutra
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