Duas crianças foram mortas, hoje, no Norte. Segundo os relatos, a primeira foi esfaqueada e a segunda fora baleada. Os principais suspeitos do assassinato são José Gomes, popularmente conhecido como “O Cabeleira”, e seu cúmplice Teodósio.
A perícia confirmou que, inicialmente, Teodósio perdera certa quantia de dinheiro dentro de uma canoa, enquanto ele estava a desembarcar dela. Ao constatar esse fato, Teodósio explicou o ocorrido ao seu amigo José Gomes. Enquanto isso, a canoa estava a navegar ainda pelo rio, quando as duas crianças a avistaram e furtaram o capital que estava dentro dela.
Ao perceber isso, “Cabeleira” e Teodósio perseguiram-nas, a fim de recuperar o dinheiro perdido. Com isso, José Gomes atirou nas costas da primeira criança, que caiu cambaleando em seu próprio sangue. A segunda vítima, contudo, conseguiu prosseguir alguns poucos metros, quando avistou uma imensa árvore e escalou-a. “Cabeleira”, ao alcançar o menino e fitá-lo escalando a árvore, não hesitou em pegar sua arma e atirar na outra criança.
Manaus,26 de outubro de 1876.
|