Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UM TRAVESSÃO E A TEORIA DO CAOS
DIRCEU DETROZ

O mundo está repleto de teorias. Temos teorias para todos os gostos. Algumas são levadas a sério. Outras não passam de diversão no meio científico. A mais famosa das teorias conhecidas é a “Teoria da Relatividade”, de Albert Einstein.

É difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar dela. Também é difícil encontrar alguém que a entenda perfeitamente, ou que possa explicá-la. Fato é que a Teoria da Relatividade explica quase todas as leis do Universo.

Digo quase, porque no primeiro capítulo do livro “Cosmos”, Carl Sagan diz que “no máximo molhamos os tornozelos”, no conhecimento do Universo. Na vida da Raça Humana, ele ainda é um convidado totalmente desconhecido. Um enigma. Fica a dica de uma leitura apaixonante.

Outra das teorias é a “Teoria do Caos”. Podemos encaixá-la de novo em “quase” tudo. No filme “O Parque dos Dinossauros” de Steven Spielberg, o personagem Ian Malcolm, vivido por Jeff Goldblum, só é interessante por ser um teórico do caos. Para todos os acontecimentos ele encontra uma explicação “quase” lógica na Teoria do Caos.

Encontramos vários exemplos que tentam explicar a Teoria da Relatividade. O mais simples deles, é o de alguém que viajando por muito tempo na velocidade da luz, quando voltasse para casa, talvez, a Humanidade já estivesse extinta.

Humanidade que floresceu no planeta, depois que o choque com um asteroide extinguiu os dinossauros. Um Deus ou o caos?

E o choque da bola chutada pelo chileno no travessão? Como seria o dia seguinte do Brasil como país se a bola tivesse beijado a rede. O gol. A desclassificação. O fim do ufanismo travestido de patriotismo. O adeus à taça. Um Deus ou o caos?

O contraste das imagens. E se o choro dos “heróis” fosse o choro dos perdedores. O que William Bonner estaria tuitando com os perdedores durante o Jornal Nacional? Nossos “craques” antes endeusados seriam trancafiados no inferno sem direito a penitência?

Com Deus ou caos, o que fica claro é que estamos repetindo os mesmos erros. Estamos acreditando que é impossível perder. Que já ganhamos. E esquecendo-se que do outro lado existem adversários com os mesmos objetivos. Vencer a Copa do Mundo.

Estivemos a dez centímetros de criar novos “Barbosas”. Que passariam o restante da vida, amargurando o estigma de “culpados”. A pressão do hexa jogando em casa chegou ao limite do suportável. Onze jogadores carregando nas costas, o sentimento de uma nação. Ninguém pode errar. Como Jeff Goldblum, eu vejo o caos à espreita. A teoria.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 61643


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A LAGARTINHA E A ALIMENTAÇÃO - Andrea Gonçalves dos Santos 69375 Visitas
Agosto - Flora Fernweh 65831 Visitas
ARPOS - Abacre Restaurant Point of Sale 5 - Juliano 64725 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 64360 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 64133 Visitas
MUNDO COLORIDO - Simone Viçoza 64016 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63988 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63862 Visitas
Ganhei Na Loteria! - J. Miguel 63846 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63845 Visitas

Páginas: Próxima Última