Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
SILÊNCIO
Tânia Du Bois

          
     O silêncio é fonte de inspiração? Muitas vezes o comportamento tem formas impactantes que lembram a inspiração, como bem tratou Carlos Higgie, “... O silêncio é terapêutico. / O silêncio é um grito afogado. / É o afogamento do grito. / É a raiva sufocada. / A maldição do barulho... Tinha plena consciência de que as coisas estavam mudando, que o silêncio estava se perdendo, afogado por sons diversos, pelos gritos imperativos da realidade”.
     O gesto silencioso é o reconhecimento da nossa excelência, como suporte para manter vivo o sonho e imaginar o que sentimos quando separados pelo tempo, mas, juntos na paixão e no espírito para construir a história e, por influências, relacionar o interior com o exterior, tornando-os atrativo em determinados momentos, fazendo de nós o espaço onde o pensamento levita. Carlos Vogt mostra que “o silêncio é de moscas ausentes, / completo, geral, irrestrito, / por isso, de ouro, / quebrado apenas pelo atrito / com o silêncio do outro.”
     Não é de hoje que o silêncio é considerado instigante; sequência de momentos expressada de diversas formas pelas pessoas. Não falam para fazer jogo de cena ou porque estão preocupadas consigo mesmas ou construindo uma história, uma lembrança, como a trama envolvente e repleta de referências ao momento do acaso, nas palavras de Carmem Silvia Presotto “... Silêncio / que arquiteta o sonho...”.
     O silêncio ao arquitetar o sonho tem por objetivo treinar o olhar na medida do tempo, com novas ideias, e refletir sobre as novas experiências culturais, como os poemas de Paulo Leminski, ”no centro / o encontro / entre meu silêncio / e o estrondo.”; Armindo Trevisan, “Do silêncio nasce a palavra”; Lindolf Bell, “... tudo sobre a verde palavra / toda inteira / como um silêncio” e Antônio Rosa, “... tudo o que no silêncio nasce / e morre sem cessar. Talvez / renasça no poema.”      
     O silêncio é forma de sobrevida? Somos conhecidos por criar formas de sobrevivência e em nos tornar objeto na arte de viver, desvendando o silêncio através da escrita que, além de nos desnudar, seja nossa tradução literal; uma das tantas maneiras de viver, criar fatos, deixar parecer irreal o real e, talvez por isso, o silêncio se aproxime tanto do universo poético. Como demonstram os poetas Pedro Du Bois, “... procuro o barulho/ que alivie minha alma/ cessando o silêncio... // quero o vento trazendo/ ondas sonoras/ e o cantar dos pássaros...” e Lêdo Ivo “... Segredo e silêncio / são engano e vento.”



Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61657


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63488 Visitas
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63472 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63273 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63237 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63227 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63207 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63097 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63043 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62983 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62905 Visitas

Páginas: Próxima Última