Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MULHER e... os desafios
Tânia Du Bois


     “A vida é um fio/ Que se tece ou      rompe/ A cada desafio.” (Rosália Miltsztajn)
     
     Já pensou quantos desafios a mulher encara diariamente? Ela não para. Tem a vida atribulada e o seu dia a dia vai ficando barulhento. Muitas vezes falta tempo para si. Com frequência tenta frear tudo para dizer a si mesma: calma! Mas essa voz é sufocada pelos compromissos.
     Chegado o momento para pensar, como fazer para sobrar tempo e desfrutar o que há de melhor? Para fazer escolhas e sentir-se bem? Então, aparecem os desafios: como mudar o ponto de vista prático e ser mais romântica? Como buscar a segurança? Valorizar-se? Buscar ser destacada pela iniciativa e sensibilidade, tentando dar brilho à vida? Gostar da vida e ter interesses? Vivenciar as experiências e os acontecimentos? “No jardim de inverno as folhas fechadas / em frios estames fixados em corolas, / as folhas murcham invernos: / vejo tempos antecipados / na cadeira ao fundo /e nela a mulher absorta / em folhas fechadas: flores / de nomes diferentes; a restauração / submersa ao frio: a mulher / se refere ao tempo de abrir as janelas”. (Pedro Du Bois)
     O desafio maior é quando, nós mulheres, fechamos os olhos e voltamos no tempo lembrando como a mulher conseguiu viver dentro “daquela caixinha (vidinha)”. Ainda bem que, ao desafiar o tempo e os limites, crescemos e passamos a ter a exata dimensão dos prazeres da vida, como reflexo da nossa existência.
     Esses desafios podem ajudar a nos libertar de antigos padrões e tentar deslanchar para as renovações que, junto com a harmonia e ampliando a nossa força interior, também manteriam o otimismo e, assim, nos permitiriam “mimos” para alimentar o ego e viver cada dia com intensidade. ”Mulher, tu és a convergência de dois mundos. / Quando te olho a extensão do tempo se desdobra ante mim...” (Murilo Mendes)
     Quando nós mulheres, ao enfrentarmos os desafios, conseguimos ser várias sem perder a essência, podemos, ainda, enfrentar o que há de mais justo na vida: a liberdade. Hannah Arendt escreveu que “o que proponho é uma reconsideração da condição humana à luz de nossas mais novas experiências e nossos temores mais recentes”.
     Os desafios das mulheres são ter uma carreira, zelar pela família; ser mais que feminina, ser mãe atarefada e atarantada e, ainda, sentirem-se perfeitamente realizadas. Amar e ser amada são os principais e mais poderosos desafios; a maneira terna e emocionante de expressar carinho e compreensão. Mulher... Os desafios são o caminho para cada uma encontrar seu estilo de vida.      “Fim do banho / creme no corpo / fragrância / um estalo...// teu olhar na janela / a me fazer a mais bela //... mulher!” (Carmen Presotto)


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61639


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63355 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63332 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63175 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63118 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63112 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63092 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63009 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62991 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62880 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62876 Visitas

Páginas: Próxima Última