Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os 30 anos do Balão Mágico
Aldo Moraes


Aquele que já foi um gênero musical no Brasil, anda em falta com seu público há pelo menos duas décadas nas rádios e televisões: a música infantil!

Não se trata apenas de discos ou grupos dedicados ao público infantil, que ainda existem e persistem. Nossa produção cultural e musical é tão diversa e rica que há trabalhos de altíssima qualidade no mercado atual como Adriana Partinpim, Palavra Cantada e incursões ocasionais de reconhecidos autores como Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes e até livros infantis de Humberto Gessinger e Gabriel O Pensador.

E a música brasileira desde o início do século XX dedicou páginas ao universo infantil: é só lembrar de algumas canções juninas de Luiz Gonzaga; O Palhaço Carequinha, Vinícius de Moraes & Toquinho, Chico Buarque de Holanda e Dori Caymmi (a trilha do Sítio do Pica Pau Amarelo, em que boa parte é dele e seus arranjos geniais). O disco dos anos 50 e 60 trazia histórias infantis dramatizadas com trilha incidental de Radamés Gnatalli.

Mas houve um momento entre o final dos anos 60 e início dos anos 70 e que durou até o início dos anos 90, que com mais ou menor qualidade, notou-se uma espécie de movimento que integrava o rádio e a televisão. E havia muitos compositores, intérpretes e gente da televisão se dedicando ao mundo infantil. Isto deu forma a esta espécie de movimento e o cardápio era o mais variado possível: havia gente grande escrevendo para criança e havia criança comandando programas e grupos musicais.

Só para lembrar: na década de 70 a televisão mostrava o Sítio, a novela Meu pé de laranja lima, Vila Sésamo e Daniel Azulay, por exemplo. No rádio, se ouvia as canções dos musicais de Chico Buarque e Vinícius de Moraes & Toquinho. Em 1978, foi lançado "Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu & Julieta, um disco com história e canções para as crianças.

Nos anos 80, o diretor Augusto César Vanucci levou estes musicais em forma de especiais para a TV: A arca de Noé, Plunct Plact Zum, Casa de Brinquedos e Pirlimpimpim em canções escritas por nomes significativos da poesia e da música nacional, como Paulo Leminski, Guilherme Arantes, Raul Seixas, Moraes Moreira, Toquinho & Vinícius de Moraes.

Também nos anos 80, surgiu o programa infantil A Turma do Balão Mágico (Simony, Fofão e sua turma de amigos) que logo se revelou um fenômeno de audiência, com crianças falando para crianças de todo o Brasil. Ali foram lançadas canções (versões de Edgard Poças para canções infantis de outros países e depois canções escritas especialmente para o grupo) que até hoje povoam o imaginário popular nacional: É tão lindo!; Somos amigos; Superfantástico; Ursinho Pimpão...

Ali se revelaram: Simony e Jairzinho. Dali, a inspiração para outros grupos como Os donos da Terra e Trem da Alegria. Neste último, talvez a maior revelação musical saída do gênero: a excelente e sempre discreta cantora Patrícia Marx.

A Turma do Balão Mágico durou poucos anos e surgiu em 1982. Nos anos seguintes, a produção musical e televisiva ficou menos encantadora e mais pasteurizada. E depois, foi desaparecendo da grande mídia. Mas temos que aplaudir iniciativas como o Palavra Cantada e o Pequeno Cidadão, que trazem um enorme sopro de esperança aos ouvidos de filhos e pais.

O fato é que este marco popular chamado Balão Mágico foi há 30 anos!


Biografia:
Aldo Moraes nasceu em Londrina/PR. Músico e poeta, publicou em coletâneas nacionais, inclusive a Nau Literária(da Ed.Komedi) e venceu concursos de poesias em vários Estados Brasileiros. Publicou 7 livros pelo Clube de Autores. Como compositor erudito, é premiado na Suiça, Aústria e Brasil e tem peças no repertório da The New York Perfoming Arts. Coordena o Instituto Cultural Arte Brasil e o projeto musical Batuque na caixa. Foi Secretário Municipal de Cultura de Londrina.
Número de vezes que este texto foi lido: 59423


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Oscar Niemeyer Aldo Moraes
Artigos O Instituto Antônio Carlos Jobim Aldo Moraes
Artigos Trinta anos sem Clara Nunes Aldo Moraes
Artigos Os 30 anos do Balão Mágico Aldo Moraes
Artigos Cazuza 55 Aldo Moraes
Artigos O Músico Dominguinhos Aldo Moraes
Artigos Acronon Aldo Moraes
Poesias Para a Bahia II Aldo Moraes
Contos A Temperança Aldo Moraes
Poesias O Haver do Amor II Aldo Moraes

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 68.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59450 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59439 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59438 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59437 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59437 Visitas
"Àquele cuja fome espera" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
Um sonho! - Eliana Soraia de Castro Moreira Faria de Balzano 59436 Visitas
DECEPÇÃO - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59436 Visitas
CARETA - sigmar montemor 59436 Visitas
A Cidade - Luciano Machado Tomaz 59436 Visitas

Páginas: Próxima Última