Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
UMA SOCIEDADE SUFOCANTE
DIRCEU DETROZ

Não dá mais para fingir. Nem querer tapar o sol com a peneira. A explosão da violência e da criminalidade, nos grandes centros urbanos do Brasil é uma realidade. Que já começa a se refletir, nas cidades pequenas. O mais assustador é que a violência e o crime deixaram de ser exclusividade de marginais favelados.

Sem uma justiça, e punição que assuste pessoas pertencentes às classes média e alta estão cada vez mais aderindo ao crime. Aqui o mundo do crime parece ser sedutor e convidativo. Além de financeiramente lucrativo. E espelho para se entrar nesse mundo não faltam.

Quando saímos em busca dos culpados, geralmente os dedos são apontados para a desagregação da família brasileira. Isso é colocar o dedo em apenas uma parte da ferida. Essa desagregação está sendo imposta pela sociedade. É a nossa sociedade que vem sufocando as famílias numa linha sempre crescente.

Já não são os pais que educam os filhos. Atualmente a principal obrigação dos pais é trabalhar. De repente, se viram forçados a abdicar de educar seus filhos para colocar comida na mesa. Então quem está educando nossos filhos? Se sua resposta foi “a escola”, você errou.

Cansei de ver reportagens, em que bebês de quatro meses, vão para a creche porque as mães precisam trabalhar. Estamos deixando a educação dos nossos filhos nas mãos de pessoas totalmente estranhas. Ainda há aqueles que acreditam que as escolas deveriam educar. Embarcam numa grande utopia.

Bem que os professores tentam. Fazer milagres ninguém consegue. Sem que ninguém faça nada, brigas de alunos estão se transformando em hit na internet. Sem que ninguém faça nada, o traficante está cada vez, mais próximo do portão da escola. No fim, o que está sobrando para nossas crianças é entrar no esquema desde cedo.

O esquema que falo, é esse sufocamento da sociedade. Sem pais com tempo em casa, e sem educação nas escolas, sobram a TV, as ruas e a internet. Que desde muito cedo ensinam as nossas crianças a banalidade da violência. Entrar para esse mundo depois na juventude é um passo.

É esse o pior estágio. Quando os pais percebem que algo está saindo do controle é tarde demais. O jovem já está por conta própria. Os pais agora são pessoas obsoletas e caretas. Os primeiros passos rumo ao crime podem acontecer como uma espécie de fuga para o mundo da emoção. Nosso jovem é um alvo fácil para a desagregação da nossa sociedade. Ficará pior quando descobrirem o terrorismo.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68999 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55079 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54786 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última