Muitas vezes critiquei o rap por suas letras, associando-as ao incentivo do crime e da marginalidade. Esse tipo de pensamento é muito comum em nossa sociedade, pois acostumamos a condenar sem antes tentar compreender. É fato que as letras desse estilo musical são de certa forma chocantes aos nossos ouvidos, no entanto, elas apenas revelam a realidade pela qual o Brasil vive e, é claro, não é das melhores.
Essa minha condenação precoce ao rap, me fez repugná-lo e ignorá-lo por muito tempo. Mas percebi que o ignorando eu estava apenas satisfazendo o desejo da elite que era ocultar essa realidade cruel que apenas os de classe humilde e miserável podem presenciar. Ocultar o rap é esconder essa vergonhosa face da nossa nação, é subjugar-se a mundo completamente distinto, ou seja, é viver fora da realidade sendo apenas um objeto usual do poder.
Vivemos nos escondendo desse mundo pobre e vergonhoso tentando construir uma sociedade exemplar por cima da sujeira da miséria humana. É com esse intuito que nos negamos a aceitar essa realidade, escutando apenas o que a mídia nos manda escutar. Somos alienados por uma mídia corrupta que nos obriga a escutar musicas que só falam de amor, de balada e festanças, tampando nossos ouvidos das reais verdades.
Tentam esconder a vergonhosa realidade de um dos países mais desiguais do mundo nos dizendo que somos uma grande potencia econômica, mas enquanto houver uma forma de protestar de lutar por um país mais justo haverá homens prontos para guerra, afinal de contas, essa guerra nunca acabou. Talvez eu não use força para isso, mas um pouco de palavras...
|