É fundamental entendermos a importância da água para o nordeste semi-árido e a partir da conscientização buscar uma solução para esse grave problema. É necessário medidas de resolução, não medidas paliativas, mas sim soluções definitivas. É necessário agora.
O drama da seca ocorre periodicamente. Todos os anos vêem regiões inteiras do nordeste semi-árido sendo arrasadas pelas longas estiagens. A escassez de água e de alimentos obriga o homem nordestino a viver como nômade em procura de um lugar para sobreviver.
Atualmente o nordeste passa por uma de suas maiores secas. O que fazer? Buscar refúgio no Sul como sempre foi feito? Esse fato se deve a falta de recursos hídricos e a pouca mobilidade do governo quanto a esse problema. “Talvez” o Nordeste seja visto com olhos diferentes pela mídia e pelo governo, pois não se trata de uma solução, mas de um problema.
Enquanto todos os anos esse pobre recanto do Brasil é assolado pelas secas, obras como a transposição do rio São Francisco são esquecidas e jogadas fora como um plano bobo qualquer. E o mais indignante é que essas obras, que “supostamente deveriam combater a seca”, são na verdade idealizadas por uma minoria (grandes latifundiários, empresas, etc.) que almeja apenas seus objetivos, sendo totalmente excluída a parte mais necessitada da população.
É necessário um governo mais ativo e que realmente se importe com essa população, pois a grande verdade é que não há apenas escassez de água, há também uma forte seca de honestidade e uma enchente de corrupção!
|