Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Misericórdia Triunfa Sobre o Juízo – II Reis 7
Silvio Dutra

Nós vemos no capítulo anterior a este sétimo de II Reis, que estaremos comentando, que o rei de Israel se desesperou com a fome que havia em Samaria, por causa do cerco da cidade pelo sírios, a ponto de ter intentado decapitar o profeta Eliseu, mas, desistiu do seu intento quando chegou próximo ao profeta por ter entendido que se aquele mal vinha da parte de Deus, quão maior juízo não poderia esperar dEle, caso matasse o seu profeta, e assim, a desesperança que havia invadido o seu coração, a ponto de não conseguir esperar do Senhor, senão apenas o pior, ainda que nada fizesse contra Eliseu (6.33b), receberia a devida resposta da parte de Deus de que Ele é reto juiz, que julga o pecado do Seu povo, mas não é um Deus cruel e incompassivo, porque é cheio de misericórdia ainda que para com um mundo de incrédulos e pecadores, e faz com que no extremo do desespero dos homens, brilhe o sol da Sua bondade e misericórdia, porque foi a este rei desesperançado, que somente esperava o pior da Sua parte, que Eliseu disse que todo aquela grande fome seria eliminada dentro de apenas 24 horas, porque já no dia seguinte haveria tal abundância de alimentos para os israelitas, que à porta de Samaria, estaria sendo vendido farinha e cevada por uma bagatela.
Embora o rei de Israel tivesse ameaçado a vida de Eliseu, a bondade e a misericórdia de Deus passou por alto daquela iniquidade, e fez a ele esta promessa de uma grande bênção.
Este talvez seja o motivo de encontrarmos nos capítulos seguintes este rei sendo favorável para com o profeta, e para com aqueles que estimava, como foi o caso da mulher sunamita, quando voltou depois do grande período de sete anos de fome, que houve em Israel, porque quis se informar através da boca de Geazi, o moço de Eliseu, de todos os grandes feitos realizados pelo profeta.
Entretanto, nada disso, nem toda a bondade que o Senhor havia demonstrado a ele fez com que se arrependesse dos seus pecados, e o próprio povo de Israel continuou a pecar, porque se houve fome em Israel, e se a fertilidade da terra de Canaã, que manava leite e mel estava ficando estéril, pela falta de chuvas, e se a lavoura era devastada pelas doenças e pragas, isto era um sinal evidente de que o Senhor estava julgando os pecados do Seu povo e convocando-o ao arrependimento, como se infere de Lev 26.14-46.     
Se o rei de Israel tivesse o verdadeiro temor do Senhor, em vez de se enfurecer contra Eliseu, quando soube que uma mulher havia comido a carne do seu próprio filho, por meio de um acordo macabro que havia feito com uma outra israelita, de comerem o filho desta no dia seguinte, ele teria se arrependido com saco e cinza, porque era ele o maior culpado da ocorrência de todas estas coisas, que já haviam sido anunciadas pelo Senhor, desde os dias de Moisés, como uma das formas de juízo sobre o pecado dos israelitas (Lev 26.29), como decorrência da escassez que haveria em toda a terra de Israel (Lev 26.19-28), como sendo um dos sinais de que o povo estava quebrando a aliança que o Senhor havia feito com eles, e necessitava portanto, se arrepender dos seus pecados, e se converter dos seus maus caminhos.
Então esta provisão miraculosa que nós vemos neste capítulo, e que havia sido prometida por Deus através de Eliseu, não era em razão de nenhum arrependimento demonstrado pelo rei ou pelo povo, mas pela exclusiva misericórdia e bondade de Deus, em face das condições extremas de miséria a que havia chegado o Seu povo.
Quando Deus fez a promessa de trazer fartura aos israelitas, em menos de 24 horas, um capitão que acompanhava o rei de Israel disse que ainda que o Senhor fizesse janelas no céu isto não poderia acontecer (v. 2).
Ele havia feito uma declaração de que Deus é impotente para realizar impossíveis e pagaria o preço da sua incredulidade com a morte, porque o profeta lhe disse naquele mesmo momento, que então veria apenas o milagre, mas não se beneficiaria dele, porque não poderia comer da provisão que Deus daria ao seu povo.
O fato é que Deus já estava agindo quando Eliseu falava com o rei de Israel, e respondia à incredulidade do seu capitão, porque houve um estrondo de carros e cavalos vindo na direção do acampamento dos sírios, e estes fugiram em completo desespero, pensando que vinha sobre eles um grande exército de egípcios e heteus, alugado pelos israelitas (v. 6), e na pressa, deixaram para trás todas as suas provisões (v. 7).
A Providência fez com que o milagre fosse descoberto por quatro leprosos, que julgaram ser melhor morrer pela espada dos sírios do que de fome, ainda que tivessem contando com uma possível misericórdia dos sírios para com eles em razão de serem leprosos (v. 3 a 5; 8,9).
E eles encontraram o acampamento dos sírios abandonado, e se dispuseram a voltar e dar a notícia aos israelitas de Samaria (v. 10).
Tendo os porteiros da cidade recebido a notícia, eles a transmitiram à casa do rei (v. 11), mas o próprio rei não havia crido no milagre prometido por Deus através de Eliseu e julgou que aquilo era apenas um estratagema de guerra dos sírios, que deviam ter-se escondido para que os israelitas saíssem da cidade e assim fossem destruídos por eles (v. 12).
Mas um dos servos do rei deu-lhe o conselho que se mandasse pelo menos verificar com uma pequena força tarefa de cinco cavalos dos poucos que haviam restado à cidade, e que em dois carros fossem enviados mensageiros para verificarem o que havia ocorrido (v. 13, 14).
E tendo sido constatado que era verídico o relato que havia sido feito pelos leprosos, eles o anunciaram ao rei e o povo saqueou o acampamento dos sírios e a farinha e a cevada eram vendidas pelo baixo preço que havia sido dito por Deus através do profeta (v. 15, 16).
Aquele capitão incrédulo, foi colocado pelo rei à porta da cidade para controlar a saída e a entrada do povo, mas era tal a excitação da multidão, que ele, numa possível tentativa de conter a precipitação deles acabou sendo atropelado pelo povo e morreu, cumprindo-se assim o juízo que o Senhor havia trazido à sua incredulidade, e o desmerecimento que Ele deu não somente à Sua Palavra na boca de Eliseu, mas à Sua própria majestade divina (v. 17 a 20).
As palavras que aquele capitão havia proferido em forma de pergunta: “Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu poderia isso suceder?”, receberam uma resposta apropriada na promessa que o Senhor fez através do profeta Malaquias de prover de bens, que virão diretamente de um comando que parte do céu, e que portanto, vêm ao povo do Senhor através das janelas do céu, quando o Seu povo caminha fielmente com Ele, comprovando-o externamente, pela fé na confiança na Sua provisão, através da sua fidelidade na mordomia que lhe é devida.




“1 Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, por estas horas, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
2 porém o capitão em cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus e disse: Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poderia isso suceder? Disse Eliseu: Eis que o verás com os teus olhos, porém não comerás.
3 Ora, quatro homens leprosos estavam à entrada da porta; e disseram uns aos outros: Para que ficamos nós sentados aqui até morrermos?
4 Se dissermos: Entremos na cidade; há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamo-nos, pois, agora e passemos para o arraial dos sírios; se eles nos deixarem viver, viveremos; e se nos matarem, tão somente morreremos.
5 Levantaram-se, pois, ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; e, chegando eles à entrada do arraial, eis que não havia ali ninguém.
6 Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios um ruído de carros e de cavalos, como de um grande exército; de forma que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem sobre nós.
7 Pelo que se levantaram e fugiram, ao crepúsculo; deixaram as suas tendas, os seus cavalos e os seus jumentos, isto é, o arraial tal como estava, e fugiram para salvarem as suas vidas.
8 Chegando, pois, estes leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, comeram e beberam; e tomando dali prata, ouro e vestidos, foram e os esconderam; depois voltaram, entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa e a esconderam.
9 Então disseram uns aos outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nós nos calamos. Se esperarmos até a luz da manhã, algum castigo nos sobrevirá; vamos, pois, agora e o anunciemos à casa do rei.
10 Vieram, pois, bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só os cavalos e os jumentos atados, e as tendas como estavam.
11 Assim chamaram os porteiros, e estes o anunciaram dentro da casa do rei.
12 E o rei se levantou de noite, e disse a seus servos: Eu vos direi o que é que os sírios nos fizeram. Bem sabem eles que estamos esfaimados; pelo que saíram do arraial para se esconderem no campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então os tomaremos vivos, e entraremos na cidade.
13 Então um dos seus servos respondeu, dizendo: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos do resto que ficou aqui dentro (eis que eles estão como toda a multidão dos israelitas que ficaram aqui de resto, e que se vêm extenuando), e enviemo-los, e vejamos.
14 Tomaram pois dois carros com cavalos; e o rei os enviou com mensageiros após o exército dos sírios, dizendo-lhe: Ide, e vede.
15 E foram após ele até o Jordão; e eis que todo o caminho estava cheio de roupas e de objetos que os sírios, na sua precipitação, tinham lançado fora; e voltaram os mensageiros, e o anunciaram ao rei.
16 Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios. Assim houve uma medida de farinha por um siclo e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do Senhor.
17 O rei pusera à porta o capitão em cujo braço ele se apoiava; e o povo o atropelou na porta, de sorte que morreu, como falara o homem de Deus quando o rei descera a ter com ele.
18 Porque, quando o homem de Deus falara ao rei, dizendo: Amanhã, por estas horas, haverá duas medidas de cevada por um siclo, e uma medida de farinha por um siclo, à porta de Samaria,
19 aquele capitão respondera ao homem de Deus: Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu poderia isso suceder? e ele dissera: Eis que o verás com os teus olhos, porém não comerás.
20 E assim foi; pois o povo o atropelou à porta, e ele morreu.” (II Rs 7.1-20).


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68966 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57888 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55778 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55013 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54880 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54783 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54705 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54685 Visitas

Páginas: Próxima Última