Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Do preço e da dor
Isabel Cochlar

Resumo:
Advogada adverte sobre o aumento do bullyng no ambiente escolar

Tenho dois filhos lindos, maravilhosos, inteligentes e, como humanos, imperfeitos como eu. Ambos têm sonhos, vontades, birras, talentos, teimosias e qualidades. São mais filhos de seu tempo do que de mim mesma, ainda que eu incorpore essencialmente uma mistura de mãe judia e italiana com minha profissão de advogada.
Pago diariamente o preço do stress para criá-los, torná-los seres humanos íntegros e capazes de construírem um futuro para si. Alego artigos do Código Civil para fazê-los cooperar, do Código Penal para alertá-los sobre condutas. Mas há duas coisas que meus braços não alcançam: o fortuito e o mundo de criança/adolescente em que convivem. Sobre o fortuito não cabe palavra, apenas fé. Mas sobre o mundo infantil, escandaliza-me o que vem acontecendo cotidianamente.
Todos os dias me são reportados casos de bullyng, de maus tratos perpetrados por uma ou mais criança contra outra. De maldade e perversão que encabularia muito de nós, passados dos 35 anos. De uma violência cujo nível extrapola tudo o que se entende por civilização e evolução.
A observação desses fatos permitiu-me algumas conclusões. Na maioria dos casos, as crianças/jovens agressoras são desesperadamente órfãs de pais vivos, administradas por colaboradores domésticos, jogadas entre as casas de casais desfeitos ou de parentes. Com poder aquisitivo médio e alto, acostumadas a ser indenizadas materialmente pela desatenção dos pais, medem os outros pelo que têm de parafernália eletrônica.
Crianças ciumentas do passear de mãos dadas do colega de aula com a mãe ou com o pai, magoadas pela invisibilidade a qual são condenadas por quem lhes deveria dedicar amor. Esquecem, esses pais ausentes, que a dor que causam aos seus filhos tem, como consequência, a violência gerada por seus pimpolhos aos outros e que pode ser quantificada por meio de reparação moral. Pais distantes sempre se dizem surpresos quando condenados a indenizar o dano causado por seu rebento em razão de ofensas aos colegas. Acabam resolvendo monetariamente o problema.
Defendo, como profissional e mãe, que haja uma rigorosa alteração no texto legal, que vincule, obrigatoriamente, à indenização monetária o tratamento psicológico das crianças praticantes de bullyng, e de seus pais. Isso porque o "preço" que os pais pagam é incomparável à dor que seus filhinhos geram.

Isabel Cochlar, Advogada.
isabel@cochlar.com.br
www.cochlar.com.br/


Biografia:
Isabel Chiarello Cochlar, advogada, 44 anos, atua na área de direito civil, direito de família e Direito notarial e registral. É Diretora da Cochlar Advogados Associados, com atuação em Porto Alegre e Dois Irmãos/RS. Inscrita na OAB/RS sob o nº 71.415 Graduada pela PUC/RS em Direito, em 2007. Graduada em licenciatura e bacharelado em História, em 1990, pela PUC/RS. Pós-graduada em Criminologia pela Puc/RS em 1991 e em Administração de Empresas/marketing, pela UFRGS em 2000.
Número de vezes que este texto foi lido: 61636


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Guarda Compartilhada como direito do menor Isabel Cochlar
Artigos Conectar para existir e sonhar Isabel Cochlar
Artigos Invasores alheios são invisíveis Isabel Cochlar
Artigos ASSASSINAMOS NOSSOS FILHOS Isabel Cochlar
Artigos Do preço e da dor Isabel Cochlar
Artigos Novo paradigma da alteração de pensão alimentícia Isabel Cochlar
Artigos Separação é um negócio? Isabel Cochlar
Artigos Legislação entre o mundo físico e o virtual: Isabel Cochlar
Artigos Duplo encargo do abandono afetivo Isabel Cochlar
Artigos Prova virtual: do intangível ao material Isabel Cochlar

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 13.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63184 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63130 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63043 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 62962 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62943 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 62936 Visitas
Viver! - Machado de Assis 62929 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62858 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62836 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62774 Visitas

Páginas: Próxima Última