Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Conhecendo a Deus com o Profeta Miqueias - parte 5
Silvio Dutra

Miqueias 5

“1 Agora, ajunta-te em tropas, ó filha de tropas; pôr-se-á sítio contra nós; ferirão com a vara a face do juiz de Israel.
2 E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
3 Portanto, o SENHOR os entregará até ao tempo em que a que está em dores tiver dado à luz; então, o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.
4 Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra.
5 Este será a nossa paz. Quando a Assíria vier à nossa terra e quando passar sobre os nossos palácios, levantaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homens.
6 Estes consumirão a terra da Assíria à espada e a terra de Ninrode, dentro de suas próprias portas. Assim, nos livrará da Assíria, quando esta vier à nossa terra e pisar os nossos limites.
7 O restante de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho do SENHOR, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem depende dos filhos de homens.
8 O restante de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais das selvas, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, se passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.
9 A tua mão se exaltará sobre os teus adversários; e todos os teus inimigos serão eliminados.
10 E sucederá, naquele dia, diz o SENHOR, que eu eliminarei do meio de ti os teus cavalos e destruirei os teus carros de guerra;
11 destruirei as cidades da tua terra e deitarei abaixo todas as tuas fortalezas;
12 eliminarei as feitiçarias das tuas mãos, e não terás adivinhadores;
13 do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos;
14 eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos e destruirei as tuas cidades.
15 Com ira e furor, tomarei vingança sobre as nações que não me obedeceram.” (Miqueias 5.1-15)

Uma das marcas de um verdadeiro profeta de Deus é a que se vê na profecia de Miqueias, porque não tem uma palavra dirigida apenas à resolução de problemas presentes.
Um profeta verdadeiro, como Miqueias, recebe da parte do Senhor, uma visão global do Seu plano, e não vê apenas parte das coisas que estão acontecendo e das que sucederão; mas tudo vê, como peças de um grande conjunto que já está determinado por Deus debaixo do Seu controle, como coisas já cumpridas, apesar de terem seu cumprimento no tempo estabelecido por Ele.   
Veja que quando Miqueias está falando dos juízos que viriam sobre Israel e Judá, ele não estava preso à visão daquelas assolações, porque viu que tudo se encaminharia para um futuro glorioso de Israel sob o Messias.
Por isso, a profecia mistura tanto o sítio que viria sobre Israel nos dias do cativeiro (v. 1), quanto o local de nascimento do Messias (Belém), ao mesmo tempo em que afirma que não era um nascimento de existência no tempo como o dos demais homens, porque no seu caso, aquele que haveria de reinar eternamente sobre Israel, conforme tudo o que foi profetizado no capítulo anterior, não tem início de existência, conforme se afirma no verso 2.
Deste modo, havia um tempo para que Israel fosse entregue à dominação dos povos inimigos, para que fossem cumpridos os propósitos específicos de Deus em purificá-los, especialmente de suas idolatrias, conforme afirma na parte final deste capítulo.
Todavia, apesar de Israel ter sido espalhado pelas nações, vivendo como ovelhas errantes, sem pastor; eles teriam no Messias a esperança de serem apascentados na força e na majestade do Senhor seu Deus, para que habitassem em segurança perante Ele.
É no próprio Messias que se encontra a paz de Israel (v. 5), ou seja, do Seu povo.
Os que estiverem debaixo do reino do Messias já não terão mais que temer as ameaças de invasões de povos inimigos, assim como Israel havia temido no passado a Assíria, que por fim, os espalhou por várias partes do mundo.
Deus se levantaria contra todos os seus inimigos, quer dentro do Seu próprio povo, quer em todas as nações, porque com ira e furor tomaria vingança contra todos estes que não lhe obedeceram (v. 15).


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 59424


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
RECORDE ESTAS PALAVRAS... - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61658 Visitas
Fragmento-me - Condorcet Aranha 61604 Visitas
RODOVIA RÉGIS BITTENCOURT - BR 116 - Arnaldo Agria Huss 61491 Visitas
🔵 SP 470 — Edifício Itália - Rafael da Silva Claro 61068 Visitas
O Banquete - Anderson F. Morales 59987 Visitas
ABSTINENCIA POÉTICA - JANIA MARIA SOUZA DA SILVA 59981 Visitas
a historia de que me lembro - cristina 59971 Visitas
Meu desamor por mim mesmo - Alexandre Engel 59957 Visitas
Colunista social português assassinado por suposto namorado - Carlos Rogério Lima da Mota 59924 Visitas
O tempo todo tempo - André Francisco Gil 59879 Visitas

Páginas: Próxima Última