Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Testemunho do Cego de Nascença
Silvio Dutra

“8 Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
9 Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
10 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
12 Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
13 Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
14 E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
15 Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
16 Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
17 Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.
18 Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
19 E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
20 Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
21 Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
22 Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
23 Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai a ele mesmo.
24 Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
25 Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
26 E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
27 Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
28 Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
29 Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.
30 O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
31 Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
32 Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
34 Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
36 Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.” (João 9.8-38)

O problema básico com os escribas e fariseus foi e sempre será o mesmo que há com todos aqueles que são dirigidos pela carne e não pelo Espírito.
Mesmo líderes que tenham sido constituídos por Deus para dirigir o Seu povo, como era o caso dos sacerdotes e governantes de Israel, serão achados em forte oposição a Ele e à Sua vontade caso andem segundo os seus próprios interesses, sem se sujeitarem ao Senhor, para governar os seus corações, estando purificados pelo Seu poder e Palavra.
Assim, em vez de darem a destra de comunhão àqueles que se converterem a Deus, estes líderes carnais, que são dirigidos pela própria vontade, e não pelo Espírito do Senhor, os perseguirão e os odiarão como os fariseus fizeram com o cego de nascença que Jesus havia curado.      
Deste modo, confessar publicamente que Jesus era o Messias estava custando o preço da expulsão da sinagoga pelos judeus.
Isto equivalia ao ato de ser excomungado da igreja antiga.
O cego de nascença que foi curado por Jesus pagou este preço não para ser curado, porque já havia sido, mas para consagrar sua vida a Deus, porque estava decidido em praticar e defender a verdade e a justiça do evangelho.
Sabendo que ele havia sido expulso da sinagoga Jesus foi ao seu encontro e lhe perguntou se ele cria no Filho de Deus, e o cego pediu ao Senhor que lhe mostrasse quem era Ele para que nEle cresse.
Naquele momento Jesus se revelou ao cego dizendo que era Ele próprio, e certamente também operou nele de tal maneira que ele chegou a ter o reconhecimento espiritual desta verdade, e se converteu naquela mesma hora, tendo adorado ao Senhor confessando a sua fé nEle.
É importante observar que este homem havia defendido a verdade ainda mesmo antes da sua conversão.
Ele havia se posicionado em favor de Jesus, e toda vez que alguém faz isto com sinceridade de coração, o Senhor virá ao encontro desta pessoa; e, no momento oportuno se revelará a ela, de maneira que venha a ser salva por Ele, como fizera com o cego, depois de tê-lo curado de sua cegueira física.
Os pais do cego temeram ser expulsos da sinagoga e perderam a oportunidade de darem um testemunho de gratidão a Deus diante dos fariseus pelo que Jesus havia feito ao seu filho.
Temeram confessar Jesus diante dos homens para não serem banidos da religião de Israel.
O temor de perder a religião fez com que eles perdessem o céu.
Aqueles vizinhos, em vez de se alegrarem com o fato de verem perfeitamente são o que fora cego desde o seu nascimento, e darem graças e glórias a Deus, ao contrário, levaram-no à presença dos fariseus, por motivo de um falso zelo religioso e para protestarem fidelidade aos homens para agradarem-nos, porque a cura foi realizada num dia de sábado, e eles sabiam quanto os fariseus estavam odiando e intentando matar Jesus, porque havia declarado ser o Messias.
Além disso, estariam dando a eles mais um reforço no argumento deles de que Jesus estava quebrando a Lei de Moisés por realizar curas no dia de descanso.
Se aqueles homens fossem de Deus e estivessem no Espírito, teriam repudiado àqueles que tomassem a atitude que eles estavam tomando, por causa da grande falsidade, hipocrisia, e bajulação interesseira que havia naquilo tudo, debaixo do nome de se estar sendo zeloso das coisas de Deus.
O grande fato é que diante da evidência daquele grande milagre houve uma divisão de opiniões entre os próprios fariseus, porque enquanto um grupo sustentava que Jesus era pecador, porque quebrou o sábado, outros questionavam esta afirmação, porque segundo eles, como poderia um pecador fazer um milagre como aquele e todos os demais que Jesus vinha fazendo? (v. 16).
Eles teriam que expulsar o cego da sinagoga caso desse um parecer favorável a Jesus, e por isso lhe perguntaram o que ele julgava ser aquele que lhe havia curado, e o cego afirmou que era Profeta.
Mas seria ainda melhor, segundo eles, caso conseguissem comprovar que ele estava mentindo ao dizer que era cego e que foi curado, e assim mandaram chamar os seus pais, mas estes confirmaram apenas que era de fato cego de nascença, mas que nada sabiam quanto ao modo como havia sido curado, porque temiam serem expulsos da sinagoga, caso dissessem que havia sido Jesus.    
A grande verdade sobre a qual aquele que fora cego de nascença queria dar agora testemunho era o próprio Jesus e ele havia determinado ser Seu discípulo, e sustentou este testemunho quando foi duramente confrontado e ameaçado pelos fariseus; chegando mesmo a ironizá-los quando lhes perguntou se pretendiam também se fazer discípulos de Cristo, em face da insistência das perguntas deles quanto ao modo como o Senhor lhe havia curado.       
Quando os fariseus declararam serem apenas discípulos de Moisés e não de Cristo porque não sabiam de onde Ele era, o que fora cego deu o seguinte testemunho:
“30 O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
31 Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
32 Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.”.
É principalmente diante da oposição e perseguição que se deve dar testemunho corajoso da verdade, porque isto traz muita glória para Deus, e envergonhamos Satanás, que insiste fazer prevalecer a causa da mentira e do engano.
Cristo deve ser confessado em todas as circunstâncias, com amor, mansidão, paz e longanimidade em nossos corações.
Seu nome nunca deve ser negado, para a glória de Deus Pai.
É assim que testemunhamos que Deus é fiel e verdadeiro e que realmente enviou Seu Filho a este mundo para ser a luz dos homens.      
Se temos a comprovação diante dos nossos olhos da maravilha que Deus está operando em nosso meio, é nosso dever render-Lhe glórias de todo o nosso coração, e não nos deixarmos dominar por um coração endurecido, desconfiado, preconceituoso, tal como o dos fariseus, de maneira que cheguemos até ao ponto extremo mesmo de considerar uma obra verdadeira de Deus como sendo de procedência do Maligno.
Os fariseus se julgavam santos a um ponto tão elevado que se achavam no direito de julgar os próprios atos de Deus.
Tudo deveria estar conformado à visão estreita e preconceituosa deles.
Deus não poderia agir com liberdade e poder, porque deveria continuar sendo, ao modo de ver deles, apenas o Deus legal, que havia dado preceitos a Moisés para serem cumpridos pelos homens.
Quando não deixamos que Deus seja Deus, nós fazemos o papel de deus, e isto é algo extremamente perigoso.   
Jesus curou e ainda cura.
Somente Ele pode salvar pessoas da condenação eterna e torná-los filhos de Deus.
Jesus É Senhor e somente Ele deve ser adorado.
Somente ele é o dono das nossas almas.
Ninguém tem direito de domínio sobre a nossa fé senão somente Ele.    


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52974


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56725 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54750 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última