Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
LÁPIS: por Carmen e Clauder
Tânia Du Bois


“... Corro o lápis em torno / Da mão e me dou uma luva / E se faço chover /
Com dois riscos / Tenho um guarda-chuva...” (Toquinho)

     A literatura faz toda a diferença em nossas vidas, não importa se em verso ou prosa. Cada escritor cria um método de escrever com a visão individualizada, ao permitir que a pessoa leia de forma estimulante e supere os limites da imaginação.
     Abordo a questão da criação sobre o Lápis – onde os escritores Clauder Arcanjo com Lápis nas Veias e Carmen Presotto com O Lápis, expõem suas sensações e experiências, dão significados decorrentes de uma elaboração íntima do exercício da leitura e de transmissão para a escrita.
     A escolha do tema, é certo, limita o modo particular de descrever o conto. Ou seja, no momento que expressam conhecimento, encontro o ponto de escolha pessoal, que me reverte na ação do presente. Toda ação, para mim, significa a revelação do pensamento.
     Uma vez que o motivo escolhido é o mesmo pelos autores, a inspiração é diferente, o ponto de vista é diverso, porque a vivência serve de base para a criação, como O Lápis de Carmen Presotto, “... as correções dos textos românticos e desculpa-se pela repercussão negativa de seu suicídio. Não incentivará jovens e coloridos lápis a uma síndrome existencial. Eles que façam suas histórias. Solta um ai retorcido para cair de lado e salvar sua ponta... Sobrevivente, aguarda confiante uma faxina de sexta-feira que o remeta ao ninho. Imagina-se logo nas alturas, atrás de uma orelha ou traçando sonhos coloridos...” e o Lápis nas Veias, de Clauder Arcanjo, “Sentia um frêmito, espécie de rabisco a enovelar-se em sua carne, lampejo de linhas a entrar por entre seus músculos, tomando-lhe o sangue, invadindo-lhe a mente, uma teia de palavras...E escrevia um mar de letras, páginas e mais páginas, como um êxtase... Um vício que poderia fazê-lo imortal, pois tinha lápis nas veias e papel no colo...”
     Quando fixo minha leitura nesses contos, fico fascinada e encantada ao ver a diferença do ponto de vista no mundo da imaginação. A liberdade oferecida por Carmen e Arcanjo tem a intenção de tornar o encontro vivido pela mente de cada um, onde a liberdade é referência para a imaginação que busca o inesperado.
     Além de admirar seus contos, encontro arte e, desse modo, creio serem autores importantes como elementos determinantes na construção do pensamento.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 61636


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63375 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63356 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63193 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63135 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63134 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63113 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 63014 Visitas
A ELA - Machado de Assis 63011 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62894 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62883 Visitas

Páginas: Próxima Última