Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ALICE OU FLORBELA
DIRCEU DETROZ

Dias desses recebi um e-mail. Queriam saber em qual candidato votarei para prefeito. O e-mail teve o mesmo destino que 95% das bobagens que recebo. Primeiro a caixa de lixo eletrônico. Depois exclusão sumária e sem dó.

Hoje, sem mandar nenhum e-mail, eu vou perguntar. Se você hipoteticamente pudesse substituir a tua dualidade, esse “euzinho” escondido dentro de cada um de nós, quem você gostaria de ser? Alice ou Florbela? As duas são provas definitivas da existência dessa dualidade.

Calma, eu explico. Florbela Espanca era uma poetisa portuguesa. Alice é a mocinha quase imortal de “Resident Evil”. Quem já leu Florbela Espanca levante o dedo? Hum! Quem já viu Alice, ou melhor, Mila Jovovich? Ah! Agora sim, vejo muito mais dedinhos levantados.

Talvez, sem carregar essa dualidade, a realidade virtual não seria tão atrativa. Nem a mocinha Alice, e nem as poesias de Florbela existiriam. Só mesmo os labirintos do nosso eu interior são capazes de criar raridades como as duas. Com a diferença que Alice é virtual e fictícia. Florbela Espanca era real.

Descer ao nosso eu interior é uma aventura inigualável. Um passeio único. É preciso ter o cuidado de não pensar que se está num videogame. Nossos diabinhos já podem desacorrentar-se por consoles, teclados ou cliques. Chaves são coisas do passado. Basta um descuido, e tudo foge do nosso controle. Alice e Florbela são mestras nesses passeios.

Em “Resident Evil 5: Retribuição”, ou nos quatro anteriores, Alice é sempre uma incógnita. Criamos um vínculo com ela. Em 99% dos casos, esse vínculo é com a heroína. No entanto, Alice está mais para nosso subconsciente do que heroína. Nossos diabinhos se alimentam dos seus medos. Todos nós temos nossas “Umbrella Corporation”. Nossos “T-Vírus”. Enquanto “mata”, Alice está brigando com a Alice dentro dela. Nada diferente do nosso dia a dia.

Florbela Espanca, também conhecia seus diabinhos. Ao contrário de Alice, não matava meio mundo de brincadeira. Com sonetos e rimas, às vezes amargas, outras vezes doces, Florbela espremia e expulsava seus medos. Com certeza essa mulher temia que seus diabinhos engolissem sua alma. Almejava o céu, e tinha um pé no inferno. Nada diferente do nosso dia a dia.

No soneto “Minha Culpa” ela diz: “Sei lá! Sei lá! Eu sei lá bem/Quem eu sou?! Um fogo-fátuo, uma miragem.../Sou um reflexo... Um canto de paisagem/Ou apenas um cenário! Um vaivém...” Florbela se dizia “um verme que um dia quis ser astro”. E termina como um autêntico Ser Humano. “Sou mais um mal, sou mais um pecador..."




Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52862


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68892 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57830 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56642 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55697 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 54918 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54735 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54721 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54641 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54629 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54545 Visitas

Páginas: Próxima Última