Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A FRASE QUE NÃO VINGOU
DIRCEU DETROZ

Na semana passada morreu Neil Armstrong. O primeiro homem a pisar o solo de outro corpo celeste. Sem dúvida foi um grande feito tecnológico. Para os americanos morreu um herói. Herói seria quem conseguisse desvendar o que se passou pela cabeça de Neil Armstrong em todos esses anos de uma reclusão voluntária.

Uma das coisas que Neil sabia, era que a marca do seu pé continua lá. Na Lua. Um corpo sabidamente morto. Como ele está agora. Eu acho que ele tinha outra certeza. Que lhe doía muito vendo o que acontecia aqui na Terra. A conquista da Lua passou longe de ser um grande passo para a Humanidade.

Talvez, Neil Armstrong tivesse morrido mais feliz como qualquer um. Esquecido. Porém, sabendo que a sua frase vingou. Muitas vezes, ele deve ter percebido que o seu feito não serviu para que a Humanidade avançasse como raça. Que nesses últimos quarenta anos, entrou em regressão acelerada.

Estamos nos deixando levar pelo fascínio da tecnologia. E com a noção de que estamos avançando a passos largos. Maiores do que o dado por Neil Armstrong. Agora a mídia anda fascinada com o “Curiosity”. Nosso brinquedinho passeando em solo marciano. Nossa! Como em 1969, logo poderemos deixar a Terra e habitar outros planetas.

Eu tinha 12 anos quando Neil Armstrong pisou na Lua. Como muitos meninos da minha geração, brinquei de chegar lá. Depois fui aprendendo que a conquista da Lua foi apenas uma batalha da “Guerra Fria”, entre russos e americanos. O que estava em jogo naquele momento era supremacia e poder. Nada mais.

Existem centenas de exemplos para mostram que a frase de Neil Armstrong foi empolgação. Enquanto dois americanos bailavam na Lua, milhares de outros americanos eram estraçalhados no Vietnã. Quase meio século depois, homens, mulheres e crianças continuam sendo estraçalhados em guerras.

No mesmo dia da morte de Neil Armstrong, assisti a um filme protagonizado por Angelina Jolie. Totalmente despida dos poderes de “Lara Croft”, Jolie era uma representante da ONU, vendo os horrores dos campos de “heróis” esfomeados da Etiópia. Ficção? Ainda bem, porque a realidade deve ser muito pior.

Enquanto brincamos de carrinho remoto em Marte, aqui na Terra ainda se morre de diarreia. Sonhando com as estrelas, estamos emporcalhando o planeta. Uma fossa orbitando o sol. Marte não passa de outra grande utopia do homem. Deveríamos aprender a pensar como raça. E conviver com uma certeza. Nunca sairemos daqui para um lugar melhor. Só temos esse lar.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52890


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56717 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55049 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54964 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54845 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54841 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última