Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
RETRATOS DO BRASIL
DIRCEU DETROZ

O Enem divulgou que uma menina mereceu nota 1000 na redação de português. Como a mineira Camila Zuconi, não pode ganhar uma medalha de ouro, ela merecia pelo menos um comentário da presidente Dilma Rousseff. Que nesse momento, está mais interessada em comentar nossos minguados ouros em Londres.

Muitas pessoas, talvez, nem viram a notícia. Ela estava num cantinho na página da Globo. Que nesses dias, compreensivelmente anda recheada de notícias olímpicas. Os nossos campeões com ouro no peito. Menos do que se esperava. Os nossos fracassados cada vez, em maior número. As lágrimas. Poucas de alegrias. Muitas de tristezas.

Poderíamos dizer que o tema ajudou. É um tema atual, e que envolve a juventude no mundo virtual. As redes sociais começam a chamar a atenção dos estudiosos. Hoje, se você não for da turma do “Facebook”, você está por fora. O tema pode ter ajudado. O que não ajuda nem um pouco, é a própria Língua Portuguesa.

Li com entusiasmo os três parágrafos com a caligrafia da menina Camila. Que numa reportagem no “Primeira Edição”, deu ênfase à importância da leitura. Camila escreve bem. Tem uma caligrafia bonita. Ela também bonita. Espero sinceramente que sua beleza não atrapalhe. Sabemos que a mídia não vive de caligrafia bonita. Ou de nota 1000.

Depois li os comentários de quem leu a reportagem. Alguns poucos eram de felicitação. Em muitos a hipocrisia aflorava. Como sempre. Alguns devem ter usado até lupa, para encontrar erros de pontuação. Esses, com toda a certeza fariam melhor. E tomara que Camila seja aconselhada a esquecer da mídia.

É aqui que entra os retratos do Brasil. Já estou curioso para ver como vai acabar o enredo de outra menina bonita. Da qual anda desconhecemos a inteligência. Estou falando de Anne Margaride, 23 anos. Que teve seu bumbum admirado pelo ator global Cauã Reymond. Uau. Seria um flagrante mesmo?

No Extra Globo, já é possível admirar todos os atributos da moça em dezenas de fotos. De frente. De lado. Por trás. Parece ser uma moça modesta. Uma boa virtude. Ela não viu que Cauã estava olhando. Falava no celular com uma amiga. Uau de novo. Anne não foi um presente para a mídia. Ela ganhou a mídia de presente.

Agora podemos fazer algumas reflexões sobre o futuro das duas meninas. Como boa mineira, Camila nem precisará fazer muita força para ser esquecida. Talvez, nunca mais ouviremos falar numa tal Doutora Camila. De Anne, é bem possível que em breve veremos o que ela ainda não mostrou. Eu como não sou bobo, gosto muito de uma bunda. A minha preferência, que não é nacional, é pela inteligência.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52930


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54933 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54720 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última