Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Universo Paralelo
(ou o Reino Fantástico do Pirapití)
Geraldo de Lima

Conta-se que no interior do estado de São Paulo existe um abrigo/asilo/hospital (na verdade, ninguém sabe direito o que é) denominado Pirapití. Trata-se de um local, cuja finalidade ao certo, também não se sabe qual é... Entretanto, acredita-se que no passado, o tal abrigo/asilo/hospital teve um papel importante em tratamento específico de saúde.

Quando se passa pela portaria desse tal Pirapití, tem-se a sensação de se estar adentrando um mundo mágico, diferente de tudo o que já se viu. Um mundo tão estranho e inusitado que causaria perplexidade até mesmo ao mágico de Oz, juntamente com os demais habitantes fantasiosos de seus país.

Já se nota algo diferente na unidade, a começar da própria atitude dos porteiros. Qualquer um passa por ali, sem ser interpelado ou questionado acerca de aonde vai ou com quem desejaria falar. Sobre as ditas autoridades do lugar, não se encontra em ponto algum, alguém que possa com segurança, afirmar quem de fato manda em quem ou em quê.

As prioridades são estranhas e os valores, invertidos. Já no prédio que abriga a diretoria (?), nota-se seres curiosos, denominados pela classe científica como “mulheris ilusoris superioris”, cujo conceito pessoal distorcido, faz com que tais criaturas imaginem estar acima do bem e do mal. Sua alimentação constitui-se de futilidades e falsos elogios. Ocasionalmente, acrescentam à sua dieta, frutinhas selecionadas pela tribo Ra-Lé-Nutri-Xão, cujos nativos são severamente desprezados pela classe administrativa, liderada por essas mesmas “mulheris ilusoris superioris”.

Falando sobre a tribo Nutri-Xão, seus membros, apesar das difíceis condições de trabalho, ao menos se consolam com o fato de inspirarem o famoso filme Ratatouille, da Disney... Isso porque convivem com dezenas (quiçá, centenas!) de ratinhos, belos e fofos, que os ajudam arduamente a preparar todas as refeições que alimentam o complexo do Pirapití. É claro que as “mulheris ilusoris superioris”, enjoadas que são, abominam o esforço árduo dos humildes roedores, recorrendo constantemente ao disque-marmitex.

Muitos prédios do abrigo/asilo/hospital do Pirapití são tombados. Não por se tratarem de patrimônios históricos, mas por estarem caindo aos pedaços, mesmo. Em meio às ruínas pitorescas do local, encontram-se cobras e outros animais peçonhentos. O veneno dessas, entretanto, não põe tanto medo quanto o de outras víboras pernudas que por ali passam, diariamente.

O reino do Pirapití tem também alguns moradores interessantes. Um deles é o psicopata Girardo Berinaldo, cuja loucura o fez chegar ao ponto de colocar os próprios dejetos dentro de um pedaço de pão. Certamente, a confecção de tal sanduíche de questionável valor nutritivo, subentende que o sujeito anda também rasgando notas de cem reais, fora outros absurdos inimagináveis (ou não)... O pobre coitado, fazendo coro a outros habitantes locais, acredita piamente que é o rei da humanidade e que todos os que trabalham no universo paralelo, estão ali para servi-lo em todos os seus caprichos.

Como ocorre com outras nações conhecidas, o Pirapití é também um poço de impunidade. Dentro da instituição, por exemplo, há uma funcionária de codinome Patty Arma-Barraco, cuja crença maior é a de que é ela mesma a última bolacha de todos os pacotes. Dotada de uma anatomia avantajada, a figura impressiona logo de cara. Fala alto, cospe palavrões, ameaça e pratica “bullying”, sem medo de ser infeliz. Não teme e nem respeita a ninguém, enfrentando grosseiramente os de alto e baixo escalão. As “mulheris ilusoris superioris” tremem só de ouvir o seu nome, mas como é típico de sua natureza frívola, não se envergonham em falar mal dela – naturalmente pelas suas costas. Quanto à sra. Arma-Barraco, no entanto; a sujeita segue e prossegue do alto de sua arrogância, fazendo aquilo o que bem entende.

Diz a lenda que o velho Noel e o Coelhinho da Páscoa pensam com a seriedade que lhes é peculiar, em fixar residência definitiva no Pirapití. Conta-se que o projeto de ambos é tornar o universo paralelo uma unidade de referência na região. Tudo isso, graças, é claro, à competência de seus administradores e à inexistência de sequer um único grão de corrupção. Assim sendo, o universo paralelo do abrigo/asilo/hospital do infame Pirapití segue a passos lentos e largos rumo ao regresso, imitando para todos os efeitos, os mesmos passos com que caminha a ignóbil mediocridade...

“Qualquer semelhança com situações, pessoas ou instituições da vida real pode não ser mera coincidência...”


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 52820


Outros títulos do mesmo autor

Poesias Introspecção sobre o tempo Geraldo de Lima
Poesias Nada Geraldo de Lima
Poesias Vida Moderna Geraldo de Lima
Crônicas Malama Daela Geraldo de Lima
Crônicas O Universo Paralelo Geraldo de Lima
Poesias Não espero mais nada Geraldo de Lima
Poesias Todas as cores do Outono... Geraldo de Lima
Cartas Epitáfio Medíocre Geraldo de Lima
Crônicas Sentimento de culpa Geraldo de Lima
Poesias Peixe fora do aquário Geraldo de Lima

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55835 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55109 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55056 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54938 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54887 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54813 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54804 Visitas

Páginas: Próxima Última