Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
a LUA de Nuno Dempster
Tânia Du Bois

O poeta Nuno Dempster carrega a LUA no seu poema, onde mostra que dentro de você a vida se torna possível (mesmo sem esperança) e mesmo assim a luz (luar) pode invadir a janela d’alma.

“Tenho de repensar a minha vida, / disse-me e acrescentou: / ser-se feliz é não ter esperança”

A esperança é única. Aliada a um estilo de vida torna os desafios do presente em detalhes e faz acreditar, sempre, em cada descoberta.

“Lembrei-lhe o sol e o mar / que hoje vejo sozinho aqui na praia / e respondi que não há quem viva assim, / ainda que a esperança não exista.”

Nesse viver de encontros e desencontros as histórias são as mesmas, mas, o que muda é a maneira de contá-las e vivê-las.

“Mas vi-a olhar para o céu, / dizendo que a sorte é termos a Lua / -rege-nos as marés e o corpo -, / e que amava seu rosto claro, / um espelho de luz na noite / onde se olhava já sem sonhos.”

Pare e olhe no espelho, verá o reflexo d’alma, com altos e baixos, como alternativa e possibilidade de sentir a esperança.
A luminosidade traz a energia que não cabe em você. A luz do luar invade você que persegue as ideias com a intenção de fazer e se sentir melhor.

“Nem suspeitou ser isso a esperança, / a lua e os espelhos sem mais nada, / a música que ouvíramos e o mar além, atrás das dunas.”

Dempster, no seu poema a LUA, revela que encontra o respeito, os limites de si à procura do espaço para fazer o menos ser mais, o pensar ser o sonhar. E que hoje o realismo mágico é pano de fundo para acreditar em ser feliz, porque ao olhar para o céu verá a lua.

O poeta cria um lado consagrado e irreverente com o poema. Mostra a contribuição da imagem da Lua, que atua quando o envolvimento com a vida é considerado variante da esperança. Deixa o leitor, também espectador, sentindo a luz do luar refletir seus pensamentos.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 64197


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Papel de Rabiscar - José Ernesto Kappel 66510 Visitas
Ressignificar Quântico em Porto Alegre - Terezinha Tarcitano 66208 Visitas
Texto pelo fim do empate no futebol! - Vander Roberto 65560 Visitas
frase 870 - Anderson C. D. de Oliveira 65472 Visitas
Haikai AA-IV - Antonio Ayrton Pereira da Silva 65455 Visitas
Dia do vestibulando - Flora Fernweh 65323 Visitas
AA-XVI - Antonio Ayrton Pereira da Silva 65272 Visitas
Lamparina - P Corrêa 65268 Visitas
Entrevista com Retroavengers - Caliel Alves dos Santos 65174 Visitas
A menina e o desenho - 65148 Visitas

Páginas: Próxima Última