Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Em exposição: GLAUCO RODRIGUES
Tânia Du Bois


Dani Rossi já escreveu que ”Falar de arte, fazer arte, reconhecer a arte, já é uma grande arte”. E Glauco Rodrigues é arte – ele retrata em telas a imagem da vida e, através da sua arte, denuncia o estado crítico da marginalidade consentida, resgatado da mitologia urbana. Transporta para o amanhã o sentimento do povo brasileiro.
A arte está presente no nosso cotidiano e as cores, combinadas, se transformam em expressão artística, permitindo a leitura sobre as impressões do novo.

“Ver / para poder ouvir // formas carregadas de significados / falam linguagens complexas / exclamam simbolismo / gesticulam indagações...” (Eduardo Barbossa)

Nem todos conseguem captar uma obra de arte e perceber a sua mensagem, mas, a sintonia e o elo entre o olhar e o quadro alimenta a cumplicidade e nos leva a novos encontros.
A presença de produções artísticas refletem também o espírito da época, recriando vidas e misturando traços e cores, na revelação dos sentimentos pela beleza de seus gestos e ritmos, como na obra de Glauco Rodrigues.
Manfredo de Souza Neto, salienta: “Não creio que a arte possa mudar o mundo. Ela pode,quando muito, colaborar para mudar a cabeça dos indivíduos.”
O brasileiro tem memória curta. Mas essa memória curta não é tentativa de esquecer as obras de arte, mas o conjunto de desilusões e perdas que o levam à indiferença, assim como a vida trata alguns artistas plásticos.
Na nudez do rosto encontramos o conhecimento que reflete a proposta de pensar a arte: pelo jogo de luz e sombra. Nesse contexto, tomamos o lugar escuro, como forma de reavivar o lado claro das aparências que envolvem o ser humano.

“A obra de arte...// define o tempo / refulge como luz anunciada /
reflete a história / induzindo à reflexão do espírito / onde acaricia os olhos /
fazendo a mente trabalhar / seus significados...” (Pedro Du Bois)

Uma forma de cultura não destrói a outra, porque quanto mais o homem nela estiver incluído, mais aumenta as suas expectativas do viver. Às vezes é preciso que as pessoas se habituem às artes, para que a discussão sobre o novo seja feita e a reflexão possa ser lembrada como melhor medida: o estado da alma como personagem com memória.

“A arte é a magia que liberta a mentira de ser verdadeira” (Fernando Pessoa)

Ao apreciarmos uma exposição das obras de Glauco Rodrigues, por exemplo, vemos, além do domínio técnico e beleza, a certeza do objetivo alcançado através de grande processo criativo, sensível e emotivo. O resultado, ao valorizarmos uma obra de arte, é o que fica na memória; o essencial para a vida: ver aquilo que está sendo mostrado. Essa leitura é, talvez, uma das formas para libertar a mente.


Biografia:
Pedagoga. Articulista e cronista. Textos publicados em sites e blogs.Participante e colaboradora do Projeto Passo Fundo. Autora dos livros: Amantes nas Entrelinhas, O Exercício das Vozes, Autópsia do Invisível, Comércio de Ilusões, O Eco dos Objetos - cabides da memória , Arte em Movimento, Vidas Desamarradas, Entrelaços,Eles em Diferentes Dias e A Linguagem da Diferença.
Número de vezes que este texto foi lido: 52812


Outros títulos do mesmo autor

Artigos PAULO MONTEIRO reverso VERGÍLIO A. VIEIRA Tânia Du Bois
Artigos O BEIJO Tânia Du Bois
Artigos AMORES versus HORAS Tânia Du Bois
Artigos DIA DA MENTIRA (I) Tânia Du Bois
Artigos TRAÇOS INSTIGANTES: paisagens x imagens Tânia Du Bois
Artigos O reverso do momento Tânia Du Bois
Artigos CASSINO DA MAROCA Tânia Du Bois
Artigos FELIZES para SEMPRE Tânia Du Bois
Artigos AS APARÊNCIAS ENGANAM Tânia Du Bois
Artigos NADA? ESSE É O SEGREDO Tânia Du Bois

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 340.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68997 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55078 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55025 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54877 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54785 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54755 Visitas

Páginas: Próxima Última